Uma mulher disse que o som de um oceano a encorajou a "seguir em frente".
Outra baixou a concha do ouvido e disse ter ouvido: "Nós não estamos lá ainda".
Os oito homens e mulheres sentados em um semi-círculo no salão de comunhão da Igreja Unida de Cristo da comunidade de Raleigh pararam por 90 minutos no "sábado da Terra" [earth sabbath] em uma terça-feira recente.
O serviço foi concebido por Halsted, que lidera esta congregação com uma longa história de luta pelos direitos dos afro-americanos, mulheres e gays. Ultimamente, muitos de seus membros se tornaram ativistas ambientais, então ele elaborou uma celebração que lhes permitisse fazer uma pausa e renovar suas conexões espirituais com a Terra.
Agora, o formato do sábado da Terra encontrou um patrocinador com a filial da Interfaith Power and Light da Carolina do Norte, uma organização que trabalha com comunidades de fé em todo o estado para enfrentar as causas e conseqüências das mudanças climáticas.
Celebrações do sábado da Terra agora estão sendo mantidas em um punhado de cidades da Carolina do Norte, incluindo Chapel Hill, Durham e Asheville. Sua finalidade é "salvar e energizar" a vida espiritual de ativistas ambientais e outros que lamentam o dano à terra e seus recursos.
[...]
A destruição deixada no rastro do furacão Sandy pode despertar mais congregações religiosas para as realidades e os perigos da mudança climática. Mas, enquanto muitos já estão trocando as lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes compactas, eliminando espuma e copos de café, plantando jardins e instalando painéis solares, poucos têm dado atenção para as dimensões espirituais deste trabalho.
"Mais e mais congregações religiosas estão perguntando: "Por que estamos fazendo isso? É apenas para economizar dinheiro?", disse John Grim, co-diretor do Fórum de Religião e Ecologia na Universidade Yale. "De repente, abre-se uma visão contemplativa e espiritual mais profunda sobre o nosso relacionamento com o planeta."
Os sábados da terra não são inteiramente novos; a ONU iniciou um "Serviço do Sábado Ambiental", em 1990, com uma declaração que dizia: "Nós precisamos descansar e permitir que a Terra descanse."
A versão da Carolina do Norte compartilha muitos elementos comuns. Ela inclui orações, cantos e leituras devocionais. Mas há poucas, se é que há alguma, leitura da Bíblia. E Jesus raramente é mencionado. Em parte, isso é porque a cerimônia é intencionalmente inter-religiosa. Em parte, é porque a linguagem do ativismo ambiental evita a ênfase na salvação individual em favor de uma ética de interdependência e unicidade.
NOTA: Faz tempo que estamos indicando que esse dia chegaria, quando o movimento ECOmênico proporia uma "solução" para as "mudanças climáticas": o descanso da Terra (leia-se, Lei Dominical). Sabbath significa sábado e tem sua origem na criação quando Deus separou e abençoou o sétimo dia para ser um dia de descanso e comunhão com o Criador. Porém, a Igreja Cristã (Roma) mudou a guarda do sétimo dia para o primeiro dia da semana - o domingo. Com o passar dos séculos, a palavra Sabbath ganhou novos significados na cultura popular. Hoje, Sabbath, significa descanso e está associada ao domingo no mundo ocidental.
Algumas expressões da matéria acima falam por si mesmas:
"Conexões espirituais com a Terra" - Panteísmo.
"Perdemos o contato com a sacralidade da Terra" - Panteísmo.
"Nós precisamos... permitir que a Terra descanse" - cria-se primeiro uma necessidade, para depois vender o produto (Lei Dominical).
"Há pouca leitura da Bíblia. Jesus raramente é mencionado" - Ecumenismo, sincretismo religioso.
"Evita a ênfase na salvação individual em favor de uma ética de interdependência e unicidade" - Coletivismo."Dimensões espirituais deste trabalho" - ECOmenismo.
O mundo está sendo condicionado para aceitar a futura Lei Dominical - a marca da besta...
A destruição deixada no rastro do furacão Sandy pode despertar mais congregações religiosas para as realidades e os perigos da mudança climática. Mas, enquanto muitos já estão trocando as lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes compactas, eliminando espuma e copos de café, plantando jardins e instalando painéis solares, poucos têm dado atenção para as dimensões espirituais deste trabalho.
"Mais e mais congregações religiosas estão perguntando: "Por que estamos fazendo isso? É apenas para economizar dinheiro?", disse John Grim, co-diretor do Fórum de Religião e Ecologia na Universidade Yale. "De repente, abre-se uma visão contemplativa e espiritual mais profunda sobre o nosso relacionamento com o planeta."
Os sábados da terra não são inteiramente novos; a ONU iniciou um "Serviço do Sábado Ambiental", em 1990, com uma declaração que dizia: "Nós precisamos descansar e permitir que a Terra descanse."
A versão da Carolina do Norte compartilha muitos elementos comuns. Ela inclui orações, cantos e leituras devocionais. Mas há poucas, se é que há alguma, leitura da Bíblia. E Jesus raramente é mencionado. Em parte, isso é porque a cerimônia é intencionalmente inter-religiosa. Em parte, é porque a linguagem do ativismo ambiental evita a ênfase na salvação individual em favor de uma ética de interdependência e unicidade.
Por exemplo, as celebrações podem envolver meditação budista, exercícios de Tai Chi, ou orações para os quatro elementos ou direções, algo presente na espiritualidade dos nativos americanos.
E embora esses rituais ocorram frequentemente nas salas de comunhão da igreja ou salas de aula, é dada especial atenção ao ambiente. Em uma recente celebração de sábado da Terra em Chapel Hill, os participantes se sentaram em um brilhante concreto no chão e rezaram em uma sala iluminada apenas pela lenta luz do entardecer.
Halstead disse que desenvolveu o modelo para o sábado da Terra, quando ele percebeu que o avivamento é impossível a menos que as pessoas reconheçam o sagrado na natureza.
"Nós perdemos contato com a sacralidade da Terra", disse Halsted. "Nós a consideramos muito como prerrogativa. Precisamos voltar a ligar. É só quando nos reconectarmos que a apreciaremos mais profundamente".
Linda Rodriguez, uma ativista ambiental batista e uma entusiasta do sábado da Terra, disse que está aprendendo a cultivar a gratidão.
"Nossa terra, nossa água, nosso ar - se não tivermos nenhum deles não iríamos sobreviver", disse ela. "Se compreendermos que é um dom que é dado a cada dia, poderemos perceber o quão precioso é isso tudo."
[...]
Fonte: Religion News NOTA: Faz tempo que estamos indicando que esse dia chegaria, quando o movimento ECOmênico proporia uma "solução" para as "mudanças climáticas": o descanso da Terra (leia-se, Lei Dominical). Sabbath significa sábado e tem sua origem na criação quando Deus separou e abençoou o sétimo dia para ser um dia de descanso e comunhão com o Criador. Porém, a Igreja Cristã (Roma) mudou a guarda do sétimo dia para o primeiro dia da semana - o domingo. Com o passar dos séculos, a palavra Sabbath ganhou novos significados na cultura popular. Hoje, Sabbath, significa descanso e está associada ao domingo no mundo ocidental.
Algumas expressões da matéria acima falam por si mesmas:
"Conexões espirituais com a Terra" - Panteísmo.
"Perdemos o contato com a sacralidade da Terra" - Panteísmo.
"Nós precisamos... permitir que a Terra descanse" - cria-se primeiro uma necessidade, para depois vender o produto (Lei Dominical).
"Há pouca leitura da Bíblia. Jesus raramente é mencionado" - Ecumenismo, sincretismo religioso.
"Evita a ênfase na salvação individual em favor de uma ética de interdependência e unicidade" - Coletivismo."Dimensões espirituais deste trabalho" - ECOmenismo.
O mundo está sendo condicionado para aceitar a futura Lei Dominical - a marca da besta...
Um comentário:
Fiquemos de olho neles !!Eles vem comendo pelas beiradas !São sutís hummmm ,,,,O inimigo 6 mil anos de praia !!!em cada época com uma estrátegia diferente ,bem !vamos ver no que dá ,sabemos onde vai dar !!! ééééeeeee.
Postar um comentário