segunda-feira, março 30, 2009

Aquecimento do Oceano Atlântico deve-se a causas naturais

A recente tendência de aquecimento observada no Oceano Atlântico se deve em grande parte a reduções nas quantidades de poeira e de emissões vulcânicas nos últimos 30 anos, segundo estudo publicado no site da revista Science.

Desde 1980, a temperatura no Atlântico Norte tem aumentado em média 0,25 ºC por década. O número pode parecer pequeno, mas tem grande impacto em furacões, que preferem águas mais quentes. Um exemplo: 2005 teve recorde no número de furacões, enquanto em 1994 foram poucos eventos, mas a diferença na temperatura oceânica entre os dois anos foi de apenas 1 ºC.

De acordo com a pesquisa, feita por cientistas da Universidade de Wisconsin em Madison e da Administração Nacional do Oceano e Atmosfera (Noaa), nos Estados Unidos, mais de dois terços dessa tendência de aquecimento podem ser atribuídas a alterações em tempestades de poeira na África e à atividade vulcânica nos trópicos no período.

Os autores do estudo haviam mostrado anteriormente que a poeira vinda da África e outras partículas suspensas na atmosfera podem reduzir a atividade de furacões por meio da diminuição da luz solar que chega ao oceano, mantendo a superfície mais fria. Ou seja, anos com mais poeira implicam menos furacões.

Os pesquisadores combinaram dados obtidos por satélites de aerossóis (material particulado suspenso na atmosfera) com modelos climáticos para avaliar o efeito na temperatura oceânica. Eles calcularam quanto do aquecimento no Atlântico observado desde 1980 foi devido a mudanças em tempestades de poeira e na atividade vulcânica, especialmente as erupções do El Chichón, no México, em 1982, e do Pinatubo, nas Filipinas, em 1991.

A conclusão foi que o efeito foi muito maior do que se esperava. "Grande parte da tendência de aquecimento no padrão a longo prazo pode ser explicada por esses fatores. Cerca de 70% é resultado da combinação de poeira e vulcões e aproximadamente 25% se devem apenas a tempestades de areia", disse Amato Evan, da Universidade de Wisconsin, principal autor do estudo.

Os resultados indicam, portanto, que apenas 30% dos aumentos na temperatura no Atlântico Norte são devidos a outros fatores. Embora não desconte a importância do aquecimento global, Evan aponta que o estudo faz com que o impacto desse fator no Atlântico esteja mais em conformidade com o menor aquecimento verificado no Pacífico.

"Faz sentido, porque não esperávamos que o aquecimento global fizesse com que a temperatura oceânica se aquecesse tanto em tão pouco tempo", disse.

De acordo com o cientista, vulcões são naturalmente imprevisíveis e, portanto, difíceis de serem incluídos em modelos climáticos, mas novos modelos deverão levar em conta a importância de tempestades de areia como um fator para prever acuradamente como as temperaturas oceânicas vão se alterar.

(Bibliografia: The role of aerosols in the evolution of tropical North Atlantic Ocean temperature anomalies; Amato T. Evan, Daniel J. Vimont, Andrew K. Heidinger, James P. Kossin, Ralf Bennartz).

Fonte: Inovação Tecnológica

NOTA: Mais uma evidência de que o "consenso" mundial sobre o aquecimento global é forjado e patrocinado por interesses políticos-religiosos, leia-se ECOmenismo. Não podemos dizer, portanto, que o aquecimento global (provocado pelo homem, conforme a tese oficial) é um sinal da Volta de Jesus. Porém, os interesses políticos-religiosos por trás dos bastidores, sim, SÃO UM GRANDE SINAL DA VOLTA DE CRISTO!!

domingo, março 29, 2009

O engano Obama

Alex Jones produziu este documentário (11 partes legendadas no YouTube) onde demonstra que o principal problema dos EUA (e do mundo) atualmente são os donos de Wall Street, que querem dominar não apenas o dinheiro do mundo, mas as próprias pessoas (suas liberdades). Não é uma simples questão de Direita versus Esquerda, uma vez que os donos de Wall Street podem usar ambos os lados (ideologias) para atingir seu plano final: uma Nova Ordem Mundial. Faltou apenas Jones abordar o aspecto espiritual: entre os donos de Wall Street há um grupo de ocultistas que deseja estabelecer a adoração luciferiana (adoração do sol) mediante a guarda do domingo.



O Vaticano e a Hora da Terra

O Vaticano vai participar neste sábado da iniciativa proposta pela ONG (organização não governamental) WWF contra os efeitos da mudança climática, e apagará durante uma hora as luzes da cúpula de São Pedro, informou à agência de notícias Efe o escritório de comunicação da Santa Sé.

Assim, o Vaticano se une a 100 cidades de toda a Itália que, entre 20h30 e 21h30 (16h30 e 17h30 em Brasília), ficarão às escuras na ação, intitulada "Hora do Planeta".

Entre os monumentos emblemáticos italianos que apagarão as luzes estão o Coliseu, em Roma, a ponte de Rialto, em Veneza, a Torre de Pisa, a Arena de Verona, o Palácio Real de Caserta, o Vale dos Templos de Agrigento, na Sicília, e o Maschio Angioino, em Nápoles.

A expectativa é de que cerca de 1.800 cidades em todo o mundo participem da ação. Em São Paulo, alguns dos cartões postais da cidade também devem ficar com as luzes apagadas das 20h30 às 21h30. É a primeira vez que a cidade participa da campanha.

As atrações de São Paulo que ficarão "apagadas" neste sábado são: a ponte Octavio Frias de Oliveira; o Monumento às Bandeiras; o viaduto do Chá; o Teatro Municipal, o estádio do Pacaembu, o Obelisco e o Parque do Ibirapuera. Além disso, alguns prédios também aderiram à ação, como o edifício Copan e o Museu de Arte Moderna.

Em fevereiro, o Rio também oficializou sua participação na campanha. Na cidade, serão desligadas as luzes do Cristo Redentor, do Pão de Açúcar, do Parque do Flamengo e da orla de Copacabana.

A "Hora do Planeta" - conhecida internacionalmente como "Earth Hour" - foi lançada em 2007 em Sidney, na Austrália. Em 2009, a expectativa é que a campanha atinja um bilhão de pessoas no mundo.

Fonte: Folha Online

NOTA: Cuidar do meio-ambiente como fiéis mordomos do Criador é uma mensagem que combina com o cristianismo. O que não significa necessariamente que o cristão deve aceitar tudo o que se diz por aí em nome do ambientalismo. É o caso da tese oficial sobre o aquecimento global (o "consenso" diz que a causa é a ação do homem, apesar de muitos cientistas discordarem). Esse projeto Hora do Planeta serve mais para condicionar a população mundial [engenharia social] do que para "salvar o planeta".

Leia mais: "O mundo apagou as luzes". "Hora da Terra". "O Planeta Terra, o Vaticano e a Lei Dominical".

sábado, março 28, 2009

Tabagismo pode levar a transtornos psiquiátricos

A exposição precoce à nicotina pode modificar o funcionamento cerebral de jovens e favorecer o aparecimento de transtornos psiquiátricos na vida adulta -como a depressão e a ansiedade-, sugerem estudos clínicos e populacionais.
Um dos maiores trabalhos sobre o tema foi publicado em janeiro na revista científica "Addiction", a mais renomada na área de dependência química. Pesquisadores da Universidade de Oslo (Noruega) acompanharam 1.501 jovens- entre 13 e 27 anos- durante 13 anos.

A conclusão foi que aqueles que começaram a fumar precocemente tiveram mais chances de desenvolver depressão, transtornos da ansiedade e pensamentos suicidas em relação aos não-fumantes. O assunto será um dos destaques de uma conferência internacional sobre tabagismo, que acontece em abril em Dublin (Irlanda). A nicotina é um estimulante do sistema nervoso central. Como a adolescência é uma fase em que os neurônios não estão totalmente formados, a exposição precoce à substância deixaria uma "marca" no cérebro.

"Se aprendemos inglês ou a andar de bicicleta na infância ou na adolescência, não esquecemos mais. Isso só é possível porque o cérebro está em formação. A nicotina deixa uma marca mnêmica. Isso aumenta a predisposição à dependência e a outros transtornos que têm como causa um desequilíbrio da neurotransmissão cerebral", explica a médica Analice Gigliotti, presidente da Associação Brasileira para Estudos do Álcool e outras Drogas. Gigliotti e outros especialistas em tabagismo avaliam que, diante dessa conclusão, deverá ocorrer uma mudança na forma de avaliar e de tratar o fumante, especialmente o jovem.

"Estamos diante de um novo paradigma da medicina em relação à nicotina. A gente imaginava que o doente psiquiátrico procurava o tabagismo para aliviar seus sintomas psíquicos. Agora, postula-se o contrário. O fato dele ter sido exposto ao cigarro na adolescência pode ter levado ao transtorno psiquiátrico", afirma a cardiologista Jaqueline Issa, do InCor (Instituto do Coração). Para Gigliotti, a criação de políticas de prevenção ao tabagismo "mataria vários coelhos numa mesma cajadada". "A dependência de nicotina é uma doença do cérebro, assim como a dependência a drogas e outras doenças mentais. Evitando-a, preveniríamos doenças mentais, dependências de drogas e morte precoce dos adolescentes e dos fumantes passivos."

No Brasil, pesquisas mostram que 90% dos fumantes adquirem o vício antes dos 18 anos. "Quanto mais jovem você se expõe ao cigarro, mais cedo vai alavancar esses possíveis transtornos mentais", alerta Jaqueline Issa. Segundo o psiquiatra Sergio Nicastri, pesquisador do Grea (grupo de estudos e álcool e drogas), há evidências de que o uso de nicotina interfira nos sistemas neuroquímicos (neurorreguladores como acetilcolina, dopamina e norepinefrina), que, por sua vez, afetam circuitos neurais, associados à regulação de humor.

Ele afirma que as perturbações psiquiátricas mais frequentemente relacionadas ao tabagismo são depressão, esquizofrenia e transtornos de ansiedade e de humor.
Vários estudos já demonstraram que a incidência de doenças mentais é maior entre os fumantes do que no restante da população. Nos EUA, por exemplo, o índice de tabagismo na população em geral é de 12%. Entre os doentes psiquiátricos, chega a 70%. No Brasil não há esse levantamento.

Na literatura médica, existem vários estudos demonstrando uma maior prevalência de tabagismo entre os portadores de esquizofrenia-em relação à população em geral e também em comparação a outros doentes psiquiátricos. Nos EUA, cerca de 80% dos esquizofrênicos fumam. Um trabalho recente, com 668 pacientes, revelou que o tabagismo pesado (consumo de um ou mais maços de cigarros) durante a adolescência é associado a um risco maior para o aparecimento de transtorno de pânico, agorafobia e ansiedade generalizada na vida adulta.

Há uma outra linha de estudos que tenta vincular a dependência aos genes. Um deles, da Universidade de Utah (EUA), analisou amostras de DNA de 2.827 fumantes e concluiu que mutações genéticas podem estar relacionadas ao tabagismo. Os fumantes que começaram a fumar antes dos 17 anos possuíam uma cópia duplicada do gene que interage com a nicotina no cérebro. Com isso, eles tinham até cinco vezes mais chances de se tornarem dependentes do cigarro durante a vida adulta, segundo a pesquisa.

Fonte: Folha de São Paulo, 28 de março de 2009.

sexta-feira, março 27, 2009

ONU adota resolução contra difamação relligiosa

O Conselho de Direitos Humanos da ONU aprovou na quinta-feira uma resolução que condena a "difamação da religião" como sendo uma violação dos direitos humanos, apesar da preocupação de que isso possa ser usado como justificativa para coibir a liberdade de expressão em países islâmicos.

O texto, sem caráter compulsório, foi proposto pelo Paquistão em nome dos Estados islâmicos e recebeu 23 votos a favor e 11 contra, com 13 abstenções.

Governos ocidentais e uma ampla aliança de grupos ativistas manifestaram perplexidade com a proposta, que se soma a outros esforços para ampliar o conceito de direitos humanos, de modo a proteger comunidades de crentes, em vez de indivíduos.

Falando pela Organização da Conferência Islâmica, que tem 56 membros, o Paquistão disse que é preciso obter um "delicado equilíbrio" entre a liberdade de expressão e o respeito às religiões.

A resolução diz que minorias islâmicas enfrentam intolerância, discriminação e violência desde os atentados de 11 de setembro de 2001 contra os EUA, e que isso inclui leis e medidas administrativas que estigmatizam pessoas religiosas.

Fonte: Reuters Brasil

... Para os países ocidentais, as religiões não seriam cobertas por tratados internacionais de direitos humanos. Apenas o indivíduo teria esses benefícios.

Mesmo assim, a resolução ontem acabou sendo aprovada por 23 votos a favor e 11 contra, em um conselho formado por 47 países. O documento pede que governos em todo o mundo adotem leis protegendo as religiões contra críticas. A proposta foi apresentada pelo Paquistão, copatrocinada pela Venezuela. Entre os países que votaram a favor estavam africanos, islâmicos, Cuba e Venezuela.

A Europa votou contra a resolução, alegando que a medida poderia abrir espaço para censura, ferindo a liberdade de expressão e de imprensa...

A diplomacia brasileira tem a mesma visão dos europeus, alegando que não são religiões que devem ser protegidas, mas indivíduos. O Brasil deixou claro que não votaria a favor da resolução sugerida pelos países do Oriente Médio...

Fonte: O Estado de São Paulo, 27 de março de 2009.

NOTA: As reações a essa resolução da ONU foram tão diferentes quanto extremas. De um lado, o Vaticano comemorou a iniciativa vendo aí tão somente o direito à liberdade religiosa preservada (Dá para confiar nas intenções da Santa Sé?). Por outro lado, críticas ferozes também surgiram por parte de quem tem um pé atrás com qualquer coisa relacionada a religião. Sem dúvida, não podemos apoiar qualquer tipo de violência em nome da religião. Porém, "difamar" é por demais abrangente e pode muito bem ser deliberadamente confundido com "discordar", abrindo a porta para injustiças e opressões de todo o tipo. Parece que a matéria acima sintetiza o ponto central: "a preocupação de que isso [a resolução não vinculativa 62/154 da ONU] possa ser usado como justificativa para coibir a liberdade de expressão". Vamos ficar atentos...

quinta-feira, março 26, 2009

Campanha ABC de Uganda













NOTA: Esses outdoors fazem parte da campanha ABC (Abstinence, Be faithfull, Condom) que ajudou a diminuir os casos de AIDS em Uganda.

quarta-feira, março 25, 2009

Conferências proféticas de Albury Park (1826-1830)

Na Grã-Bretanha [no início do século XIX] um notável evento teve lugar em conexão com nomes como Hans Wood, Lewis Way, Archibald Mason, James Hatley Frere, Edward Irving, Joseph Wolff, Henry Drummond, Robert Chalmers, James Begg, Matthew Habershon, McNeil, Pym, Hutchinson, Bayford, Frye, Noel, Vaughan e Cuninghame. Mais de uma conta de religiosos, homens eruditos – a maioria ministros de diversas igrejas - começaram a estudar e escrever sobre as profecias de Daniel e do Apocalipse. Sentindo a necessidade de trocar idéias sobre estes temas de interesse comum, e de buscar aconselhamento para seus problemas comuns, uma conferência profética foi convocada para reunir-se em 1826, na casa de Henry Drummond, em Albury Park, Surrey - Inglaterra.

Mais de vinte desses expositores de profecia estavam reunidos lá. Eles passaram oito dias em estudo sério. As suas conclusões foram personificadas em um notável relatório de três volumes. Eles estavam unidos na expectativa do Senhor voltar dentro de apenas alguns anos. Representando, como eles estavam, pontos de vista denominacionais diferentes em tópicos sob estudo, o conjunto de conclusões chegadas sobre a iminência do segundo advento é nada menos que incrível.

Seguindo o princípio de interpretação estabelecido por Hans Wood de Rossmead, Irlanda, em 1787, eles concluíram que as "setenta semanas" de Daniel 9:24 foram de fato "cortadas" a partir do início dos 2300 dias de Daniel 8:14. Em outras palavras, eles compreenderam que ambos períodos proféticos começaram simultaneamente, as "setenta semanas", ou 490 anos literais, constituindo a primeira seção de todo o período, que eles entenderam encerrar entre 1843 e 1847. Além disso, eles compreenderam que o meio da septuagésima semana - o “dar fim” do Messias para os pecados do povo – selou com divina certeza para sempre o início, e conseqüentemente, o fim de todo o período profético, o mais longo registrado na Bíblia.

Este princípio de interpretação foi aceito e proclamado por uma conta ou mais de consideráveis estudantes de profecia britânicos durante as três primeiras décadas do século XIX.

Fonte: White Estate

NOTA: Um grande reavivamento profético-religioso conhecido como Movimento do Advento (que enfatizava a Volta de Cristo e o juízo) surgiu nas primeiras décadas do século XIX, do qual as Conferências Proféticas de Albury Park fazem parte. Uma série de acontecimentos desde o final do século XVIII contribuiram para este despertamento entre os estudiosos das profecias:

01 de novembro de 1755 - Terremoto de Lisboa (Ap 6:12).
19 de maio de 1780 - Escurecimento do sol e a lua como sangue (Ap 6:12).
1789 - Revolução Francesa (Ap 11:7-12).
13 de novembro de 1833 - Queda das estrelas (Ap 6:13).

Outros estudiosos que participaram do Movimento do Advento ao redor do mundo foram:
Joseph Wolff, Manuel de Lacunza e Guilherme Miller.

Leia também: "1844: coincidência ou providência?" e
"Francisco Ramos Mexia".

terça-feira, março 24, 2009

A ICAR e o Estado confessional

Segundo o Dr. Marco Huaco (um dos principais defensores das liberdades laicas no Peru), a Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR) sempre defendeu o conceito de Estado Confessional, onde o Estado "confessa determinadas crenças religiosas como únicas verdadeiras, responsabilizando-se por sua propagação e defesa oficial". Nos tempos modernos, porém, passou a defender uma "fórmula suavizada de confessionalidade", chamada de "confessionalidade histórico-sociológica" (para combater sutilmente o conceito moderno de Estado Laico), onde o Estado "privilegia uma [religião] em relação às outras por razões históricas (contribuição à identidade nacional) e sociológicas (ser maioria social)".

Na verdade, desde o Concílio Vaticano II, a Igreja Católica passou a defender a coexistência de "um regime confessional ao lado do reconhecimento das liberdades religiosas". Por isso, tem orientado "seus bispos nacionais a reconhecerem e se pronunciarem claramente a favor da - antes injuriada - liberdade de culto, mas ao mesmo tempo não renuncia a que o Estado siga conservando sua confessionalidade", que pode ser "formal e/ou substancial".

"Pela primeira seria dever do Estado professar publicamente a 'verdadeira religião' (ou seja, a católica), mediante declarações de catolicismo oficial contidas em textos constitucionais ou concordatários, símbolos religiosos públicos, preces e honras a pessoas e ícones católicos como parte do cerimonial do Estado. Pela segunda, as estruturas políticas públicas deverão estar penetradas pela inspiração do Magistério papal" (Em Defesa das Liberdades Laicas, p. 49-58).

Site traz lista de guilhotinados na Revolução Francesa

“Você tem um ancestral decapitado durante a Revolução?”, é a pergunta feita na página de abertura do site Les Guillotinés (“Os Guilhotinados”), que reúne nomes de cerca de 18 mil vítimas desse período da História da França, que durou dez anos.

Para cada pessoa, é possível identificar o motivo preciso da condenação, como por exemplo, “conspirador”, “insubmisso”, “declarou esperar a volta do Antigo Regime”, “traidor da pátria” e “líder de agrupamentos”.

O site, criado por Raymond Combes, um técnico em informática, também permite constatar que não foram apenas os nobres que morreram na guilhotina, contrariamente à idéia normalmente mais difundida sobre o período.

Uma das pessoas mais famosas que morreram guilhotinadas é a rainha Maria Antonieta, morta em 1793 na Praça da Concórdia, em Paris.

Mas camponeses e operários, acusados de serem contra-revolucionários, também foram decapitados, e seus nomes podem ser localizados no site Les Guillotinés, o que vem despertando a curiosidade de muitos franceses em relação aos seus antepassados.

De acordo com o historiador Jean-Louis Beaucarnot, especialista em genealogia, cerca de 5 milhões de franceses teriam um ascendente que morreu guilhotinado durante a Revolução Francesa.

A guilhotina foi inventada pelo médico francês Joseph Ignace Guillotin para executar a pena capital. Ele esperava que o aparelho permitisse execuções menos dolorosas e “mais humanas”.

As informações reunidas no site “Os Guilhotinados” são baseadas em inúmeros livros, além de documentos realizados por ocasião do bicentenário da Revolução Francesa, em 1989, e ainda informações obtidas em diferentes regiões francesas.

O criador do site afirma que muitos nomes de pessoas guilhotinadas nunca haviam sido registrados em documentos oficiais.

Combes diz que somente acrescenta nomes na lista de decapitados se existem documentos para comprovar a autenticidade dos fatos.

O site também fornece informações históricas detalhadas sobre os dez anos da Revolução Francesa, de 1789 a 1799, quando Napoleão Bonaparte assumiu o poder após um golpe de Estado.

Fonte: BBC Brasil

NOTA: Conforme a profecia de Apocalipse 11, a verdadeira causa da Revolução Francesa foi a "supressão das Escrituras por parte de Roma... O ensino da Escritura Sagrada teria implantado no espírito e no coraçào do povo os princípios de justiça, temperança, verdade, equidade e benevolência, que são a própria pedra basilar da prosperidade da nação. 'A justiça exalta as nações' (Pv 14:34)". Vale a pena ler o capítulo 15 do livro O Grande Conflito para uma exposição mais completa sobre a Revolução Francesa e a profecia bíblica.

Sobre a Revolução Bolchevique (Rússia - 1917), pode-se constatar que bem antes dela acontecer, as Escrituras também foram combatidas e seus seguidores perseguidos.

Hora da Terra no Brasil

Em alerta ao aquecimento, cartões-postais serão apagados.

Para chamar a atenção para o aquecimento global e as mudanças climáticas, alguns dos principais cartões-postais do país serão apagados por uma hora no sábado à noite.
Em São Paulo, a ponte Octavio Frias de Oliveira, o Monumento às Bandeiras e alguns equipamentos do parque Ibirapuera, entre outros, farão parte da ação, organizada em 81 países pela ONG ambiental WWF. A prefeitura assinou ontem a adesão ao programa, que ocorre uma vez por ano.

No Rio de Janeiro, serão apagadas as luzes do Cristo Redentor, da orla de Copacabana e do parque do Flamengo. Em Brasília, a ação atingirá os palácios do Planalto e do Itamaraty, o Congresso Nacional e toda a Esplanada dos Ministérios. Este é o terceiro ano que a WWF organiza a Hora do Planeta. A iniciativa começou em 2007 na Austrália, chegou a 371 cidades em 35 países no ano passado e agora quer atingir mais de 2.000 cidades. Só no Brasil, 36 municípios haviam confirmado a participação até ontem, de acordo com a ONG.

Qualquer pessoa pode participar do movimento. A WWF orienta que as pessoas apaguem as luzes de suas salas no sábado entre 20h30 e 21h30. É um ato apenas simbólico, pois, no Brasil, o consumo e a produção de energia elétrica não estão entre os principais fatores de mudança climática.

Os interessados devem registrar sua participação no site www.horadoplaneta.org.br.
Uma das preocupações da WWF é com a segurança pública. A ONG recomenda que a iluminação pública não seja apagada. Em Brasília, a Esplanada dos Ministérios será totalmente apagada, inclusive as luzes da rua. Por isso, a segurança pública será reforçada no horário.

Outra preocupação foi em relação ao Ibirapuera. Embora o parque participe da ação, serão apagadas apenas as luzes das fachadas do auditório, do pavilhão da Bienal, do planetário e, parcialmente, do Museu Afro Brasil. A iluminação pública dos estacionamentos e da marquise, por exemplo, permanecerão acesas. Alguns prédios particulares simbólicos de São Paulo também já confirmaram participação na iniciativa, como o Copan, o Museu de Arte Moderna e o World Trade Center.

Fonte: Folha de São Paulo, 24 de março de 2009.

Leia também: "Mudanças climáticas: relatório sombrio".
"Ministra da Dinamarca quer apoio ecológico dos EUA".

quinta-feira, março 19, 2009

Novo dino chinês recua origem das penas

A vida dos evolucionistas e dos ilustradores de livros juvenis pode ficar mais complicada a partir de hoje. Um quarteto de pesquisadores chineses apresenta um fóssil que sugere que os primeiros dinossauros eram criaturas emplumadas. O animal, batizado Tianyulong confuciusi, habitou a Província de Liaoning (nordeste da China) há cerca de 144 milhões de anos. Ele tinha o dorso coberto de cerdas grossas parecidas com penas, chamadas de "protopenas" pelos cientistas. Até agora, a presença de penas e protopenas só havia sido confirmada em um grupo de dinos, os pequenos terópodes (carnívoros bípedes), considerados os ancestrais das aves.

Ao longo desta década, fósseis desenterrados na China em estado espetacular de preservação mostraram que, nesse grupo, ser emplumado era regra, não exceção.
Acontece que o Tianyulong não tem nenhum parentesco próximo com os terópodes ou com as aves. Ele é membro da ordem dos ornitísquios, uma das duas grandes categorias em que se dividem os dinossauros. Já os dinossauros emplumados pertencem à ordem dos saurísquios, que reúne os bípedes carnívoros e os herbívoros pescoçudos. Saurísquios e ornitísquios se separaram há mais de 230 milhões de anos; o registro mais antigo de penas é de 145 milhões de anos atrás.

"A descoberta do Tianyulong estende a distribuição das penas aos ornitísquios e implica que os ancestrais comuns dos dinossauros também deveriam ter penas", disse à Folha Hai-Lu You, da Academia de Ciências da China. Ele é coautor do estudo que descreve o animal, hoje, no periódico "Nature".

Segundo Max Langer, paleontólogo da USP de Ribeirão Preto, estruturas semelhantes a penas já haviam sido detectadas antes em um ornitísquio. O importante no novo fóssil é que se trata de uma linhagem de ornitísquios muito primitiva, surgida no fim do Triássico (primeiro período da era dos dinossauros). "Teremos de começar a pensar em todos os dinos pequenos com penas."

Em comentário ao estudo na mesma edição da "Nature", o americano Larry Witmer, da Universidade de Ohio, diz que o achado "bagunça" a origem das penas. Se é que são de fato penas, e não um tipo qualquer de cerda. You diz que as duas hipóteses estão na mesa, mas ele favorece a primeira, devido à presença de um "oco" nos filamentos do fóssil. Para Langer, a questão que se coloca é: afinal, se os dinos já surgiram emplumados, por que animais como o tiranossauro e o Triceratops não as possuem?

"Nós imaginávamos", diz, que as penas tivessem surgido para isolamento térmico nos pequenos terópodes. Esses animais predadores eram muito ativos. Como não tinham o metabolismo lento dos lagartos, não podiam se dar o luxo de perder calor depressa. Só depois elas teriam sido "cooptadas" pelas aves para o voo.

"Agora temos de explicar por que esses bichos grandes não tinham penas." A hipótese é a de que corpos grandes tivessem inércia térmica, ou seja, demoravam muito tempo para esfriar. Então as penas se tornaram desnecessárias, e foram perdidas em várias espécies.

Fonte: Folha de São Paulo, 19 de março de 2009.

NOTA Blog Criacionista: Seria mais fácil admitir que, à semelhança do ornitorrinco e do archaeopteryx, esse novo dino era um réptil com algumas características de ave. Simplesmente isso. Dizer que ele se trata de um "ancestral das aves" é uma extrapolação não demonstrável pela ciência empírica.

Obesidade reduz até dez anos de vida

Um IMC (índice de massa corporal) superior a 30 kg/m2 leva à diminuição da expectativa de vida em até dez anos. É o que mostra uma meta-análise realizada com 57 estudos e dados de quase 900 mil pessoas com idade média de 46 anos e divulgada ontem na edição on-line do periódico "The Lancet".

Pesquisadores da Universidade de Oxford (Reino Unido) viram que, em índices acima de 25 kg/m2, o acréscimo de 5 kg/ m2 eleva em 30% as taxas gerais de mortalidade. O trabalho também aponta que o IMC entre 30 e 35 (indicador de obesidade leve) foi responsável pela redução de dois a quatro anos na expectativa de vida e, entre 40 e 45 (obesidade grave), por de oito a dez anos.

"Excesso de peso encurta o tempo de vida. Na Grã-Bretanha e nos EUA, pesar um terço a mais do que o ideal diminui a vida em três anos. Para a maioria das pessoas, significa carregar de 20 kg a 30 kg a mais. Se você está se tornando gordo, deixar de ganhar peso também poderia adicionar anos à sua vida", explica o epidemiologista Gary Whitlock, líder do estudo.

No Brasil, os riscos também são altos: 13% da população têm IMC acima de 30 e, portanto, são considerados obesos, de acordo com os dados mais recentes do Ministério da Saúde. "Os pesquisadores falam muito sobre conscientizar a população: dizer que você vai viver cinco anos a menos se estiver obeso tem um impacto muito maior do que dizer que aumenta o risco de gordura no fígado ou outras colocações", afirma o endocrinologista Márcio Mancini, presidente da Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica).

Entenda-se por "outras colocações" maior risco de desenvolver doenças cardiovasculares, alguns tipos de câncer e apneia do sono, entre outras doenças. Além disso, o excesso de tecido adiposo dificulta a apalpação em exames clínicos e diminui a precisão de exames de diagnóstico, criados para pessoas com peso normal.

O IMC é a principal forma de medir sobrepeso e fatores de risco relacionados à obesidade. Especialistas, entretanto, afirmam que a medida na circunferência abdominal tem se mostrado importante para detectar riscos especialmente em pessoas que apresentam IMC normal ou até 30.

Isso porque a gordura abdominal tem um perfil metabólico danoso ao organismo, podendo elevar os níveis de triglicérides no sangue, de gordura no fígado e desencadear processos inflamatórios que causam arterosclerose. "Não é raro encontrar pacientes com peso normal e excesso de gordura abdominal", diz Mancini. Para medir corretamente a cintura, deve-se passar a fita métrica em volta do abdômen relaxado na metade da distância entre a última costela e os ossos do quadril (crista ilíaca), esclarece Walmir Coutinho, endocrinologista da Sbem (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia).

Outro método, reforçado por estudos recentes, é a medição do pescoço. Um trabalho americano divulgado na semana passada mostrou que um pescoço mais grosso é indicativo para teores mais elevados de colesterol no sangue. De fato, pessoas com tendência a acumular gordura na região do pescoço geralmente costumam reunir mais gordura no tronco. Diâmetro superior a 40 cm indica riscos e a necessidade de procurar um médico.

Fonte: Folha de São Paulo, 19 de março de 2009.

EUA endossam declaração pró-gays da ONU

Os Estados Unidos endossaram nesta quarta-feira uma declaração da ONU que pede a descriminação da homossexualidade em todos os países.

Trata-se de uma decisão que marca mais uma ruptura com uma posição assumida pelo presidente George W. Bush, que deixou a Casa Branca em janeiro.

O país era o único do Ocidente que não havia endossado a declaração, que foi apresentada na Assembleia Geral da ONU em dezembro.

"Os Estados Unidos apoiam a declaração da ONU sobre direitos humanos, orientação sexual e identidade de gênero e tem a satisfação de se juntar a outros 66 Estados-membros que declararam seu apoio à declaração", disse o porta-voz do departamento de Estado, Robert Wood.

"Os EUA são sinceros defensores dos direitos humanos e críticos de abusos a esses direitos em várias partes do mundo. Com isso, nos juntamos a outros defensores desta desta declaração e continuaremos a lembrar os outros países sobre a importância de se respeitar os direitos humanos", completou Wood.

O porta-voz do Departamento de Estado, no entanto, afirmou que o apoio à declaração não traz nenhuma obrigação legal para os EUA.

A declaração enfrenta a oposição do Vaticano e da maioria dos países muçulmanos.

Em muitas nações islâmicas, os homossexuais são tratados como criminosos e, em sete deles, eles podem ser executados.

Fonte: BBC Brasil

quarta-feira, março 18, 2009

Bispo de Portugal confirma o objetivo final da ICAR

D. Manuel da Rocha Felício, bispo de Guarda, Portugal, torna público mais uma vez o objetivo final da Igreja Católica para o mundo - influenciar as autoridades civis a implementar a obrigatoriedade do descanso dominical:

"Santificar o Domingo, primeiro dia da Semana, é para nós em primeiro lugar, participar na assembleia da comunidade e Eucaristia dominical; mas é também dedicar mais tempo à escuta meditada da Palavra de Deus, à acção apostólica e à prática da caridade. Para além disso, o domingo tem uma componente social da maior importância, enquanto dia de descanso semanal. Na nossa tradição ocidental, desde os tempos do Imperador Constantino, que assim acontece.

E, na realidade, esta componente humana e social do domingo é importante para a vida das pessoas em geral, que assim têm possibilidade de dar à Família o tempo e as atenções que lhe não podem dar durante os dias de semana; ou simplesmente organizar para seu bem pessoal e dos outros os tempos livres que ele representa. O domingo é, assim, uma instituição de raízes cristãs que passou a marcar o ritmo semanal da vida da sociedade e como tal há-de ser defendido pelas próprias leis civis como um valor de maior importância para a qualidade de vida das pessoas".

Dois grandes enganos resultam dessa proposta: primeiro, que o verdadeiro dia de descanso segundo as Escrituras sempre foi o sábado do sétimo dia; depois que a imposição de um dia de guarda mediante lei civil (qualquer que seja este dia) viola o princípio da separação ente Igreja e Estado. Na verdade, a ICAR nunca abandonou seu plano de reconquistar a supremacia política mundial, e a guarda universal do domingo será um sinal de que seu objetivo foi alcançado. O mais triste nesta história é saber que os protestantes (especialmente aqueles de origem puritana dos EUA) vão imitar esse modelo Igreja-Estado próprio do catolicismo e influenciar o mundo nesta direção. Que os cristãos conscientes se levantem contra essa aberração que em breve se formará na América e exaltem os princípios da Palavra de Deus...

domingo, março 15, 2009

Vaticano critica [a rapidez] da excomunhão no caso da menina de nove anos

Em artigo publicado pelo jornal da Santa Sé, o Osservatore Romano, neste sábado, o presidente da Academia Pontifícia para a Vida, Monsenhor Rino Fisichella afirma que os médicos que praticaram o aborto na menina de 9 anos, grávida de gêmeos após ter sido estuprada pelo padrasto, não mereciam a excomunhão.

"São outros que merecem a excomunhão e nosso perdão, não os que lhe permitiram viver e a ajudarão a recuperar a esperança e a confiança, apesar da presença do mal e da maldade de muitos", escreve Monsenhor Rino Fisichella, um dos mais próximos colaboradores do papa Bento 16 e maior autoridade do Vaticano em bioética.

Na avaliação do prelado, o arcebispo de Recife e Olinda, José Cardoso Sobrinho, foi apressado e deveria ter se preocupado primeiro com a menina.

"O caso ganhou as páginas dos jornais somente porque o arcebispo de Olinda e Recife se apressou em declarar a excomunhão para os médicos que a ajudaram a interromper a gravidez. Uma história de violência que, infelizmente, teria passado despercebida se não fosse pelo alvoroço e pelas reações provocadas pelo gesto do bispo."

Segundo Monsenhor Fisichella, o anúncio da excomunhão por parte de D. Jose Cardoso Sobrinho colocou em risco a credibilidade da Igreja Católica.

"Era mais urgente salvaguardar a vida inocente e trazê-la para um nível de humanidade, coisa em que nós, homens de igreja, devemos ser mestres. Assim não foi e infelizmente a credibilidade de nosso ensinamento está em risco, pois parece insensível e sem misericórdia", escreve o bispo [Acho que ele anda lendo os comentários do Minuto Profético!].

Na avaliação do prelado, a prática do aborto neste caso não teria sido suficiente para dar um parecer que "pesa como um machado", porque houve uma contraposição entre vida e morte.

Ele reconhece que, devido à idade e às precárias condições de saúde, a menina corria serio risco de vida por causa da gravidez. E justifica os médicos, que em sua opinião, merecem respeito profissional.

"Como agir nesses casos? É uma decisão difícil para os médicos e para a própria lei moral. Não é possível dar parecer negativo sem considerar que a escolha de salvar uma vida, sabendo que se coloca em risco uma outra, nunca é fácil. Ninguém chega a uma decisão dessas facilmente, é injusto e ofensivo somente pensar nisso."

De acordo com o presidente da Academia Pontifícia para a Vida, segundo a moral católica a defesa da vida humana desde sua concepção è um principio imprescindível.

O aborto não espontâneo sempre foi e continua sendo condenado com a excomunhão, que é automática.

"Não era, portanto, necessária tanta urgência em dar publicidade e declarar um fato que se atua de forma automática, mas sim um gesto de misericórdia."

Fonte: BBC Brasil

NOTA: O texto que aparenta ser uma auto-crítica e um mea culpa termina demonstrando as reais intenções da Santa Sé: abafar o caso e "livrar" a imagem do Vaticano perante a opinião pública, ao atacar a "rapidez" com que o arcebispo de Olinda e Recife pronunciou a excomunhão. No final, é só isso. Se tudo acontecesse mais calmamente, talvez não haveria tantos protestos contra a posição oficial do Vaticano, e monsenhor não precisaria se explicar. Quanto à posição do Vaticano sobre o fato em si, não houve mudança em nada, porque "Roma jacta-se de que nunca muda" (O Grande Conflito, p. 581).

sexta-feira, março 13, 2009

Tudo acontecendo ao mesmo tempo

UNIÃO DAS IGREJAS

1- "Ecumenismo não está em crise, chega a sua maturidade", afirma a teóloga alemã Jutta Burggraf.

2- Não há estancamento ecumênico.

3- Papa diz que mundo precisa de unidade das Igrejas cristãs.

4- O mundo necessita testemunho de unidade dos cristãos, diz o Papa.

5- Vaticano: não há distinção entre católicos, ortodoxos e protestantes.

ESTRATÉGIA PAPAL PARA UMA FUTURA LEI DOMINICAL:

1- Vaticano organiza seminário sobre Aquecimento Global.

2- Crise climática preocupa Vaticano.

3- Chamado do Papa à responsabilidade com a criação.

4- O fundamental e o secundário no discurso do papa Bento XVI.

5- Deus quer luta contra aquecimento, diz Igreja.

6- Bispos da UE promovem reflexão sobre mudanças climáticas.

7- Santa Sé na ONU: "crise do meio ambiente é um desafio moral".

8- Ante alarme ambiental, Papa pede "despertar moral".

Vaticano prepara o caminho para o domingo:

1- É bom e ecológico descansar ao domingo.

2- Vaticano pede apoio para o Congresso Internacional Eucarístico.

Observação: Eucaristia é nada mais nada menos, entre outras coisas, a guarda do domingo.

3- Cardeal Cipriani convida a redescobrir o domingo como Dia do Senhor.

4- Se o cristão abandonar o Domingo, renuncia à própria cultura, adverte o Santo Padre.

5- Presidente do CELAM afirma que a guarda do domingo é prioridade.

6- Papa critica a sociedade ocidental por desvirtuar o significado dos Domingos.

EUA E VATICANO - DUAS FORÇAS QUE SE UNIRÃO

1- Aquecimento ameaça segurança, dizem militares dos EUA.

2- Congresso americano aprova lei para reduzir o aquecimento global.

3- Bush e Gore discutem aquecimento global na Casa Branca.

4- Papa louva esforços americanos para defender a vida e o casamento diante da nova embaixadora americana no Vaticano.

Trecho dessa reportagem traduzido:

"Os EUA estão 'ansiosos para trabalhar em parceria com a Santa Sé para melhorar a vida de todas as pessoas do mundo'... A nova Embaixadora insistiu em que as relações entre a Santa Sé e os EUA são fundamentais 'na busca da liberdade, da justiça, da paz e da dignidade humana em todo o mundo'".

5- Bento XVI aos norte-americanos: Só a Lei de Deus traz paz.

6- Bush para papa: o mundo precisa de uma lei moral.

7- O Secretário Geral da ONU por ocasião da visita do pontífice aos EUA: 'Nos tempos de hoje enfrentamos muitos desafios e precisamos do firme apoio espiritual do papa'. 'Sua santidade, de muitas maneiras, sua missão é a nossa'.

8- Em nova visita ao Vaticano em 2008, novas manifestações singulares de Bush, dizendo ser “um enorme fã desse Papa”, que “o Vaticano é mais importante que o Texas”, ou simplesmente, no contexto de sua recepção pelo pontífice: “Que honra, que honra, que honra”. Antes mesmo de consumar a visita, demonstrando seu ânimo, disse: “a religião é paz e ninguém melhor que o Papa para interpretar essa mensagem”.

Colaboração: Blog Classe Jovem IASD Guará

Novelas, sexo e sociologia

As mulheres que vêem telenovelas [no Brasil] têm menos bebês (mas mais homens)? The Economist.

Um artigo publicado na edição desta semana da revista britânica The Economist afirma que as novelas da TV Globo podem ter exercido uma influência positiva nos hábitos e comportamentos dos brasileiros.

Intitulado Soaps, sex and sociology ("Novelas, sexo e sociologia", em tradução livre), o artigo cita um estudo publicado recentemente pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) que sugere que as telenovelas exerceram influência sobre a fertilidade e o número de divórcios no Brasil nas últimas décadas.

Segundo o estudo, a chegada do sinal da TV Globo em determinadas regiões estaria associada a um declínio de 0,6 ponto percentual na possibilidade de uma mulher ter filhos em um determinado ano. Além disso, de acordo com a pesquisa, o advento do sinal da Globo também estaria associado a um aumento de 0,1 a 0,2 ponto percentual na parcela de mulheres entre 15 e 49 anos que se divorciaram.

Divórcios e baixos índices de natalidade, de acordo com outros estudos, estariam ligados a menos casos de violência doméstica.

Baseando-se na pesquisa, a Economist afirma que o fato de a Globo mostrar em suas novelas uma realidade bem diferente da vivida pela maioria dos brasileiros - "com famílias menores e mais ricas que a média" -, teria estimulado modificações nestes dois importantes indicadores sociais.

A revista ainda afirma que as telenovelas surgiram durante o regime militar no Brasil e que as vendas de aparelhos de TV foram estimuladas pela ditadura "para construir um senso de nação em um país grande e majoritariamente analfabeto".

Mas, segundo a publicação, muitos dos diretores e autores dos programas eram de esquerda, e enxergaram nas telenovelas "um meio de atingir as massas".

"As tramas normalmente se inclinam para uma direção progressista: a Aids é discutida, camisinhas são promovidas e a mobilidade social exemplificada".

Afirmando que a influência das novelas pode ser mais positiva do que dizem seus críticos, a revista ainda brinca:

"Se a Globo pudesse lançar agora uma novela sedutora sobre reforma tributária, sua transformação do Brasil estaria completa".

Fonte: BBC Brasil

NOTA: Dois pontos bem diferentes. Que a teledramaturgia tem um poder de influência inigualável para vender produtos, hábitos e ideologias não há dúvida. Porém, daí concluir que menos filhos e mais divórcios (o texto original diz: "mais homens") é um algo para se comemorar, depende muito da cosmovisão adotada. Certamente não compartilho desta visão. Interessante é que quando a Globo tentou abrir mercado na Europa, a BBC rapidamente produziu o documentário Muito Além do Cidadão Kane sobre a influência anti-democrática da Globo no Brasil. Se as novelas da Globo são tão boas assim, por que essa preocupação da mídia britânica?

Leia também: "Novelas: o poder dos contos modernos".

quinta-feira, março 12, 2009

Economista britânico defende alarmismo para combater aquecimento global

Os cientistas devem deixar claros os efeitos desastrosos da mudança climática para que o mundo aja agora na redução das emissões de carbono, disse nesta quinta-feira o influente economista Nicholas Stern.

"É preciso dizer muito clara e fortemente às pessoas como é difícil (um aumento de temperatura) de quatro, cinco, seis ou sete graus Celsius", afirmou Stern, professor da London School of Economics e ex-economista do Tesouro britânico. "Bilhões de pessoas teriam de se mudar, e haveria um conflito muito severo."

"Essa é uma história que precisa ser contada para convencer as pessoas de que é uma péssima ideia chegar perto de (um aumento de) 5C. É uma grande probabilidade de um resultado devastador", acrescentou Stern a uma plateia de 2.000 cientistas no Congresso sobre a Mudança Climática em Copenhague.

Em um relatório de 2006, o economista alertou que a falta de ação climática poderia causar problemas econômicos equivalentes aos da Grande Depressão na década de 1930.

Com um aquecimento superior a 2C, centenas de milhões de pessoas teriam menos acesso à água; com 3C, a produção mundial de alimentos deve diminuir, segundo relatório de 2007 de uma comissão científica da ONU.

O professor John Schellnhuber, do Instituto Potsdam para a Pesquisa do Impacto Climático, disse, antes de Stern, que um aquecimento de 5C significaria que o planeta só teria condições de abrigar uma população 1 bilhão de pessoas inferior à atual.

A definição de um novo acordo climático global, para vigorar a partir de 2013, depende em grande parte de os países em desenvolvimento aceitarem medidas para reduzir suas emissões de gases do efeito estufa. O tratado deve ser discutido no final do ano em Copenhague.

Stern disse que os países ricos deveriam aceitar uma redução de 80 por cento das suas emissões até 2050, e que em nível global a redução deveria ser de 50 por cento.

"Por 1 ou 2 por cento do PIB global, podemos manter as concentrações (de carbono na atmosfera) abaixo de 500 partes por milhão, e baixar a partir daí", disse Stern. "Isso diminuiria a possibilidade de um aquecimento de 5C para apenas 2 ou 3 por cento. Soa bastante bom para mim. Podemos fazer um seguro bastante poderoso."

Fonte: Estadão Online

Brasileiro consome o dobro de sódio indicado pela OMS

O consumo diário de sódio pela população brasileira está duas vezes e meia acima do limite preconizado pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Diferentemente de países desenvolvidos -em que a principal fonte de sódio são os alimentos industrializados-, o vilão da mesa dos brasileiros é o tempero adicionado à comida, o que inclui o sal de cozinha propriamente dito e condimentos feitos à base de sal, que correspondem a 76% de todo o sódio consumido.

Os dados são de uma pesquisa realizada na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo e publicada neste mês na "Revista de Saúde Pública". Os pesquisadores apontam que a quantidade diária de sódio disponível para consumo é de 4,5 g por pessoa, sendo que a ingestão máxima recomendada pela OMS é de 2 g.

A pesquisa também concluiu que o consumo exagerado não depende da faixa de renda das famílias analisadas e da região do país em que elas moram. Para chegar a esse valor estimado, os pesquisadores usaram como referência os dados da última POF (Pesquisa de Orçamentos Familiares), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 2003. Foram analisados 969.989 registros de aquisição de alimentos em uma amostra de 48.470 domicílios.

O endocrinologista Flávio Sarno, especialista em nutrição em saúde pública e autor do estudo, explica que os dados da pesquisa são estimados. "Calcula-se a quantidade de sódio disponível para consumo, de acordo com os alimentos comprados pela família na última semana. Para isso, transforma-se a quantidade disponível de sódio em cada alimento em valor energético [Kcal] e em gramas, para depois dividir pelo número de pessoas", explica Sarno. A base para conversão dos alimentos foi a Taco (Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos), desenvolvida pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

O sódio está presente naturalmente em vários alimentos e o seu consumo moderado é necessário para o bom funcionamento do organismo. É ele que mantém o volume de líquidos no corpo, evitando a desidratação, por exemplo. Mas a ingestão em excesso pode provocar problemas de saúde e, o pior, de maneira silenciosa: os efeitos no organismo não são imediatos e as pessoas podem demorar anos para apresentar sintomas.
"Se o sódio estiver em excesso no organismo, os rins não conseguirão eliminá-lo. Assim, ele vai provocar retenção de água e aumentar a pressão arterial, causando problemas cardiovasculares e renais. Ele não causa efeitos imediatos, mas traz problemas a longo prazo", diz João César Castro Soares, endocrinologista e nutrólogo da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

De acordo com Soares, o sódio normalmente é adicionado aos alimentos industrializados, pois ele tem efeito bactericida, melhora o sabor e ainda ajuda a evitar que a comida se estrague.

"A adição de sódio nos alimentos está muito relacionada com o paladar dos brasileiros, pois ajuda a acentuar o sabor. Dois pedaços de pizza congelada, por exemplo, contêm a quantidade de sódio suficiente para um dia todo", diz Soares.
Sarno diz ainda que a quantidade diária de sódio na alimentação de pessoas hipertensas ou com problemas renais deve ser em torno da metade preconizada pela OMS. "O consumo recomendado é para pessoas saudáveis e não leva em consideração problemas de saúde associados. Assim, eventualmente, essa restrição do consumo deve ser ainda mais rigorosa."

Como o sódio está presente naturalmente na composição dos alimentos, uma das formas de reduzir o consumo é evitar alimentos industrializados e não salgar a comida.
"Uma forma saudável de temperar os alimentos seria utilizar ervas frescas ou secas, cebola, cebolinha, salsinha", sugere a nutricionista Renata Padovani, do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação da Unicamp e membro da equipe técnica da Taco.

Fonte: Folha de São Paulo, 12 de março de 2009.

terça-feira, março 10, 2009

Liberdade de expressão e propriedade

"Vida, faculdades, produção - e, em outros termos, individualidade, liberdade, propriedade - eis o homem. E, apesar da sagacidade dos líderes políticos, estes três dons de Deus precedem toda e qualquer legislação humana, e são superiores a ela."
(Frédéric Bastiat)


Murray Rothbard, com a fina percepção de sempre, notou que uma pergunta essencial que ninguém nunca faz, no que se refere ao dito "direito de livre expressão", é: livre expressão onde?

Ora, se dizemos que o homem tem direito de expressar livremente o que bem entender, resta ainda respondermos onde é que ele pode exercer esse direito. Por exemplo... o sujeito que envia uma carta para um jornal. Ele pode exigir que o jornal a publique?

... Ora, é evidente que o direito de livre expressão não me dá o direito de invadir a propriedade alheia, nem dá a alguém o direito de invadir a minha propriedade... Daí se deduz que um sujeito só pode exercer o direito de livre expressão em sua propriedade, ou na propriedade de alguém que lhe tenha facultado o uso para esse fim - seja através de aluguel, empréstimo ou doação. Isso significa que não existe um direito de livre expressão independente e autônomo, mas que ele é um direito derivado do próprio direito de propriedade.

Como diz Rothbard: "O direito à liberdade de expressão significa, na verdade, o direito de contratar um fórum para expor as próprias opiniões; o direito à liberdade de imprensa significa o direito de imprimir um panfleto e vendê-lo. Em suma, livre discurso e livre imprensa são uma derivação importante dos direitos de propriedade privada: o direito de contratar, de possuir, de vender."

Meu direito de livre expressão, no fim das contas, é o direito de dispor daquilo que possuo, de usufruir da minha propriedade, e de fazer contratos voluntários com outras pessoas.

Desta maneira, eu posso usar este computador - que possuo - para escrever este artigo, e tenho um contrato com um provedor, que me aluga certo espaço na internet para que eu possa publicá-lo. É só porque o provedor possui esse espaço - e pode, portanto, alugá-lo - e porque eu possuo este computador (ou porque poderia ainda alugá-lo ou emprestá-lo de alguém que o possuísse) que posso exercer meu direito de livre expressão.

Da mesma maneira, o sujeito que me enviar um e-mail malcriado protestando contra este artigo, só poderá fazê-lo porque, através de uma troca voluntária (compra, aluguel ou empréstimo) tem acesso a um computador e, nesse computador, tem um contrato com um provedor que lhe permite enviar e-mails. Isso porque na base de toda possibilidade de livre expressão, estão os direitos de propriedade, e porque essa possibilidade não existe sem eles...

Alvaro Velloso

Al Gore não aceita discutir a tese oficial do aquecimento global

O ex-vice-presidente Al Gore repetiu sua mensagem de que a mudança climática é uma emergência planetária na Conferência Eco:nômica do Wall Street Journal na Califórnia. O vencedor do prêmio Nobel recusou responder quaisquer perguntas dos jornalistas, mas recebeu vários desafios dos participantes, incluindo Bjørn Lomborg. Mas não espere o Sr. Gore debater o mérito de qual a melhor maneira de combater as mudanças climáticas logo a qualquer momento.

O Sr. Gore preso ao seu script pronto sobre a urgência de tomar medidas para reduzir as emissões globais de gases estufa, até frases gastas pelo uso ele apresenta em conferências por todo o país: a América é "um lugar de política de ponta" sobre mudanças climáticas, e mesmo se Washington não conseguiu resolver o desafio energético nos últimos 35 anos "a vontade política é um recurso renovável".

Mas ele foi desafiado pelo Sr. Lomborg, o cético ambientalista dinamarquês que acha que o mundo seria melhor gastando mais dinheiro na saúde e em questões de educação do que reduzindo as emissões de carbono.

"Não significa que quero encurralar você, ou talvez eu queira realmente encurralar você, mas você estaria disposto a ter um debate comigo sobre esse ponto?" perguntou vestido de camisa pólo dinamarquesa.

"Eu quero ser educado com você," respondeu o Sr. Gore. Mas, não. “A comunidade científica já passou por este capítulo e versículo. Passamos há muito o tempo de fingir que isto é uma questão ‘de um lado, ou de outro lado’”, ele disse. "Não é uma questão de teoria ou conjectura, pelo amor de Deus", ele acrescentou.

Como exemplo, ele apontou para um novo aditamento ao orçamento para a nação insular das Maldivas: "Os fundos para comprar uma nova nação."

Fonte: Blog Wall Street Journal

Leia também: "Os dissidentes do aquecimento global".

segunda-feira, março 09, 2009

Bento XVI e a alma de Roma

O Papa Bento XVI se dirigiu hoje às autoridades civis da cidade de Roma, e as animou a voltar a "encontrar a alma desta cidade, berço da civilização", de seu passado imperial e cristão, para poder responder aos desafios atuais.

"Na época pós-moderna, Roma deve voltar a apropriar-se de sua alma mais profunda, de suas raízes civis e cristãs, se quiser tornar-se promotora de um novo humanismo que coloque no centro a questão do homem reconhecido em sua realidade plena", afirmou...

"A eliminação de Deus e de sua lei, como condição da realização da felicidade do homem, não alcançou de fato seu objetivo; ao contrário, priva o homem das certezas espirituais e da esperança necessárias para enfrentar as dificuldades e os desafios cotidianos", acrescentou.

Diante do "enfraquecimento preocupante dos ideais humanos e espirituais" que fizeram de Roma o "modelo" de civilização para o mundo inteiro, o Papa propôs a colaboração da Igreja, através das paróquias e instâncias educativas.

"O cristianismo é portador de uma mensagem luminosa sobre a verdade do homem, e a Igreja, que é depositária desta mensagem, é consciente de sua própria responsabilidade para com a cultura contemporânea", afirmou...

Fonte: Zenit

NOTA: De volta ao passado! É isso mesmo que o papa está defendendo em alto e bom som. De volta a Roma imperial e cristã, com tudo que isso significa. Política e religião de mãos dadas. Será que ninguém percebe o absurdo do remédio que o papa pretende receitar para curar a doença do mundo?

Leia também: "O passado está chegando".

sexta-feira, março 06, 2009

Acreditar em Deus reduz ansiedade e estresse

Acreditar em Deus pode ajudar a acabar com a ansiedade e reduzir o estresse, segundo um estudo da Universidade de Toronto, no Canadá.

A pesquisa, publicada na revista Pyschological Science, envolveu a comparação das reações cerebrais em pessoas de diferentes religiões e em ateus, quando submetidos a uma série de testes.

Segundo os cientistas, quanto mais fé os voluntários tinham, mais tranquilos eles se mostravam diante das tarefas, mesmo quando cometiam erros.

Os pesquisadores afirmam que os participantes que obtiveram melhor resultado nos testes não eram fundamentalistas, mas acreditavam que "Deus deu sentido a suas vidas".

Comparados com os ateus, eles mostraram menos atividade no chamado córtex cingulado anterior, a área do cérebro que ajuda a modificar o comportamento ao sinalizar quando são necessários mais atenção e controle, geralmente como resultado de algum acontecimento que produz ansiedade, como cometer um erro.

"Esta parte do cérebro é como um alarme que toca quando uma pessoa comete um erro ou se sente insegura", disse Michael Inzlicht, professor de psicologia e coordenador da pesquisa. "Os voluntários religiosos ou que simplesmente acreditavam em Deus mostraram muito menos atividade nesta região. Eles são muito menos ansiosos e se sentem menos estressados quando cometem um erro."

O cientista, no entanto, lembra que a ansiedade é "uma faca de dois gumes", necessária e útil em algumas situações.

"Claro que a ansiedade pode ser negativa, porque se você sofre repetidamente com o problema, pode ficar paralisado pelo medo", explicou. "Mas ela tem uma função muito útil, que é nos avisar quando estamos fazendo algo errado. Se você não se sentir ansioso com um erro, que ímpeto vai ter para mudar ou melhorar para não voltar a repetir o mesmo erro?".

Os voluntários religiosos eram cristãos, muçulmanos, hinduístas ou budistas.

Grupos ateus argumentaram que o estudo não prova que Deus existe, apenas mostra que ter uma crença é benéfico.

Fonte: BBC Brasil

NOTA: "Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará" (Sl 37:5).

Para comentários neste blog leia antes aqui.

Gravidez de menina de 9 anos é destaque na imprensa internacional

O caso da menina de 9 anos que sofreu um aborto no Recife, na quarta-feira (4), ganhou destaque na imprensa internacional. Jornais e sites destacaram a decisão do arcebispo de Olinda e Recife, dom José Cardoso Sobrinho, que disse que a mãe dela e os médicos foram excomungados após a interrupção da gravidez.

A rede inglesa "BBC" informou que o aborto é permitido no Brasil, nos casos de violência sexual e quando a vida da mãe corre risco. O texto afirma que os médicos disseram que a menina de 9 anos estava incluída nos dois casos. O americano "The New York Times" citou uma entrevista com a diretora do hospital onde foi realizado o aborto, Fatima Maia, que confirmou os riscos para a mãe.

O "Daily Mail" lembra que o advogado da arquidiocese pernambucana, Márcio Miranda, afirma que "não matar" é uma lei de Deus. A publicação diz ainda que "há mais católicos no Brasil do que em qualquer outro país do mundo".

O caso também continua causando polêmica no Brasil. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, falou sobre o assunto na quinta-feira (5). "Ao defender levar a gravidez até o fim, estaria se colocando a vida dessa menina em risco. Há uma questão extremamente grave e eu fiquei impactado com os dois eventos: a agressão contra a menina e a posição desse bispo, que realmente é lamentável."

Em resposta, o arcebispo disse que não se arrepende de ter falado em excomunhão e ter se colocado contra o aborto. "Eu me arrependeria se não tivesse feito isso. Seria um pecado de omissão".

Ao site espanhol "Elpais.com", que também fez reportagem sobre o caso, o arcebispo disse, por telefone, que tem o dever de "alertar o público, para que tenham temor às leis de Deus".

Fonte: Portal G1

NOTA: No livro Declarações da Igreja (p. 117-120) encontramos a posição oficial da IASD sobre o aborto. Entre outras coisas lemos: "O ideal de Deus para os seres humanos atesta a santidade da vida humana, criada à imagem de Deus, e exige o respeito pela vida pré-natal... O aborto nunca é um ato de pequenas consequências morais. Assim, a vida pré-natal nunca deve ser irrefletidamente destruída... O aborto por motivo de controle natalício, escolha do sexo ou conveniência não é aprovado pela igreja. Contudo, as mulheres, às vezes, podem deparar-se com circunstâncias excepcionais que apresentam graves dilemas morais ou médicos, como: ameaça significativa à vida da mulher gestante, sérios riscos à sua saúde, defeitos congênitos graves cuidadosamente diagnosticados no feto e gravidez resultante de estupro ou incesto. A decisão final quanto a interromper ou não a gravidez deve ser feita pela mulher grávida após o devido aconselhamento".

Quanto à declaração do arcebispo católico (posição oficial da Igreja Católica) contrário ao aborto neste caso, ele falou algo certo "a lei de Deus está acima de qualquer lei humana", porém, ao não levar em conta o bom senso e outros fatores médicos, sua posição acaba sendo uma aplicação de justiça sem nenhuma misericórdia ("Tendes negligenciado os preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fé" - Mt 23:23). Será que ele vai lembrar do que disse (a lei de Deus está acima de qualquer lei humana) quando a Lei Dominical for imposta? E o sábado da Lei de Deus?

Leia também: "A interpretação burocrática da Lei".

*Para comentários neste blog leia antes aqui.

Otimistas vivem mais e melhor

Os otimistas vivem mais e com mais saúde que os pessimistas, disseram pesquisadores norte-americanos na quinta-feira, num estudo que deve dar aos pessimistas mais uma razão para resmungar.

Os pesquisadores da Universidade de Pittsburgh examinaram as taxas de mortalidade e a incidência de doenças crônicas entre participantes do estudo Iniciativa da Saúde Feminina, que acompanha mais de 100 mil mulheres com mais de 50 anos desde 1994.

As otimistas - ou seja, aquelas que sempre esperam o melhor - tinham 14 por cento menos probabilidade de morrer de qualquer causa do que as pessimistas, e 30 por cento menos chance de morrer do coração, após oito anos de acompanhamento.

As otimistas também tinham menor tendência à hipertensão, à diabete e ao tabagismo.

A equipe liderada por Hilary Tindle também avaliou mulheres altamente desconfiadas de outras pessoas - um grupo que foi chamado de "cinicamente hostil", pessoas que concordam com frases do tipo "Muitas vezes tive de receber ordens de pessoas que não sabiam tanto quanto eu" ou "É mais seguro não confiar em ninguém".

"As mulheres cinicamente hostis tinham 16 por cento mais probabilidade de morrer (durante o período do estudo) em comparação com as mulheres que eram menos cinicamente hostis (ou seja, que confiavam mais nas pessoas)", disse Tindle por telefone.

Essas mulheres também tinham uma propensão 23 por cento maior de morrerem de câncer.

Tindle disse que o estudo não prova que atitudes negativas tenham efeitos negativos sobre a saúde, mas afirmou que os resultados sugerem alguma ligação.

"Acho que realmente precisamos de mais pesquisa para criar terapias que atinjam as atitudes das pessoas, para ver se elas podem ser modificadas e se tal modificação é benéfica à saúde."

E para os pessimistas que acham que não há nada a fazer, ela diz: "Não tenho tanta certeza de que seja verdade. Simplesmente não sabemos."

Fonte: Reuters

NOTA Fernando Machado: "O coração alegre serve de bom remédio, mas o espírito abatido virá a secar os ossos" (Pv 17:22).

quarta-feira, março 04, 2009

Álcool na TV estimula consumo imediato de bebidas

Uma pesquisa liderada por cientistas da Universidade de Radboud, Holanda, sugere que as pessoas tendem a consumir álcool quando veem pessoas bebendo em filmes ou em comerciais enquanto assistem à TV.

Os pesquisadores monitoraram o comportamento de 80 jovens enquanto eles assistiam televisão e descobriram que os que viam mais referências a bebidas alcoólicas bebiam duas vezes mais do que os que não as viam.

"Nosso estudo mostra claramente que mostrar bebidas alcoólicas em filmes e propagandas não apenas afeta as atitudes das pessoas e as regras para bebida na sociedade, mas pode funcionar como uma sugestão que afeta o desejo e o subsequente consumo de bebida", afirmou o pesquisador que liderou o estudo Rutger Engels.

A pesquisa foi publicada na revista especializada Alcohol and Alcoholism.

A equipe de cientistas dividiu os 80 jovens, com idades entre 18 e 29 anos, em quatro grupos.

O primeiro grupo assistiu ao filme American Pie - A Primeira Vez é Inesquecível, um filme com muitas referências ao consumo de bebidas alcoólicas, e também assistiu às propagandas de bebidas que interrompiam o filme.

O segundo grupo assistiu ao mesmo longa sem interrupções de propagandas.

O terceiro grupo assistiu ao filme 40 Dias e 40 Noites, longa que tem menos referências a bebidas alcoólicas, interrompido por propagandas de bebidas.

O grupo final assistiu ao mesmo longa, mas sem as interrupções.

Durante a exibição os participantes tinham acesso a uma geladeira que continha cerveja, pequenas garrafas de vinho e refrigerantes.

Os que assistiram American Pie - A Primeira Vez é Inesquecível com as propagandas de bebidas consumiram quase três garrafas de bebidas alcoólicas, em comparação a 1,5 garrafa consumida por aqueles que assistiram 40 Dias e 40 Noites sem as propagandas de bebidas.

De acordo com o pesquisador Rutger Engels as descobertas da pesquisa sugerem que existem razões para restringir as propagandas e introduzir mensagens de alerta em filmes.

Mas Engels acrescentou que são necessários mais estudos para estabelecer as implicações das propagandas e referências a bebidas em filmes sobre o consumo de álcool a longo prazo.

O diretor-executivo da organização britânica Alcohol Concern, Don Shenker, disse que o estudo reforça a necessidade de se restringir ainda mais a propaganda de bebidas alcoólicas ou de se considerar sua proibição definitiva.

"Infelizmente a propaganda e promoção de bebidas alcoólicas em filmes e na televisão geralmente apresenta o ato de beber apenas como um ritual social positivo e não mostra os danos potenciais que a bebida pode causar", afirmou.

Normas da União Europeia determinam que os anúncios de bebidas veiculados nos países do bloco não podem promover o consumo usando crianças ou mostrar a bebida como uma ferramenta para sucesso social ou sexual.

A propaganda também não pode encorajar o excesso de bebida.

Fonte: BBC Brasil

segunda-feira, março 02, 2009

O uso do terrorismo como arma política

Operação falsa bandeira: é uma operação encoberta conduzida por governos, corporações ou outras organizações a qual é desenhada para aparecer como se tivesse sido levada a cabo por outras entidades [ou tendo sido provocada pela própria natureza]. O nome vem do conceito militar de hastear falsas cores, ou seja, hastear a bandeira de um país que não é o seu. Há muitas variantes de operação falsa bandeira, mas uma das mais preferidas pelos governos é simular um ataque terrorista ou um horrível incidente criminal e depois colocar a culpa em inimigos políticos.





Parte 3, Parte 4.