Um estudo realizado por pesquisadores americanos apontou que a radiação emitida pelo telefone celular pode afetar o sono. O trabalho, realizado por especialistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos, expôs 71 homens e mulheres com idades entre 18 e 45 anos à radiação do celular durante o sono.
Os pesquisadores observaram que as fases iniciais do sono foram diretamente afetadas e que outras, importantes para a recuperação dos desgastes sofridos durante o dia, também foram atingidas pelas radiações. A pesquisa ainda mostrou que as pessoas que dormem próximas ao telefone celular sofrem mais de dores de cabeça.
Estudos realizados anteriormente já tinham apontado outros malefícios do uso do celular. No ano passado, cientistas indianos mostraram que usar o aparelho mais de uma hora por dia pode causar danos à audição.
Na pesquisa, os especialistas analisaram cem pessoas que usaram seus celulares por mais de uma hora por dia durante quatro anos. Eles observaram que os participantes começaram a confundir sons de alta freqüência, como os de palavras que se iniciam com as letras s, f, t e z.
Além disso, pesquisadores israelenses acreditam que o uso do telefone celular por apenas cinco minutos diários já pode ser o suficiente para acelerar a divisão das células. Os especialistas explicaram que a divisão celular é um processo que ocorre naturalmente quando há crescimento ou renovação dos tecidos, mas também pode provocar câncer.
Fonte: BBC Brasil
Um comentário:
Algumas considerações sobre:
1)TELEFONES MÓVEIS:
É provável que tudo que foi pesquisado sobre afetação no corpo humano (nos demais seres viventes animais e vegetais não se fala a respeito), da radiação emitida por aparelhos celulares seja verdade, contudo é bom lembrar que somos continuamente 'bombardeados' por ondas eletromagnéticas (diversos comprimentos e amplitudes, potências, etc.), de emissoras de rádio AM, FM e outras, TV e telefones sem fio (em casa e fora de casa) na cidade e no campo.
Não estou defendendo os celulares, só lembro que não são os únicos 'párias' tech da sociedade atual. Qualquer motor quando ligado provoca uma perturbação no ambiente e corpos à sua volta, perturbação (afetação) esta de intensidade variada, dependendo da sua potência e tempo em que fica ligado.
2)RUÍDO (sobre este, apesar de diversas leis regulamentando seus níveis, pouco se fala):
Não devemos nos esquecer também que o nível de ruído atual, emitido tanto por pessoas físicas (em residências) como por pessoas jurídicas [em bares e similares, empresas com suas máquinas e nos transportes coletivos sobre o solo (trens, onibus, automóveis, caminhões, motocicletas, com seus motores ruidosos e buzinas), bem como debaixo do solo (metrô)], principalmente nas grandes e tambem nas pequenas cidades, no centro e bairros, é alarmante e um grande causador do desequilíbrio do sistema biológico como um todo (animais e vegetais).
Obs.: E o que dizer do 'som' dentro de diversas igrejas? Justamente quando deveríamos ter paz para louvar a Deus?
Adj
Postar um comentário