segunda-feira, julho 09, 2007

Acadêmicos defendem a guarda do domingo e o fechamento do comércio

O Departamento de Administração da FEA (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP), publicou uma análise multidisciplinar sobre o "complexo problema da abertura do comércio aos domingos e feriados". A análise abordou as dimensões políticas, econômicas, sociais, culturais e religiosas.

O que chama a atenção nessa análise são os argumentos usados para a dimensão religiosa do problema, incluindo a explícita defesa da guarda do domingo como uma forte razão para o Estado legislar a favor do fechamento do comércio aos domingos. A dimensão religiosa da análise tomou como base o Catecismo da Igreja Católica (CIC) e a Carta Apostólica DIES DOMINI, do papa João Paulo II (1998). O texto até cita a Lei Dominical de Constantino (321 d. C.) como exemplo, afirmando inclusive que o domingo era considerado o "dia do sol" (silencia, porém, sobre as implicações pagãs desse argumento).

Embora o fechamento do comércio aos domingos não implica por esse mesmo ato no surgimento da Lei Dominical, a Igreja Católica está aproveitando o momento para levar para o debate público a questão da guarda do domingo, preparando a sociedade para o surgimento da futura Lei Dominical. A guarda do domingo é um sinal de supremacia da Igreja Católica, e os protestantes norte-americanos demonstrarão sua submissão a Roma em vez de à Palavra de Deus quando ocorrer a união com o poder civil para estabelecerem a Lei Dominical.

"Já é tempo, Senhor, para intervires, pois a tua Lei está sendo violada". Salmo 119:126.

5 comentários:

Anônimo disse...

Este assunto está muito em voga hoje, ou seja... Maranata!

Anônimo disse...

Olá!

por favor, gostaria de obter a fonte desta notícia!
grata.

Kelly Leme

Pr. Sérgio Santeli ssanteli@br.inter.net disse...

Olá Kelly:

Para acessar o site onde encontra-se a análise da FEA basta clicar no link deste post "análise multidisciplinar".

Anônimo disse...

http://www.correioforense.com.br/noticias/noticia_na_integra.jsp?idNoticia=22513


veja

Anônimo disse...

Há muito tempo se fala nesta perseguição, e acredito que isto já virou mania de perseguição, qualquer movimento do papa, e já dizem É O DECRETO DOMINICAL!!!, com uma mistura de excitação, ansiedade e e medo, Por exemplo na visita do papa aos EUA o tema central foi os escanda-los da igreja católica, mas tem pastor dizendo que op tema era o preferido da nossa igreja, o tal decreto, alguns dizem que não estou completamente convertido, só porque eu contesto um pouco a fonte e a veracidade das informações, tem coisa que não da pra engolir de goela abaixo, se esse decreto vier algun dia, sabe-se lá quando, que venha, se não vier, que seja, o mais importante é nos preocuparmos com fatores mais importantes da nossa salvação do que ficar espalhando terror com esse tão sonhado e desejado decreto dominical. Meu e-mail andrenep21@hotmail.com, pode não parecer, mas sou adventidta, só q to de saco cheio que quererem me impor terror e esperança com o decreto dominical!