quarta-feira, agosto 22, 2007

Estudantes ingleses podem ganhar chip no uniforme

Os uniformes escolares no Reino Unido podem ganhar um chip que possibilita aos pais e professores acessarem informações a respeito dos estudantes. Segundo o jornal italiano La Repubblica, os trajes, desenvolvidos por uma empresa especializada, utilizam um satélite para fornecer dados como a localização e registros escolares.

O "uniforme tecnológico", como está sendo chamada a roupa, foi aprovado por 59% dos 800 pais consultados pela empresa La Trutex, a inventora da idéia. O produto fornece, entre outras informações, a localização do usuário, o que é um atrativo a pais que temem que seus filhos sejam vítimas de seqüestro ou estejam envolvidos em brigas de rua.

No entanto, o uso desses uniformes pelas instituições de ensino deve gerar um novo debate sobre liberdades individuais no Reino Unido. Principalmente porque a empresa tem enfatizado que não só os pais teriam acesso às informações, mas também as autoridades escolares. Recentemente, o país discutiu a decisão de uma escola que coletou as impressões digitais dos alunos para o acesso à biblioteca.

Fonte: Terra

NOTA: Sempre em nome da "segurança"... Foi assim que surgiu o nazismo na Alemanha. Precisa dizer mais?

2 comentários:

Anônimo disse...

Pastor, creio ser perda de tempo precioso esta discussão em torno de liberdades individuais, que são restringidas por meio de 'artefatos' tech ou não. Não podemos negar que vivemos num mundo altamente secularizado e aqueles que não tem outra fonte de 'segurança', precisam fazer uso daquilo que a mesma sociedade na qual estão inseridos (e usufruindo de seus derivados), lhes oferecem.

Quanto àqueles que buscam outra fonte de segurança (viver e andar segundo a vontade do Senhor Deus Criador), o que dizer quando estes utilizam-se de meios oferecidos pela mesma sociedade secularizada acima descrita, como por exemplo: Rastreamento de veículos via satélite e celulares (que os encontram onde estiverem, se o mesmo estiver ligado é claro), não seria esta tambem uma forma de 'acessar' o indivíduo de uma forma, digamos, menos eficiente?

Adj

Pr. Sérgio Santeli ssanteli@br.inter.net disse...

Olá Adj:


A discussão aqui não envolve a questão do secularismo mas a perda das liberdades individuais (civis). Em especial, a preocupação deve existir quando refere-se ao Estado como o invasor de privacidade, o infrator de liberdades civis, já que a liberdade é um direito inato do ser humano e o Estado tem a obrigação de conservar esse direito. No caso dessa notícia, as "autoridades escolares" terão acesso às informações, o que pode ser considerado menos grave do que se fosse as autoridades civis, mesmo assim, alguns pais não deverão concordar com esse tipo de vigilância. De qualquer forma, essa tensão moderna entre segurança X perda de liberdades serve para condicionar a mente das pessoas para a futura perda da liberdade religiosa, essa sim, a crise final profetizada pela Bíblia.