quarta-feira, dezembro 05, 2007

Patriarca Ortodoxo defende união com Roma

O patriarca ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I, crê que hoje "é nossa obrigação, mais do que nunca, exigir as raízes cristãs da Europa e a unidade espiritual, sacramental e doutrinal que se tinha antes do cisma das duas Igrejas".

O líder ortodoxo o afirmou na sexta-feira passada a uma delegação enviada pelo Papa ao Patriarca de Constantinopla em Istambul (ortodoxo), na já tradicional visita de intercâmbio entre as duas Igrejas por ocasião da festa de Santo André (30 de novembro) e por São Pedro e São Paulo (29 de junho).

"A reevangelização de nossos povos é hoje mais necessária que nunca", disse o patriarca. "Cremos que a Europa Oriental e a Europa Ocidental têm de deixar de olhar uma à outra como estrangeiras", sugeriu.

"O contato entre cristãos da tradição latina e da fé ortodoxa tem de converter-se em mais produtivo para ambas partes", alentou... (Leia mais: Zenit).

NOTA: Nada contra o diálogo inter-religioso, e nada contra a união, desde que fundamentados na autoridade bíblica. O fato de muitas tradições (instituições) religiosas estarem se rendendo aos encantos de Roma (que não mudou em nada seu pensamento desde a Idade Média), só vem confirmar o cumprimento profético de Apocalipse 13:3 (última parte) e 13:8.

Nenhum comentário: