terça-feira, agosto 22, 2006

Filhos desobedientes

VOCÊ SABIA QUE...

Antes da volta de Cristo todos testemunhariam uma crescente manifestação de desobediência e desrespeito aos pais e às autoridades?

“Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão... desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes.” II Timóteo 3:1 e 2

OS FATOS:

1. Protestos contra os limites impostos pelos pais, desafios verbais, desacato à autoridade, desrespeito aos professores, comportamento rebelde... A sociedade brasileira, já acostumada a presenciar essas atitudes no seu dia-a-dia, viu-se amedrontada com um caso extremo, ocorrido em outubro de 2002, quando a mídia noticiou o assassinato do casal Richthofen, ato planejado e executado pela própria filha do casal – Suzane von Richthofen - juntamente com o ex-namorado e o irmão dele.

2. O caso abriu novamente a discussão pela sociedade da necessidade de se trabalhar os limites na educação dos filhos. Tania Zagury, filósofa e educadora, autora de vários livros sobre educação, explica: “Abalados pela crise ética, os pais de hoje não impõem limites às crianças, e não ensinam o que é certo e o que é errado”.

3. Juntamente com ela concorda a tradição judaico-cristã: “A vara e a disciplina dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma vem a envergonhar a sua mãe.” Provérbios 29:15. E também: “O que retém a vara aborrece a seu filho, mas o que o ama, cedo, o disciplina.” Provérbios 13:24.

4. Tudo indica que não é esse o pensamento da deputada Maria do Rosário (PT–RS). É de sua autoria o projeto de lei nº 2654-2003, que proíbe qualquer forma de castigo físico em crianças e adolescentes que venha ser praticado até mesmo pelos pais.

Sem dúvida, estamos vivendo em tempos difíceis! “O que é violência (aborto) considera-se um direito, e o que é um direito (disciplina dos filhos) considera-se violência”. - Júlio Severo

Anote – Para saber mais sobre o tema “disciplina de filhos”:

Dr. Henry Cloud e Dr. John Townsend, Limites para ensinar aos filhos, Ed. Vida.
Dr. Kevin Leman, Faça a cabeça de seus filhos sem perder a sua, Alta Life Books.

Nenhum comentário: