sábado, julho 26, 2008

União religiosa em torno da Lei natural

Bento XVI deixou uma tarefa à Conferência Mundial para o Diálogo celebrada em Madri e convocada pela Liga do Mundo Islâmico: o melhor serviço dos crentes à paz é o diálogo baseado no amor e na verdade. Quem transmitiu aos presentes essa mensagem foi o cardeal Jean-Louis Tauran, presidente do Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso, que proferiu a intervenção de encerramento do encontro.

O evento celebrou-se de 16 a 18 de julho, com patrocínio do rei Abdallah, da Arábia Saudita, e contou com a presença do rei da Espanha, Juan Carlos, e representantes espirituais de praticamente todas as religiões.

Em sua intervenção, o purpurado francês transmitiu a saudação do Papa aos participantes e assegurou que o Santo Padre "considera que o diálogo entre os crentes, baseado no amor e na verdade, é a melhor maneira de contribuir para a harmonia, a felicidade e a paz dos povos da terra"...

"Sublinhamos as numerosas convicções que compartilhamos - seguiu dizendo: fé na unicidade de Deus autor da vida; responsabilidade para preservar a criação e os recursos da terra; o caráter sagrado da pessoa humana e de sua dignidade, assim como os direitos fundamentais que dela derivam; a preocupação comum por oferecer aos jovens princípios éticos e religiosos; a força do amor que todo crente possui; a centralidade da lei natural"...

Fonte: Zenit

NOTA: "Lei natural" é uma referência aos Dez Mandamentos (de acordo com a versão adulterada da Igreja Católica que apóia o descanso dominical). "A vasta diversidade de crenças nas igrejas protestantes é por muitos considerada como prova decisiva de que jamais se poderá fazer esforço algum para se conseguir uma uniformidade obrigatória. Há anos, porém, que nas igrejas protestantes se vem manifestando poderoso e crescente sentimento em favor de uma união baseada em pontos comuns de doutrinas. Para conseguir tal união, deve-se necessariamente evitar toda discussão de assuntos em que não estejam todos de acordo, independentemente de sua importância do ponto de vista bíblico" (O Grande Conflito, p. 444).

quarta-feira, julho 23, 2008

Lista antiterrorista dos EUA

O que têm em comum uma freira católica, um piloto de avião e Cat Stevens? Nada, a não ser pelo fato de estarem entre os mais de um milhão de nomes que fazem parte da lista de vigilância antiterrorista formulada pelas autoridades norte-americanas.

Esta lista, que supostamente contém os nomes dos terroristas ou pessoas suspeitas de estarem ligadas ao terrorismo, cresceu consideravelmente desde o 11 de setembro de 2001 e impede que pessoas que, a princípio, apresentam uma conduta correta embarquem em um avião, segundo a Associação norte-americana pelas Liberdades Civis (ACLU). Leia mais...

NOTA: Em breve nessa lista negra constará o nome de qualquer um que se manifeste contra as decisões do governo norte-americano... A questão da "segurança nacional" é mera fachada para os interesses da Nova Ordem Mundial.

terça-feira, julho 22, 2008

Teorias da Conspiração

Jim Morrison não morreu, Marilyn Monroe foi vítima de queima de arquivo, e Shakespeare mal sabia escrever. As fontes oficiais negaram espaço à propagação de versões como essas, mas elas acabaram encontrando lugar, décadas ou mesmo séculos depois, na web. A rede mundial virou um ambiente tão propício às teorias da conspiração que, recentemente, dois jornalistas americanos resolveram lançar nos EUA um guia de sites com essas "verdades alternativas".

"Web of Conspiracy" (rede de conspiração) faz uma seleção das melhores páginas para entender 21 teorias, das mais disseminadas, como as que vêem no 11 de Setembro uma armação do governo Bush, a outras que vão fundo no nonsense -caso do chamado Experimento Filadélfia, segundo o qual a marinha dos EUA teve êxito, durante a Segunda Guerra, em teletransportar um navio no tempo e no espaço. O dado curioso é que James F. Broderick e Darren W. Miller, os autores, resolveram se aventurar pelo duvidoso mundo da conspiração on-line justamente após concluírem, em 2007, um guia crítico de cem sites relevantes de notícias, "Consider the Source" (leve a fonte em consideração).

"Pesquisando para o outro livro, nós nos deparamos com sites realmente interessantes de teorias conspiratórias. Percebemos que muitas pessoas que têm credibilidade, como historiadores, cientistas e ex-militares, revelaram evidências sobre certos casos que fazem pensar nos detalhes que as histórias oficiais não explicam", afirma Miller, à Folha, por telefone, de Georgia, nos EUA.

Deixadas de lado "páginas criadas desordenadamente por garotos de 13 anos", os autores centraram esforços em teses defendidas por gente como Brenda James, co-autora de "The Truth Will Out: Unmasking the Real Shakespeare" (a verdade vem à tona: desmarcarando o verdadeiro Shakespeare, 2005), que criou um site para sustentar a idéia de que saíram da pena do escritor Henry Neville (1564-1615) todas as peças e os sonetos assinados pelo bardo inglês (1564-1616).

O livro lista dez endereços com outras opções de "verdadeiros autores" de obras como "Hamlet" e "Rei Lear". A teoria é uma das mais antigas cobertas no livro -os primeiros questionamentos em relação à autoria das obras de Shakespeare datam do século 18.

"Muitas evidências sugerem que ele não teria a habilidade, ou a educação, ou a familiaridade com o inglês aristocrático para escrever o que escreveu", diz Miller, admitindo ser esta uma das teses que o fizeram "repensar a versão oficial".
"Mas nossas conclusões não entram no livro", esclarece -embora, vez por outra, o guia deixe escapar crenças pós-mergulhos conspiratórios.

A internet ajudou a propagar idéias surgidas em décadas passadas, como a de que o suicídio de Marilyn Monroe (1926-62) foi forjado para que seu relacionamento com os irmãos John e Bob Kennedy não os prejudicasse politicamente, e a de que Jim Morrison (1943-71), vocalista do The Doors, foi assassinado ou que ainda esteja vivo -qualquer hipótese mais emocionante que um ataque cardíaco na banheira aos 27 anos.
Mas, para Miller, as "primeiras teorias da conspiração moderna" são as que envolvem o 11 de Setembro, justamente por terem sido as primeiras a tirar "vantagem imediata" da rede.

"No assassinato de JFK, por exemplo, ninguém teve a possibilidade de ir para casa depois do que aconteceu e começar a postar o que viu. No 11 de Setembro, as teorias e os vídeos se espalharam como fogo violento. Tudo foi imediato, e havia todo tipo de informação na internet, tanto acurada quanto especulações insanas." As insanidades fazem Miller destacar o perigo da net como terreno pródigo em versões extra-oficiais. "Mas, por outro lado, quanto mais informada, mais uma pessoa pode diferenciar o certo do errado", avalia.

Fonte: Folha de São Paulo, 22 de julho de 2008.

NOTA: O livro parece ter o mérito de separar o joio do trigo. Embora algumas teorias sejam absurdas e carentes de evidências sólidas, outras apresentam evidências que fazem pensar, como é o caso daquela apresentada neste blog...

sexta-feira, julho 18, 2008

Bento XVI enfatiza o ecumenismo na Austrália

O papa Bento 16 pediu a união de todas as religiões contra o terrorismo e pela resolução pacífica dos conflitos no mundo durante um discurso nesta sexta-feira em Sydney, na Austrália. A declaração foi feito em uma reunião com líderes de outras religiões, como a judaica, a hindu, islâmica e budista, como parte dos eventos que marcam o Dia Mundial da Juventude Católica.

Segundo o pontífice, "a fé em Deus é motivo de união e não de divisão ou ódio".

"Em um mundo ameaçado por formas de violência sinistras e indiscriminadas, a união das vozes dos povos religiosos encoraja as comunidades a resolver os conflitos por meios pacíficos e com respeito à dignidade humana", afirmou Bento 16.

O papa afirmou ainda que a Igreja Católica estaria preparada para aprender com as outras religiões.

"A Igreja busca por oportunidades para ouvir a experiência espiritual de outras religiões", disse.

Antes do encontro, Bento 16 se reuniu com líderes de outras denominações cristãs e pediu para que seus representantes lutassem pela união dentro da fé cristã.

"Acho que vocês concordam que o movimento ecumênico atingiu uma conjuntura crítica", disse o papa... [BBC Brasil]

NOTA: A Igreja Católica continua firme em seu propósito de reconquistar a supremacia política mundial e o pior de tudo é que as principais igrejas protestantes já venderam sua alma ao bispo de Roma, para desespero do mundo todo. Por trás dessa fala mansa do papa encontra-se o desejo de supremacia através da exaltação do descanso dominical...

quarta-feira, julho 16, 2008

Polícia perde os poderes especiais em visita do papa à Austrália

A Justiça australiana anulou nesta terça-feira, 15, os "poderes especiais" concedidos à Polícia durante a visita do papa Bento XVI, informaram fontes oficiais. Mas manteve a proibição de venda de camisetas com mensagens contra a religião católica.

O tribunal do estado de Nova Gales do Sul aceitou o recurso apresentado pela Coalizão NoAlPapa, que convocou uma manifestação para protestar contra as posturas da Igreja Católica diante do homossexualismo, do aborto, da aids e dos métodos anticoncepcionais.

Segundo a Justiça, as medidas de exceção estipuladas pelas autoridades são inconstitucionais, entre elas as multas de até US$ 1 mil por "incomodar" um peregrino durante a Jornada Mundial da Juventude, e de US$ 5.300 para pessoas que exibissem mensagens contra o catolicismo.

No entanto, a Justiça manteve a proibição de vender camisetas com mensagens contra o pontífice ou a religião católica.

Fonte: Estadão

NOTA: Embora desaprove a prática homossexual e o aborto, é bom ver que a justiça australiana não perdeu de tudo sua noção do direito e anulou os poderes especiais concedidos à polícia para impedir qualquer manifestação contrária ao poder papal. A liberdade de expressão não pode ser limitada por qualquer razão, mesmo que seja de ordem religiosa.

segunda-feira, julho 14, 2008

Crise imobiliária americana causa falência de mais um banco

O Banco IndyMac teve sua falência decretada na última sexta-feira (11) pelo governo dos Estados Unidos. A decisão foi tomada depois que milhares de correntistas sacaram mais de US$ 1 bilhão dos cofres da instituição. O IndyMac, que tem sede na Califórnia, é o nono no ranking de financiamento imobiliário nos Estados Unidos. O governo promete reabrir as agências na próxima segunda-feira (14).

Essa é a maior instituição financeira norte-americana que faliu desde o início da crise das hipotecas nos Estados Unidos. A maior preocupação recai agora sobre os gigantes do setor de financiamento imobiliário, o FannieMae e o Freddie Mac, que detêm, juntos, cerca de US$ 5 trilhões em hipotecas. A falência de uma dessas instituições geraria uma crise sem precedentes na história daquele País.

O medo que isso aconteça já apresentou reflexos em Wall Street nessa semana e o presidente George Bush foi obrigado a anunciar planos para garantir os depósitos das duas instituições, podendo até intervir na sua gestão.

Fonte: Portal G1

NOTA: "Quando o Estado usar seu poder para impor os decretos e amparar as instituições da Igreja - então a América Protestante terá formado uma imagem do papado e haverá uma apostasia nacional que só terminará em ruína nacional". Eventos Finais, p. 134. Embora a ruína nacional dos EUA vá ocorrer somente depois do decreto dominical, percebe-se que uma crise financeira de grande magnitude esteja às portas e que afetará todo o mundo.

quinta-feira, julho 10, 2008

Senado americano aprova escutas telefônicas

O Senado dos Estados Unidos aprovou nesta quarta-feira, 9, uma lei que moderniza uma norma de espionagem e concede imunidade às empresas de telecomunicações que colaboram com o governo na tentativa de identificar suspeitos de terrorismo através de escutas telefônicas. A medida, aprovada com 69 votos a favor e 28 contra, passa agora ao Salão Oval e o presidente americano, George W. Bush, deve promulgá-la nos próximos dias.

Em entrevista no Jardim da Casa Branca, o presidente americano afirmou que, com a aprovação da medida, "agora é mais fácil proteger os cidadãos americanos". "Assinarei em breve a lei", antecipou Bush, que acabou de voltar da cúpula do G8 (sete nações mais ricas do mundo e a Rússia) no Japão.

Ele ressaltou que, com esta lei, "é possível saber o que dizem (os terroristas) e o que estão planejando". Entre outros elementos, a iniciativa autoriza escutas sem a permissão judicial usadas pelas redes dos EUA, sejam de americanos ou de estrangeiros.

Com a votação, o Senado moderniza a chamada Lei de Supervisão de Dados de Inteligência sobre Estrangeiros (Fisa), de 1978, mas que não incluía novas tecnologias de comunicações como celulares, internet e e-mail.

A medida aprovada hoje protege as empresas de telecomunicações de processos milionários de pessoas que alegam que as escutas violam as leis sobre privacidade nos EUA.

Já que a lei poderá ser aplicada de forma retroativa, as companhias que, a pedido do governo, interceptaram as ligações telefônicas e e-mails das pessoas depois dos atentados de 11 de setembro de 2001, se livrarão de cerca de 40 processos desse tipo.

A medida gerou duras críticas de defensores das liberdades civis. A União Americana de Liberdades Civis (ACLU) qualificou a lei de "inconstitucional" e de "assalto às liberdades civis e ao direito à privacidade."

O candidato presidencial democrata, Barack Obama, votou a favor da medida, enquanto seu adversário, o republicano John McCain não esteve presente na votação, porque se encontrava em um ato de campanha em Portsmouth (Ohio), segundo fontes legislativas.

Fonte: Estadão

Lei proíbe manifestação contra o poder papal

Uma nova lei vai permitir que as autoridades australianas proíbam, e eventualmente prendam, pessoas que provocarem os fiéis e peregrinos que estiverem em Sydney durante a visita do Papa no fim de julho, informa nesta quarta, a agência AP.

A nova regulamentação prevê multa de até US$ 5,3 mil (R$ 8,5 mil). A reação popular foi imediata e a cidade recebeu um pequeno protesto de um grupo que fez pouco caso da nova lei. Na manifestação cartazes e camisetas questionavam a existência de Deus.

O papa Bento XVI desembarca em Sydney no dia 15 de julho para participar do Dia Mundial da Juventude que acontece na cidade até o dia 20. O evento espera atrair pelo menos 125 estrangeiros.

Fonte: Terra

NOTA: É muito importante manter a lei e a ordem dentro das sociedades. Todavia, proibir a livre manifestação do pensamento é um ato arbitrário e remonta à Idade Média (ainda mais preocupante é o fato desta lei ter sido aprovada em benefício do poder papal).

Novo documento de identificação nacional

O governo estuda um novo modelo para as carteiras de identidade que devem ser adotadas a partir de janeiro do ano que vem. A proposta é unificar o documento e fazer um cadastro único para evitar que a pessoa consiga tirar uma identidade diferente em outro estado.

O estado da Guanabara acabou há 33 anos. Mas até hoje a aposentada Neli Nogueira Campos usa a carteira de identidade emitida lá em 1964. Só procurou o posto de identificação em Brasília porque vai viajar para a Argentina. “Nós vamos viajar em dezembro e a Argentina exige que a identidade tenha menos de dez anos”, disse.

Todos os dias muita gente que tem carteira de identidade de outros estados vem aqui para tirar o documento de novo. E ao posto não cabe questionar. “As pessoas que vem até aqui são atendidas, não há nenhum impedimento, não há nada que os impeça, não há uma lei que diga que eles não possam vir até aqui fazer, então eles vem e são atendidos”, disse Etiene da Costa, gerente do Posto de Identificação do Distrito Federal.

Mas a partir do ano que vem isso vai mudar. Os estados vão passar a identificar as pessoas com foto digital e impressões digitais tiradas na hora. Nada mais de pintar os dedos. É como já são feitos os passaportes.

A polícia federal aprovou esse modelo de cartão de identidade. Ele reúne todas as informações pessoais, mais número de CPF e de título de eleitor armazenados num chip. E há outros itens de segurança como a marca d’água e a maneira como os dados serão inscritos no cartão.

Todos os estados vão passar a ter os mesmos equipamentos para emitir a identidade e os dados essenciais serão mandados para formar o cadastro nacional único. Sempre que alguém for tirar o documento, os institutos de identificação estaduais farão uma consulta on line a essa central para que cada brasileiro tenha apenas um número de identidade.

O Ministério da Justiça coordena a implantação do sistema de registro único de identidade civil. A mudança será feita ao longo de nove anos. 150 milhões de brasileiros devem trocar a identidade. Uma das principais vantagens é evitar fraudes.

Fonte: Portal G1

NOTA: Do ponto de vista prático há muitas vantagens em ter um só documento. Porém, em "nome da segurança" o documento de identidade único facilitará muito o controle sobre a vida das pessoas. Ninguém deve ficar surpreso se o número desse novo documento de identidade tiver 18 dígitos (6 + 6 + 6). Não significa que esse número será a "marca da besta", mas sim que estará relacionado com a Nova Ordem Mundial.

quarta-feira, julho 09, 2008

O que está em risco não é o clima, mas a liberdade

O escritor Michael Crichton declarou de forma clara: “O maior desafio que enfrenta a humanidade é distinguir a realidade da fantasia, a verdade da propaganda”. Eu entendo da mesma maneira, porque a histeria do aquecimento global tornou-se o maior exemplo do problema da verdade versus a propaganda. Requer-se coragem para opor-se à verdade “estabelecida”, embora muitas pessoas – incluindo cientistas renomados – vejam a questão das mudanças climáticas de forma totalmente diversa. Eles protestam contra a arrogância daqueles que defendem a hipótese do aquecimento global estar relacionado às atividades humanas. [Leia o texto integral]

sexta-feira, julho 04, 2008

John McCain: cidadão natural?

O senador John McCain é um cidadão natural americano? Ou é inelegível para ser presidente?

O candidato republicano nasceu no dia 29 de agosto de 1936 - não dentro dos 50 Estados americanos, mas na zona do canal do Panamá, onde seu pai, oficial da marinha, estava a serviço. Seu local de nascimento fez reviver um debate antigo sobre a exigência constitucional que limita a presidência a cidadãos "naturais". O problema é que o termo nunca foi definido. Há pelo menos dois processos na Justiça Federal alegando que o local de nascimento de McCain o desqualifica para se tornar presidente...

Seu rival democrata, o senador Barack Obama de Illinois, concorda, assim como o Senado americano, que aprovou uma resolução declarando que McCain é um cidadão natural, constitucionalmente elegível para concorrer à presidência dos EUA.

Jonathan Turley, professor de direito da Universidade George Washington, disse que a resolução no Senado é legalmente irrelevante e que a questão da elegibilidade de McCain é séria.

"Não está claro se um cidadão nascido no Panamá é um cidadão natural", disse Turley. "O significado do termo 'cidadão natural' não está resolvido".

Turley disse que os atuais processos contra McCain provavelmente serão negados como frívolos ou imaturos, mas que questionamentos na Justiça durante as votações poderão progredir. Além disso, ele disse que, se McCain vencer as eleições, haverá a possibilidade de ações legais para adiar sua posse. Isso poderia ter "um grande impacto negativo" no sistema político, disse Turley...

Essa questão surgiu várias vezes na história. Charles Curtis, que serviu como vice-presidente de Herbert Hoover, nasceu em Kansas em 1860, um ano antes do território se tornar Estado.

Alguns eleitores achavam que Chester Arthur poderia ser inelegível, porque havia rumores que tinha nascido no Canadá, mas tornou-se o 21º comandante da nação de qualquer forma, citando Vermont como seu local de nascimento.

Alguns candidatos presidenciais proeminentes que nunca foram eleitos enfrentaram questionamentos similares. Barry Goldwater, candidato do Partido Republicano em 1964, nasceu no território do Arizona três anos antes deste virar Estado, em 1912. George Romney, pai de Mitt Romney, concorreu à presidência em 1968 apesar de ter nascido no México. O ex-senador Lowell P. Weicker de Connecticut, que concorreu para a nomeação republicana em 1980, nasceu em Paris, França.

Truley disse que tais questões continuarão a surgir se a questão não for resolvida por uma emenda constitucional que permita que todos os cidadãos sejam elegíveis, independentemente de seu local de nascimento.

"A exigência que você tem de ser um cidadão natural é distintamente não americana", disse ele.

Se o direito for garantido a cidadãos naturalizados, que começaram sua vida como cidadãos de um país estrangeiro, serão abertas as portas para o governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger, que nasceu na Áustria; para a governadora de Michigan, Jennifer Granholm, que nasceu em Vancouver e para o senador Mel Martinez, da Flórida, que nasceu em Cuba.

Fonte: Cox Newspapers

Tradução: UOL

Leia também: "Quem será o verdadeiro exterminador do futuro?"