sexta-feira, janeiro 04, 2008

EUA: partido republicano recebe apoio da direita cristã

As assembléias de eleitores de Iowa deram ontem a primeira indicação do que será a disputa entre republicanos e democratas à eleição presidencial americana deste ano, com as vitórias, respectivamente, de Mike Huckabee e Barack Obama. Até 1h20 de hoje (horário de Brasília), o senador negro Barack Obama liderava entre os democratas: com 98% das assembléias apuradas, ele tinha 38% da preferência, seguido por John Edwards, com 30%, e Hillary Clinton, com 29%.

Em uma votação menos acirrada, Mike Huckabee liderava com folga entre os republicanos. Com 78% das assembléias locais apuradas, o ex-governador de Arkansas e ex-pastor, que congregou votos de conservadores e da direita religiosa, alcançava 34% da preferência. Em segundo vinha o ex-governador de Massachusetts, Mitt Romney, com 25%, seguido por John McCain, com 14%, e Fred Thompson, com 13%.

Em intenções de votos medidas nacionalmente, Hillary lidera entre os democratas, com 43,8%, e o ex-prefeito de Nova York Rudy Giuliani vem em primeiro entre os republicanos, com 20,8%. Os dados são do Real Clear Politics, site independente que reúne pesquisas de intenção de voto no país.

A votação em Iowa, porém, pode influenciar as disputas internas dos partidos nos demais Estados. New Hampshire vem a seguir, com eleições primárias no próximo dia 8. Mas uma melhor definição de candidatos de cada partido só será vislumbrada depois da Superterça, em 5 de fevereiro, quando o Partido Democrata terá primárias e "caucuses" em 24 Estados e o Republicano, em 20...

Fonte: Folha de São Paulo, 04 de janeiro de 2008


Otimismo e o dom de se insurgir contra forças adversas também foram a tônica da campanha de Mike Huckabee. Mas o vitorioso entre os republicanos, que é um ex-pastor batista, enfatizou também suas crenças religiosas e os valores familiares em sua campanha, tópicos que tendem a ser bem recebidos pelo eleitorado socialmente conservador de Iowa.

Huckabee começou a se destacar nacionalmente graças aos bons desempenhos que teve nos debates com outros pré-candidatos republicanos exibidos em emissoras de TV. O candidato, que é criacionista e rejeita as teorias evolutivas de Charles Darwin, falou sem rodeios sobre, por exemplo, que não acredita que o homem descenda de primatas. O candidato acredita em uma interpretação literal da Bíblia.

Fonte: BBC Brasil

NOTA: As eleições norte-americanas deste ano devem definir o desenrolar dos acontecimentos proféticos... É só esperar e conferir...

Um comentário:

Anônimo disse...

Mike Huckabee. Será esse o futuro governante da maior potencia mundial ?