quarta-feira, maio 07, 2008

Armagedon Now - World War 3

Armageddon Now: World War 3 é o novo trabalho do controverso quadrinista Rob Liefeld. Nada mais, nada menos, do que sua versão do Apocalipse bíblico. A história será contada em uma série de sete romances gráficos, no mínimo. O primeiro, com 120 páginas, sai ainda este ano. Liefeld montou uma nova editora para publicar o projeto, a 12 Gates, com os sócios Phil Hotsenpiller e Mike Gadd.

O apocalipse liefeldiano começa com um ataque terrorista simultâneo a Nova York e Los Angeles, enquanto o Anti-Cristo, chamado Sadju, vira primeiro-ministro do Reino Unido. Começam os sete anos, previstos na Bíblia, de guerra, fome, pestilência e morte que acabarão com o mundo.

Em entrevista ao site Newsarama, o estadunidense Liefeld diz que é um cristão devoto. A idéia para a série veio de seu pastor, Phil Hotsenpiller, que acabou virando co-escritor da HQ e parceiro de negócios. Armageddon Now ainda terá toques de conspiração à moda Código Da Vinci, segundo o quadrinista.

NOTA: O fato do Apocalipse se tornar assunto popular na mídia demonstra também a brevidade da Volta de Cristo. Alguns eventos como um ataque terrorista ou uma guerra no Oriente Médio, até podem acontecer, mas o conteúdo desta série de HQ, será inspirada nos conceitos do dispensacionalismo, ao estilo da série "Left Behind" (Deixados para trás): Israel no centro da profecia, sete anos de tribulação... Para conhecer o outro lado da história, recomendo também o livro da CPB - "Ninguém será deixado para trás". E a revista "Parousia: O Novo Israel".

Um comentário:

douglas reis disse...

Quando desenhava para a Marvel Comics, Liefeld já carregava de sensualidade seu traço, o que apenas se perpetuou quando ajudou a fundar a IMAGE comics (basta lembrar que uma de suas mais famosas criações é a personagem Glory, uma espécie de semideusa que semidespida combate o mal num subroteiro!). Daí já dava para notar o "cristianismo devoto" do quadrinista...

Sobre a tendência midiática de encarar o apocalipse da perspectiva dispensacionalista, resta saber quandom (ou se) haverá um "contra-ataque" dos cristãos historicistas, trazendo a público obras de arte (arte plásticas e dramáticas, especialmente) que representem a sua compreensão do apocalipse...