segunda-feira, fevereiro 18, 2008

Cientistas brasileiros discordam do aquecimento global

Um grupo de cientistas entregou ontem [14] ao ministro Sérgio Rezende (Ciência e Tecnologia) documento que questiona a influência da ação humana nos fenômenos das mudanças climáticas globais. "A conservação ambiental não tem nada a ver com o aquecimento global, esta é a nossa principal mensagem", disse Luis Carlos Molion, diretor do Instituto de Ciências Atmosféricas da Ufal (Universidade Federal de Alagoas). Os integrantes do grupo afirmam ser "céticos sobre a existência do aquecimento global".

Os dados apresentados ontem fazem parte do projeto internacional Cloud, que reúne 24 instituições de ensino universitário de dez países para analisar a influência de raios cósmicos na atmosfera e no clima da Terra. Baseados em dados desta iniciativa, os signatários do relatório entregue ao MCT afirmam que dentro de 20 anos a temperatura do planeta estará mais baixa e questionam as conclusões do IPCC, o painel da ONU sobre mudança climática que ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 2007. Os dados do painel seriam "alarmistas" e o Protocolo de Kyoto, "inútil".

"O que nós queremos é mais democracia para debater o assunto, só uma voz tem lugar na imprensa hoje", afirmou o economista Mark Lund.
Os pesquisadores disseram que pretendem organizar seminários em São Paulo para debater publicamente a teoria. O IPCC, dizem os "céticos", não levaria em conta dados sobre o comportamento da temperatura do planeta há centenas ou milhares de anos e partiria de premissas equivocadas. "Há interesses financeiros por trás do IPCC, a gente não consegue trazer a verdade", disse Fernando Mendonça, ex-presidente do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

O aumento da concentração de gás carbônico na atmosfera, afirmam, seria resultado, e não causa, da elevação da temperatura. O aquecimento da atmosfera, segundo o documento, é fruto dos raios cósmicos. Para José Carlos Azevedo, ex-reitor da UnB e um dos autores do documento, o encontro com Rezende foi "bom para iniciar o debate". "A receptividade foi muito boa, o ministro é um homem esclarecido, físico pelo MIT [Instituto de Tecnologia de Massachusetts].

Rezende não quis falar com a imprensa após encontro. Assessores do ministro afirmaram que as informações recebidas já foram encaminhadas ao IPCC, que deve debater a validade da teoria apresentada.

Fonte: Folha de São Paulo, 15 de fevereiro de 2008.

NOTA: Será que não é por saberem que dentro de poucos anos o clima do planeta pode ficar em média mais frio que os defensores do aquecimento global estão cada vez mais histéricos? Se não conseguirem estabelecer a Nova Ordem Mundial nos próximos anos, será que não serão desmascarados logo quando o clima voltar a esfriar? Dá para entender agora a pressa dos adoradores da Mãe-Natureza? Isso tudo é mais uma evidência de que o fim acontecerá nos próximos anos e não daqui dezenas de anos como pensam alguns... Essa crise do "aquecimento global" foi fabricada para estabelecer a Babilônia do Apocalipse juntamente com seu sinal: a imposição do descanso dominical.

Um comentário:

Anônimo disse...

Acho que a sinceridade é a arma do critao. Nao sou adventista, mas adimiro ainda essa igreja, porém ha muitas duvidas em minha mente, e acho que vcs podem ajudar-me. será? bem, esse decreto vai chegar ou nao? Essa mornidao de laodicéia vai passar ou nao?, elen white escreveu o grande conflito ou nao? ajude-me. De alguem sincero e humilde, desejoso da verdade. se quiser me responder meu msn é : leolessafl@hotmail.com