terça-feira, maio 19, 2009

Políticos de Portugal participam de reunião secreta do Bilderberg

A líder do PSD e o ministro da Economia [Portugal] vão participar nos encontros Bilderberg, uma reunião quase secreta que decorre durante o fim-de-semana [último] na Grécia.

Há 55 anos que os líderes mais influentes da Europa e dos Estados Unidos da América se reúnem nos encontros de Bilderberg. Membros dos Governos, especialistas em defesa, empresários dos meios de comunicação social, banqueiros, economistas, líderes políticos e membros das famílias reais juntam-se para definir linhas políticas para o mundo. Este ano, o cenário é Nafsika Astir Palace Hotel, um hotel de cinco estrelas - como habitual - em Vouliagmeni, na Grécia.

Francisco Pinto Balsemão é membro permanente deste grupo e até já conseguiu trazer a reunião, em 1999, para Sintra. Além de ter estado presente em quase todas as reuniões desde a década de 80, o ex-primeiro-ministro e presidente da Impresa tem assumido a tarefa de seleccionar e convidar os portugueses que já marcaram presença nestes encontros de Bilderberg. Manuela Ferreira Leite e Manuel Pinho foram os escolhidos para lá estar, este fim-de-semana.

Fonte: Diário Econômico

Comentário enviado por Filipe Reis: Naturalmente que o Ministro da Economia, Manuel Pinho, faz parte do atual governo português do PS (de esquerda), que no ano anterior esteve representado na reunião do Clube Bilderberg por António Costa, presidente da autarquia lisboeta, e uma das figuras do partido mais próximas de José Sócrates, o atual Primeiro-ministro.

Manuela Ferreira Leite é líder do PSD (de direita) há alguns meses, o único partido alternativo a governo em Portugal. Ela é ligada à banca (já foi Ministra das Finanças) e à ala mais conservadora da sociedade. O ano passado esteve presente neste encontro um outro elemento do PSD, Rui Rio, presidente da autarquia do Porto, a segunda mais importante do país. Rio é uma figura em ascenção dentro do PSD.

Francisco Pinto Balsemão é um dos fundadores do PSD, no período pós revolução de 25 de Abril de 1974, que ditou o fim da ditadura de extrema-direita. Hoje, ele é uma magnata da comunicação em Portugal. O grupo que lidera, a Impresa, detém vários títulos de jornais, revistas e uma cadeia de televisão privada de âmbito nacional, que tem cinco canais no ar.

Nenhum comentário: