quinta-feira, janeiro 03, 2008

Papa adverte: quem prejudica a família prejudica a paz

Bento XVI explicou no Dia Mundial da Paz que a linguagem da paz aprende-se em família, de modo que quem prejudica a família prejudica também a paz. O Papa começou o primeiro dia do ano com uma solene celebração eucarística, na Basílica de São Pedro, na solenidade de Maria, Mãe de Deus, invocando a paz sobre as famílias e sobre o mundo inteiro.

Depois, ao rezar o Ângelus junto a vários milhares de peregrinos congregados na praça de São Pedro, comentou o tema da Jornada deste ano: "Família humana, comunidade de paz".

"O mesmo amor que edifica e mantém unida a família, célula vital da sociedade, favorece essas relações de solidariedade e de colaboração entre os povos da terra, que são próprias dos membros da única família humana", explicou o bispo de Roma.

"Quem dificulta a instituição familiar, ainda que seja inconscientemente – disse citando a Mensagem para o Dia Mundial da Paz –, faz que a paz de toda comunidade, nacional e internacional, seja frágil, porque debilita o que, de fato, é a principal 'agência' de paz".

"Não vivemos uns ao lado dos outros por casualidade – advertiu –; todos estamos percorrendo um mesmo caminho como homens e, portanto, como irmãos e irmãs".

Por este motivo, sublinhou, "é verdadeiramente importante que cada um assuma sua responsabilidade perante Deus e que reconheça n'Ele o manancial originário da existência própria e da dos demais".

"Desta consciência emana um compromisso para fazer da humanidade uma autêntica comunidade de paz, regida por uma 'lei comum, que ajude a liberdade a ser realmente ela mesma..., e que proteja o frágil do abuso do mais forte'", propôs. [grifo acrescentado]

Ao começar o ano 2008, no qual se celebra "o sexagésimo aniversário da Declaração Universal dos Direitos do Homem", o Papa convidou a comunidade internacional "a empreender um caminho de autêntica solidariedade e de paz estável".

Fonte: Zenit

(Colaboração: Fernando Machado)

NOTA: Sem dúvida, a família deve ser fortalecida pois é o alicerce de qualquer sociedade. Da mesma forma, a paz deve ser promovida por todos aqueles que amam o bem. No entanto, quando o papa fala de família e de paz tem em mente apenas uma coisa: o descanso dominical - a maneira defendida pelo Vaticano para unir o mundo todo e, ao mesmo tempo, restaurar a sua supremacia mundial.

Nenhum comentário: