domingo, agosto 26, 2007

Sinais e curas no tempo do fim

O fenômeno de curas e milagres será usado pelo inimigo para enganar as pessoas exatamente antes da Volta de Jesus. E isso já está acontecendo (leia aqui e aqui). Só o fato de certos indivíduos supostamente possuírem o poder de realizar curas e milagres não significa por isso, que é o poder de Deus que os acompanha. A Volta de Cristo revelará grandes surpresas: "Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor, entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor, porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade" (Mt 7:21-23).

Jesus nos alertou sobre o surgimento de falsos profetas operando sinais e maravilhas com o fim de enganar os fiéis: "Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível, os próprios eleitos" (Mt 24:24). O cristão deve estar atento, ainda mais porque, embora Deus seja poderoso para efetuar todo e qualquer milagre que desejar, para a Providência divina, a cura nem sempre é o melhor caminho (Veja o caso de Paulo em 2Co 12:7-9, e o de Eliseu em 2Rs 13:14, 20).

O que acontece, então, com as pessoas que são tão facilmente enganadas? Ora, embora usando uma estrutura de pensamento lógico, muitos acabam sendo enganados porque não examinam a veracidade de suas premissas:

1ª Premissa: Só Deus pode operar de modo sobrenatural.

2ª Premissa: As curas e sinais miraculosos são obras sobrenaturais.

Conclusão: Todas as curas e sinais são obras de Deus.

Nesse tipo de raciocínio lógico, a conclusão só será verdadeira se as duas premissas também o forem. O que não acontece no raciocínio exposto acima, já que a primeira premissa é falsa: "Faraó, porém, mandou vir os sábios e encantadores; e eles, os sábios do Egito, fizeram também o mesmo com as suas ciências ocultas. Pois lançaram eles cada um o seu bordão, e eles se tornaram em serpentes; mas o bordão de Arão devorou os bordões deles" (Êx 7:11, 12). "E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz" (2Co 11:14). "Porque eles são espíritos de demônios, operadores de sinais, e se dirigem aos reis do mundo inteiro com o fim de ajuntá-los para a peleja do grande Dia do Deus Todo-Poderoso" (Ap 16:14). "Ora, o aparecimento do iníquo é segundo a eficácia de Satanás, com todo poder, e sinais, e prodígios da mentira" (2Ts 2:9).

O inimigo tentará enganar os fiéis até mesmo imitando as obras do profeta Elias: "Também opera grandes sinais, de maneira que até fogo do céu faz descer à terra, diante dos homens" (Ap 13:13). Como, então, os fiéis poderão desmascarar o inimigo? Simples. Seguindo a Bíblia: "Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível Dia do Senhor" (Ml 4:5). O segredo está no verso anterior: "Lembrai-vos da Lei de Moisés, meu servo, a qual lhe prescrevi em Horebe para todo o Israel, a saber, estatutos e juízos" (Ml 4:4). Portanto, todo aquele que vier no "espírito de Elias", deverá demonstrar sua credencial divina confirmando a Lei de Deus! Dentro dos Dez Mandamentos está o verdadeiro sinal de Deus para o Seu povo: "Certamente, guardareis os meus sábados; pois é sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o Senhor, que vos santifica" (Ex 31:13). Jesus desaprova a tendência humana de valorizar mais as curas e os milagres do que Sua Santa Palavra: "Se, porventura, não virdes sinais e prodígios, de modo nenhum crereis" (Jo 4:48).

O Espírito Santo foi enviado para guiar as pessoas a "TODA A VERDADE" (Jo 16:13). Por isso, podemos ter certeza que jamais Ele falará ou agirá contra a Palavra de Deus (Jo 17:17), ou contra a Santa Lei de Deus (Sl 119:142, 151).

"A Palavra de Deus declara que Satanás operará milagres. Fará com que as pessoas fiquem doentes, e depois, de repente removerá delas seu poder satânico. Serão consideradas então curadas. Essas obras de cura aparente levarão os adventistas do sétimo dia à prova... O povo de Deus não encontrará sua segurança na operação de milagres, pois satanás havia de falsificar qualquer milagre que fosse feito... Devem tomar posição baseados na Palavra viva – 'Está escrito'. Este é o único fundamento sobre que podem estar seguros" (Mensagens Escolhidas, v. 2, p. 53, 55).

2 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.