terça-feira, novembro 27, 2007

Bush e Gore discutem aquecimento global na Casa Branca

O presidente dos EUA, George W. Bush, recebeu na noite de segunda-feira na Casa Branca o ex-vice-presidente americano Al Gore, seu rival nas disputadíssimas eleições presidenciais de 2000 e ganhador do Nobel da Paz deste ano. Os dois discutiram o problema do aquecimento global, tema do documentário "Uma verdade inconveniente", de Gore, vencedor do Oscar de 2007.

Gore não disse sobre exatamente o que os dois conversaram, limitando-se a declarar que Bush se mostrou muito agradável e cordial. Foi muito cavalheiro ao acertar a reunião e o que tratamos foi muito concreto".

Ao ser perguntado se havia conseguido mudar a política de Bush em relação ao clima, Gore afirmou: "Foi uma conversa privada".

Bush defende que os países estabeleçam de forma voluntária os seus níveis de emissão de gases que causam o efeito estufa e que seriam para muitos cientistas a causa do aumento das temperaturas no mundo.

Foi a primeira vez que Gore retornou ao Salão Oval da Casa Branca desde que deixou a Vice-presidência em 2001. Os dois haviam conversado quatro vezes depois das eleições de 2000, incluvise quando Gore aceitou a derrota após a recontagem de votos na Flórida.

Com a vitória no Oscar e no prêmio Nobel, Gore tem sido pressionado por muitos democratas a disputar novamente a Presidência americana no próximo ano, quando Bush sairá de cena. Mas o ex-vice-presidente tem se mantido firme na posição de se manter fora da disputa.

Fonte: O Globo Online

NOTA: O que será que os dois trataram de concreto? Como os dois estão comprometidos com a Nova Ordem Mundial, cada um do seu jeito, tenho um palpite sobre o que eles não falaram: a manutenção das liberdades civis e da liberdade religiosa. Em tempo: o suposto tempo de "reação" da população mundial para combater o aquecimento global (mudança de hábitos) está cada vez mais encurtando. Esse discurso, além de sensacionalista, contribui para criar o "efeito manada" (quando um grupo de pessoas age na mesma direção movido por pânico, de modo irracional).

Nenhum comentário: