sexta-feira, março 27, 2009

ONU adota resolução contra difamação relligiosa

O Conselho de Direitos Humanos da ONU aprovou na quinta-feira uma resolução que condena a "difamação da religião" como sendo uma violação dos direitos humanos, apesar da preocupação de que isso possa ser usado como justificativa para coibir a liberdade de expressão em países islâmicos.

O texto, sem caráter compulsório, foi proposto pelo Paquistão em nome dos Estados islâmicos e recebeu 23 votos a favor e 11 contra, com 13 abstenções.

Governos ocidentais e uma ampla aliança de grupos ativistas manifestaram perplexidade com a proposta, que se soma a outros esforços para ampliar o conceito de direitos humanos, de modo a proteger comunidades de crentes, em vez de indivíduos.

Falando pela Organização da Conferência Islâmica, que tem 56 membros, o Paquistão disse que é preciso obter um "delicado equilíbrio" entre a liberdade de expressão e o respeito às religiões.

A resolução diz que minorias islâmicas enfrentam intolerância, discriminação e violência desde os atentados de 11 de setembro de 2001 contra os EUA, e que isso inclui leis e medidas administrativas que estigmatizam pessoas religiosas.

Fonte: Reuters Brasil

... Para os países ocidentais, as religiões não seriam cobertas por tratados internacionais de direitos humanos. Apenas o indivíduo teria esses benefícios.

Mesmo assim, a resolução ontem acabou sendo aprovada por 23 votos a favor e 11 contra, em um conselho formado por 47 países. O documento pede que governos em todo o mundo adotem leis protegendo as religiões contra críticas. A proposta foi apresentada pelo Paquistão, copatrocinada pela Venezuela. Entre os países que votaram a favor estavam africanos, islâmicos, Cuba e Venezuela.

A Europa votou contra a resolução, alegando que a medida poderia abrir espaço para censura, ferindo a liberdade de expressão e de imprensa...

A diplomacia brasileira tem a mesma visão dos europeus, alegando que não são religiões que devem ser protegidas, mas indivíduos. O Brasil deixou claro que não votaria a favor da resolução sugerida pelos países do Oriente Médio...

Fonte: O Estado de São Paulo, 27 de março de 2009.

NOTA: As reações a essa resolução da ONU foram tão diferentes quanto extremas. De um lado, o Vaticano comemorou a iniciativa vendo aí tão somente o direito à liberdade religiosa preservada (Dá para confiar nas intenções da Santa Sé?). Por outro lado, críticas ferozes também surgiram por parte de quem tem um pé atrás com qualquer coisa relacionada a religião. Sem dúvida, não podemos apoiar qualquer tipo de violência em nome da religião. Porém, "difamar" é por demais abrangente e pode muito bem ser deliberadamente confundido com "discordar", abrindo a porta para injustiças e opressões de todo o tipo. Parece que a matéria acima sintetiza o ponto central: "a preocupação de que isso [a resolução não vinculativa 62/154 da ONU] possa ser usado como justificativa para coibir a liberdade de expressão". Vamos ficar atentos...

3 comentários:

Alberto disse...

Pastor,

No próprio apocalipse as indicações e referências aos perseguidores eram sempre apresentadas em símbolos.

As Igrejas tinham seus erros(nem todas), tanto que cada igreja das sete do apocalipse é identificada:

ÉFESO - Abandonou o primeiro amor;
SMIRNA - Não encontrei repreensão;
PÉRGAMO - Sustentas a doutrina de balaão e dos Nicolaítas;
TIATIRA - Tolera Jezabel;
SARDES - Tem o nome de que vive e estás morto, arrepende-te;
FILADÉLFIA -Não encontrada repreensão;
LAODICÉIA - mornidão e está a ponto de ser vomitado - Se considera independente pela riqueza, mas é infeliz, miserável, pobre, cego e nú.

As Igrejas são repreendidas pelos pecados que cometiam ou toleravam, pensemos assim hoje também, pois os Cristãos e Igrejas às vezes toleram pecados e erros graves.

Contudo Deus as julgará.

Não me parece que há muita referência direta; exatamente para evitar os conflitos e perseguições.

Tudo pela inspiração e sabedoria de Deus.

As acusações diretas às pessoas e sua religiões, não parece ser muito apoiada na bíblia; principalmente acusações de Cristãos contra Cristãos, e sabemos que nem todos são tão bonzinhos como dizem.

Falemos das atitudes reprováveis, não falemos de pessoas e de suas religiões; como por exemplo os Escritores bíblicos do novo testamento citaram muitos comportamentos inadequados ou considerados desagradáveis a Deus, para mostrar o que é pecado, e que, os que perseverarem neles não herdarão o reino de Deus; veja abaixo:


1cor 6:9 e10
“Maldade, imoralidade, idolatria, adultério, homossexuais, ladrões, avarentos, bêbados, difamadores, marginais – .. Alguns de vocês eram assim. Mas foram lavados do pecado, separados para pertencerem a Deus e aceitos por Ele por meio do Senhor Jesus Cristo e pelo Espírito do Nosso Deus.”
2 Tim 3:1 a 4
1 Sabe, porém, isto, que nos últimos dias sobrevirão tempos penosos;
2 pois os homens serão amantes de si mesmos, gananciosos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a seus pais, ingratos, ímpios,
3 sem afeição natural, implacáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, inimigos do bem,
4 traidores, atrevidos, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,

Rom 1:28 a 32
21 porquanto, tendo conhecido a Deus, contudo não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes nas suas especulações se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.
22 Dizendo-se sábios, tornaram-se estultos,
23 e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.
24 Por isso Deus os entregou, nas concupiscências de seus corações, à imundícia, para serem os seus corpos desonrados entre si;
25 pois trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram à criatura antes que ao Criador, que é bendito eternamente. Amém.
26 Pelo que Deus os entregou a paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural no que é contrário à natureza;
27 semelhantemente, também os varões, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para como os outros, varão com varão, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a devida recompensa do seu erro.
28 E assim como eles rejeitaram o conhecimento de Deus, Deus, por sua vez, os entregou a um sentimento depravado, para fazerem coisas que não convêm;
29 estando cheios de toda a injustiça, malícia, cobiça, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, dolo, malignidade;
30 sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes ao pais;
31 néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, sem misericórdia;
32 os quais, conhecendo bem o decreto de Deus, que declara dignos de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que as praticam.

Apoc 21:8
8 Mas, quanto aos medrosos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos adúlteros, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago ardente de fogo e enxofre, que é a segunda morte.

Não sei se a ONU fez algo incoerente, contudo não e bom ficar se medindo e se comparando com outros Cristãos, e se considerando melhores.

Existe por aí aquele que nega a Cristo e persegue os Cristãos. Porque não se preocupar com ele e seus adeptos?

Que a paz, bondade, amor, misericórdia e salvação de Deus, seja com todos em Nosso Senhor e salvador Jesus Cristo.

Do Irmão em Cristo
Francisco Alberto de Azevedo

betoquintas disse...

o que se está divulgando é a visão/interpretação da Reuters. deveria ser publicado o documento da ONU na integra:
"Documento aprovado no Conselho de Direitos Humanos, em Genebra, deplora atos de agressão psicológica, física e ataques contra pessoas por causa de credos incluindo atentados contra locais de culto.





Conselho de Direitos Humanos
Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.






As Nações Unidas adotaram uma resolução, nesta quinta-feira, condenando atos de violência motivados por diferenças religiosas.

O documento, aprovado pelo Conselho de Direitos Humanos, em Genebra, recebeu 23 votos a favor, 13 contra e 11 abstenções.

Símbolos

O conselho condenou, com veemência, casos de agressões psicológicas e físicas, além de violência e ataques contra pessoas por causa de opção religiosa e credos.

A resolução também deplorou atentados contra locais de culto e adoração, monumentos considerados sagrados, símbolos religiosos e personalidades veneradas por vários credos.

O texto expressou a preocupação do Conselho de Direitos Humanos com o que chamou de uma campanha de intensificação e difamação de religiões incluindo a forma como minorias islâmicas teriam sido tratadas após os ataques de 11 de setembro de 2001 contra os Estados Unidos.

Pela resolução, a ONU pede a todos os países que tomem as medidas necessárias para promover tolerância e respeito a todos os credos e religiões."

F.Alberto disse...

Beto,

Tudo bem?

Gostei de sua argumentação! lógica e racional e imparcial

Fui ao seu blog "RASCUNHOS DE UM PAGÃO".

Achei interessante o título interno de seu blog. É Novidade!

Também surgiu uma curiosidade e quis saber se você foi batizado em uma igreja Cristão e se o título é só fantasia?

Desculpe o jeito,

Abraço,

Alberto.
Meu blog: http://cristaoslivres-francisco.blogspot.com/