quinta-feira, janeiro 17, 2008

Seria Hillary uma "Neocon"?

"Quando pergunto, ‘Quais seriam hoje, em sua opinião, os objetivos dos Estados Unidos? ’, as pessoas não têm a mínima idéia da resposta. Nós não sabemos o que estamos tentando alcançar. E eu acredito que você precisa de objetivos, seja para a sua vida, seja para o seu país".

Senadora Hilary Clinton, MSNBC, 11 de maio de 2007



A visão de mundo da senadora Hilary Clinton, demonstrada na citação acima, está em grave discordância com a dos fundadores dos Estados Unidos. A idéia que a nação americana teria "objetivos", assim como os indivíduos, ter-lhes-ia sido totalmente estranha. Para eles, o propósito do governo se limitaria à proteção de nossos direitos "auto-evidentes" à vida, à liberdade e à busca da felicidade. A ênfase na primazia do indivíduo é a essência do verdadeiro excepcionalismo americano.

Objetivos nacionais são um eufemismo para poderes políticos nacionais concentrados. O "velho mundo" era cheio de nações com objetivos, quase todos perniciosos. A idéia mesma de objetivos nacionais não é só não-americana, mas anti-americana. Porém, Clinton insiste em divulgá-la, como fez em um recente discurso de campanha em New Hampshire, dizendo que em lugar de uma "sociedade de propriedade", preferiria uma "sociedade em que estivéssemos todos juntos". Ela freqüentemente menciona a idéia de que os americanos querem "fazer parte de algo maior que eles mesmos"... (Leia mais aqui)

Nenhum comentário: