terça-feira, setembro 15, 2009

Terrorismo publicitário

Problemas ambientais? Certamente existem, dentre os quais o aquecimento global provocado pelos gases de efeito estufa não é nem o principal, nem tão pouco 100% verdadeiro. Por trás do atual discurso ambientalista há grandes interesses políticos-religiosos que visam destruir as liberdades civis e impor uma ditadura mundial (algo profetizado em apocalipse 13:15-17). Esse ECOmenismo está usando o medo como arma política para provocar mudanças planejadas através do "efeito manada" - levando todos a seguirem para uma única direção desejada. Prova disso é a peça publicitária abaixo encomendada pela ong WWF Brasil a uma das maiores agências publicitárias do país.


Saiba mais: "Ambientalismo: arrombando consciências".

2 comentários:

Bedene disse...

Olá pastor Santeli, meu nome é Andrei, sou da central de Curitiba (onde seu primo Bruno Santeli é pastor). Tenho o hábito de visitar semanalmente seu blog.
Porém quanto a esta notícia, existem alguns equivocos que gostaria de explicar a voce. Sou estudante de comunicação/publicidade e semana passada mesmo tivemos uma aula inteira apenas para discutir este comercial.
Primeiro deixo claro que tenho a ciencia dos interesses políticos-religiosos que usam dessa temática ambientalista para gerar medo e da importancia profetica que tudo isto tem demonstrado ter.

Bom, o que acontece é que a ganancia humana, a sede pelas conquistas, pelo sucesso e pelo glamour do mundo publicitário faz com que alguns profissionais da área cometam erros e atos abomináveis.
As agencias inscrevem suas peças e trabalhos nos principais festivais e premiações do mundo, visando o reconhecimento e as estatuetas, mas algumas daquelas nunca estão satisfeitas apenas com aquilo que REALMENTE fizeram durante o ano, querem inscrever mais peças, mais, mais, mais... Então começam a criar as chamadas "Peças Fantasmas".
Peças Fantasmas são aquelas produzidas sem o pedido do cliente, sem um brief, sem um motivo. São feitas exclusivamente para que possam ser 'um numero a mais' a serem inscritas nos tais festivais. Então são veiculadas em algum canal, apenas uma unica vez, para ganhar os carimbos e papeladas, isso para caso seja a vencedora (em algum dos concursos), assim ninguem pode anular, afinal é só mostrar o papel: "Veja, ela passou no canal 'X' às 3 da manha".
Este é o caso desta peça. Criada pela DM9 (ou DDB Brasil), foi ao ar nos EUA uma unica vez (sem o conhecimento da WWF) no horario da madrugada.
Venceu uma premiação que eu nao me lembro o nome, e isto desencadeou uma série de repercussões internacionais, principalmente pelos norte americanos, rasgando criticas e desaprovações. Não só pelo fato de que o mundo publicitário reconhece quando uma peça é fantasma (apesar de não poder provar), mas pelo mau gosto e pela falta de inteligencia. Afinal, qualquer pessoa com o minimo de cultura tem a noção de que "atentados terroristas" nada tem haver com desastres naturais.
Até o dia 05/09/09 a DDB Brasil já havia emitido 5 notas internacionais com pedidos de desculpa. Em uma delas o presidente da DDB Brasil diz que a peça passou sem ninguem perceber e que a culpa era dos estagiarios que produziram. Haja cara-de-pau, afinal para efetuar a inscrição em qualquer festival, é preciso pagar$$ e ter a assinatura do presidente da agencia. Mas enfim...
A WWF, tanto a mundial quanto a sua representante no Brasil, foram vitimas. E ela no caso, não pode nem reclamar, pois a DDB Brasil oferece serviços gratuitos (e ja há muitos anos).
*Claro que isto não isenta a WWF, que anteriormente já encomendou diversas outras campanhas em que podemos notar o "efeito manada" presente.

Mas é isso,
parabens pelo trabalho!
Um abraço!

Dan Resque disse...

Certo!