quinta-feira, agosto 16, 2007

CIA e Vaticano editaram Wikipédia

Um site com uma nova ferramenta virtual indica que usuários de computadores da CIA (agência de inteligência americana) e do Vaticano estão entre os responsáveis por edições nos textos do site Wikipedia, um dos mais populares do mundo para pesquisas na internet. A Wikipedia é uma enciclopédia virtual com milhares de artigos em dezenas de línguas, inclusive o português. A página permite que qualquer pessoa adicione ou modifique informações nela contidas.

O novo site, chamado Wikipedia Scanner, permite saber a organização que estaria por trás das mudanças por meio do IP (um número que identifica cada computador ligado à rede) do computador usado pelo autor das alterações, mas não identifica o nome dele.

O Wikipedia Scanner descobriu, por exemplo, que computadores da CIA foram usados para mudar o conteúdo da página da Wikipedia sobre o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad... Um porta-voz da CIA disse que não pode confirmar se pessoas usando computadores da agência de fato editaram a Wikipedia, mas enfatizou que "a CIA tem uma missão vital na proteção dos Estados Unidos e o foco da agência está lá, nesse trabalho decisivo".

O Wikipedia Scanner também descobriu que computadores do Vaticano foram usados para remover parte do conteúdo da página sobre o líder do partido republicano irlandês Sinn Féin, Gerry Adams.

Na edição, foram retirados links para artigos de jornal publicados em 2006 que dizem que as digitais de Adams foram encontradas em um carro usado em um duplo homicídio em 1971...

Fonte: BBC Brasil

NOTA: Se os EUA e o Vaticano têm essa prática, quem pode garantir que já não fizeram isso antes em outras situações? E quem pode garantir que esses dois poderes, futuramente, não manipularão outras informações que estejam de acordo com seus interesses?

Um comentário:

Anônimo disse...

Pr. Sérgio,
temo ser leviano, porém, essa notícia faz muito sentido com o que vou relatar:
Quando descobri a Wikipedia consultei sobre o Shabat e Constantino e lá frisava muito bem que Constantino editou como descanso semanal o domingo no Império Romano com o objetivo de unificar os pagãos e cristãos, dizendo também que o sábado era a prática dos cristãos até aquela data (sempre gostei de contrastar as informações de fontes diferentes para averiguar a veracidade dos fatos). Tempo depois consultando esse assunto, para meu espanto, vi que o tópico foi reduzido para somente "que determinou oficialmente o domingo como dia de repouso, com exceção dos lavradores."
Naquela hora pensei comigo: Como Satanás é esperto em encobrir as informações para não propagar a verdade, e mantive isso comigo.
Agora, vendo a matéria do Pr., não tenho dúvidas de que a MESMA mente está editando os principais veículos de informação da massa.
Parabéns pelo seu trabalho!
MARANATA.....