quarta-feira, julho 22, 2009

Aceitação dos valores da família depende da relação sólida entre mãe e filhos

Pesquisadores da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, divulgaram o resultado de um estudo que mostra que uma relação próxima com as mães é o fator mais importante na decisão de se iniciar a vida sexual para as meninas. Os dados foram coletados em um banco de dados que contém informações recolhidas de 90 mil adolescentes.

Após analisar os dados do banco, foram realizadas dezenas de milhares de entrevistas com as mães e os jovens. Uma observação importante foi a de que uma relação sólida entre mães e filhos garante uma maior sintonia entre as crianças e os valores de suas família. Os pesquisadores também observaram que somente a desaprovação dos pais quanto ao fato de iniciar a vida sexual não faz diferença, ou seja, só reprovar o fato não transmite uma mensagem que os jovens assimilem. Se os pais não conversam sobre o comportamento sexual dos filhos, de maneira franca, a impressão dos jovens é de que seu comportamento não importa para os pais.

Outra observação importante do estudo foi a de que as discussões sobre o tema variam de acordo com sexo dos filhos. As meninas ainda recebem conselhos com relação a sua reputação e o respeito da sociedade para com elas. Já os meninos recebem informações e conselhos com relação a cuidados com prevenção de problemas de saúde.

Finalmente, as mães conseguem influenciar mais as meninas do que aos meninos. Para esses, outras influências, como a do pai, dos amigos e parentes têm um peso maior.

Fonte: Portal G1

NOTA: É uma pesquisa relevante, porém, não devemos minimizar o papel do pai para o equilibrio emocional e o desenvolvimento da sexualidade das filhas.

Nenhum comentário: