terça-feira, janeiro 15, 2008

Jornal do Vaticano mostra os "dois lados" de Harry Potter

O jornal do Vaticano, L'Osservatore Romano, publicou na segunda-feira (14) uma reportagem sobre a saga literária infantil Harry Potter, muito criticada há alguns anos pelo cardeal Joseph Ratzinger, que se tornou desde então o Papa Bento XVI.

Em matéria intitulada "As duas caras de Harry Potter", o Osservatore Romano apresentou dois pontos de vista opostos sobre a dimensão moral da obra de sucesso, finalizada recentemente por sua autora, a britânica J.K.Rowling, com um sétimo livro.

Edoardo Rialti, especialista em literatura inglesa na Universidade de Florença, aprova "o julgamento profundo" expressado pelo cardeal Ratzinger em 2003, segundo o qual a saga "exerce uma sedução sutil e profunda que corrompe a alma dos jovens cristãos antes mesmo que ela seja completamente formada".

Ao contrário, o outro especialista, o escritor católico Paolo Gulisano, sustentou que "através das aventuras mirabolantes dos diversos personagens, é possível entrever a visão antropológica do autor que, em um mundo pós-moderno e individualista, busca convencer o jovem leitor que fazer o bem é a melhor coisa a se fazer".

Fonte: Portal G1

NOTA: Como pode a Igreja-Mãe do cristianismo, que é capaz de comprar uma briga com qualquer um para defender temas como a vida e a família, dar espaço para um autor defender a cultura "Harry Potter"? Foi dessa forma, abrindo brechas para o paganismo, que a Igreja Cristã historicamente perdeu a pureza apostólica e incorporou diversos conceitos pagãos, dando-lhes apenas uma roupagem cristã.

Nenhum comentário: