quinta-feira, abril 17, 2008

Bento XVI nos EUA - Parte 2














Afirmando ter vindo aos Estados Unidos como amigo, o papa Bento 16 conclamou na quarta-feira os norte-americanos e seus líderes a basearem suas decisões políticas e sociais em princípios morais e a criarem uma sociedade mais justa [...]

"Eu venho aqui como um amigo, um pastor do Evangelho e um homem que nutre um grande respeito por esta vasta sociedade pluralista", afirmou Bento 16 em um discurso proferido após Bush ter dado as boas-vindas ao líder católico em uma cerimônia realizada na Casa Branca e que incluiu uma salva de 21 tiros [...]

"Aqui nos EUA, o senhor encontrará uma nação que recebe de braços abertos a influência da religião no cenário público", disse Bush [...]

O papa, em seu discurso, falou bastante sobre as raízes religiosas dos EUA. "À medida que esta nação depara-se com as cada vez mais complexas questões políticas e éticas da nossa era, tenho certeza de que o povo norte-americano encontrará em suas crenças religiosas uma fonte valiosa de idéias e inspiração", afirmou.

"A democracia só pode florescer, como perceberam os seus pais fundadores, quando os líderes políticos e aqueles a quem representam são guiados pela verdade e quando se utilizam da sabedoria calcada em princípios morais sólidos para tomar decisões concernentes à vida e ao futuro da nação", disse o papa [...] (Último Segundo)

"Em um mundo em que alguns não acreditam ser possível distinguir entre o certo e o errado, precisamos de sua mensagem para rejeitar esta ditadura do relativismo", disse Bush.

"Estou confiante em que o povo americano encontrará em suas crenças religiosas uma preciosa fonte de compreensão e inspiração para encontrar um diálogo sensato, responsável e respeitoso no esforço de construir uma sociedade mais humana e livre", respondeu Bento 16. "Deus abençoe a América." (BBC Brasil)

Ao receber hoje [16] o papa Bento XVI na Casa Branca, o presidente norte-americano George W. Bush deu suas boas-vindas ao Pontífice, dizendo que os Estados Unidos deve combater o relativismo e buscar uma lei moral comum para todos. (ANSA)

Relembrando o ensinamento do Papa João Paulo II, Bento XVI afirmou que "em um mundo sem verdade, a liberdade perde seu fundamento, e a democracia sem valores pode perder sua alma". (Zenit)

[Encontro com bispos]- "É acaso coerente professar nossa fé no domingo no templo e logo, durante a semana, dedicar-se a negócios ou promover intervenções médicas contrárias a esta fé?", perguntou o Papa.

"Seria talvez coerente para católicos praticantes ignorar ou explorar os pobres e marginalizados, promover comportamentos sexuais contrários ao ensinamento moral católico, ou adotar posições que contradizem o direito à vida de cada ser humano desde sua concepção até sua morte natural?", seguiu perguntando.

"É necessário resistir a toda tendência que considere a religião como um fato privado. Só quando a fé impregna cada aspecto da vida, os cristãos se abrem verdadeiramente à força transformadora do Evangelho", afirmou [...]

"Nos Estados Unidos, como em outras partes, há atualmente muitas leis já em vigor ou em discussão que suscitam preocupação desde o ponto de vista da moralidade, e a comunidade católica, sob vossa guia, deve oferecer um testemunho claro e unitário sobre estas matérias".

"Não obstante, é mais importante ainda a abertura gradual das mentes e dos corações da comunidade mais ampla à verdade moral: aqui há ainda muito por fazer. Neste âmbito é crucial o papel dos fiéis leigos para atuarem como 'fermento' na sociedade".

"Contudo, não se deve dar por pressuposto que todos os cidadãos católicos pensem de acordo com o ensinamento da Igreja sobre as questões éticas fundamentais de hoje. Uma vez mais é vosso dever procurar que a formação moral oferecida a cada nível da vida eclesial reflita o autêntico ensinamento do Evangelho da vida". (Zenit)

Galeria de fotos: Washington Post; Daily Telegraph 01, 02, 03, 04, 05; USA Today, Chicago Tribune.

Continua...

Um comentário:

ERICK KASMIROSKI disse...

Pastor santeli sei que nesse momento definitivo Deus o usa de maneira limpida para que fiquemo-nos atentos com o que acontece no mundo, e sabemos que está mais perto que imaginamos a vinda do Nosso Salvador Jesus, Além das publicações que tem nos ajudado muito na preparação para recpção divina, peço que visite o site www.catolicanet.com em que o atual papa referido no apocalipse como a primeira besta, enfatiza o domingo para todos inclusive os jovens em sua reunião no santuario nacional ontém a noite. Consolemo-nos uns aos outros com esta palavra.