segunda-feira, outubro 27, 2008

Crise mundial pode prejudicar a democracia

A expansão da democracia estagnou-se e a recessão derivada da crise financeira mundial pode fazê-la retroceder em alguns países, segundo a divisão de análise da revista inglesa The Economist.

O Economist Intelligence Unit Democracy Index 2008 (Índice de Democracia da Divisão de Análise da Economist) analisa os diferentes regimes políticos do mundo. Segundo o índice, 30 Estados gozam de democracia plena; 50, entre os quais o Brasil, têm democracias defeituosas; 36 contam com um regime híbrido e 51 com um Governo plenamente autoritário...

Além disso, o relatório alerta que a crise do capitalismo nos países com maiores liberdades civis poderia fazer os países emergentes enxergarem "o modelo chinês de capitalismo autoritário" como uma alternativa atraente. [Leia mais: Portal G1]

4 comentários:

Anônimo disse...

Sérgio, gostaria de fazer um comentário sobre os 'levantes populares' dos tempos atuais, os quais comovem todas as classes. O caso de Isabelle Nardoni e o sequestro de Santo André, mais recente, mostram o impacto desses assuntos na mente do povo. Tais reavivamentos populares podem indicar os possíveis sentimentos da sociedade contra os observadores do sábado numa futura lei dominical.

A comoção do povo pode ser assassina, por exemplo quando no linchamento. Em muitos casos predominam a justiça com as próprias mãos. Tais eventos podem estar preparando os futuros eventos descritos em Apocalipse 13, perseguiçao esta que pode ser considerada como 'normal' pela sociedade.

Um forte abraço.

Anônimo disse...

De fato, esse levantes populares, conforme bem citou nosso amigo, estão cada vez mais constantes e de grandes proporções. Mas sabe o que mais me preocupa? É que essa realidade também está se consolidando dentro da nossa comunidade adventista.

Parece que nunca as pessoas foram tão 'justiceiras' como estão querendo ser agora. Quando um irmão se desvia ou peca, no mesmo instante já se acha um grupo de irmãos discutindo a forma com que este deve ser punido. E enquanto esse pequenino errante não paga pelo seu erro, as pessoas não descansam.

É lamentável saber que existirão membros que se levantarão contra membros mas... é profético (e iminente).

Anônimo disse...

Queridos
A questão da democracia prejudicada pela crise econômica é tão abrangente...
pensemos por exemplo no que acontece se existir mesmo um chip que controle a compra e venda de uma pessoa?.
pensemos no que pode acontecer se as pessoas forem obrigadas a trabalhar no dia de sabado?
pensemos no que pode acontecer se você não tiver direito de abrir uma conta bancária se for adventista do sétimo dia?
Queridos quero alertá-los para uma coisa...
nesse tempo voces ouvirão muito dizerem assim..
Irmão jesus não quer sacrificios e sim um coração quebrantado.
A letra mata mas o espírito vivifica.
Jesus é amor e só quer que o amemos.
Cuidado irmãos, isso se chama meia verdade...
são argumentos muito inteligentes pois na hora da angustia a gente pode acabar sedendo a essas palavras de alivio.
Porêm lembre-se irmão da história do domingo e como ele continuou até hoje e verá que foi planejado por satanás.
Lembre-se que o carater de Deus está sendo desonrado e Deus cobrará fidelidade.
Lembre-se tambem dos castigos que virão aos adoradores da besta e sua imagem.
Eu peço suas orações pois cai numa armadilha de uma frase que diz:
jesus é o sabado e devemos descansar nele.
talvez voce pergunte, ué então se você sabe como caiu?
Fui visitar certa igreja pentecostal e agora minha namorada não quer sair de lá .
E lá tem um tal cair do espirito.
Orem para que eu tenha poder para mesmo lá ser um guerreiro do Senhor.
vejo que estamos perto do fim e um dos sinais é a crise econômica.
Genio - jeferson Nunes Gomes.

Anônimo disse...

O Jonatas fez um comentario muito interessante sobre levantes populares para fazer "justica' com as proprias maos em casos como da Isabelli e do sequestro de Santo Andre que a midia tanto mostrou e falou. Quero dizer que isso nao e por acaso, a midia esta tendo um papel fundamental na mudanca da sociedade para pior, quase toda ela mostra muito mais noticias ruins do que boas, ja perceberam? Isso e para dar uma ideia falsa as pessoas que o mundo preciso de uma mudanca radical e ai eles viram com as mentiras do decreto dominical e outras. A midia dira que isso tudo e bom e que quem nao aceitar e fanatico, radical, fora da lei, mostrara os fieis com se fossem esses criminosos que eles mostram repetidamente. Aconselho nao assistirmos muito a tv, pois nos acostumamos a tudo ou quase tudo de ruim e mentiroso que passa.Jose Ricardo Dobson- de Souza