domingo, março 09, 2008

Bento XVI participará de reunião ecumênica pela paz nos EUA

A reunião de Bento XVI com líderes inter-religiosos, prevista durante a visita do Papa aos Estados Unidos no próximo mês, será centrada no que está no coração de todas as religiões, revelou dom Richard Sklba.

O bispo auxiliar de Milwaukee, d. Richard Sklba, presidente da Comissão Episcopal de Assuntos Ecumênicos e Inter-religiosos revelou detalhes sobre o encontro do Santo Padre de 17 de abril com duzentos líderes religiosos, durante sua visita de 15 a 20 de abril aos Estados Unidos.

Seguindo o tema "trabalho das Religiões pela Paz", o Santo Padre se encontrará e falará a membros das comunidades judaica, islâmica, jainista e hindu no Centro Cultural Papa João Paulo II, em Washington.

"O grito pela paz em nosso mundo chama os organismos religiosos a unirem-se – explicou o bispo de Sklba –. Esta reunião denota a fé do Santo Padre na necessidade dos organismos religiosos de reforçarem o objetivo da paz, que reside no coração de todas as religiões".

A reunião, acrescentou o bispo Sklba, "exemplifica o que deve suceder ao longo de todo o mundo".

Após o discurso do Papa, os líderes inter-confessionais saudarão o Santo Padre e lhe darão dons simbólicos por parte dos jovens de cada comunidade.

Os presentes que serão oferecidos ao Santo Padre são símbolos do caminho para a paz que se encontra nos mais profundos ensinamentos de cada grupo.

Da comunidade judaica, uma menorá de prata com sete luzes, simbolizando a validade perene da aliança de paz de Deus.

A comunidade hindu dará a sagrada sílaba "Om" em um braseiro de incenso. Os hindus crêem que "Om": é o som primordial da própria criação, pelo qual a paz libertadora de Deus se dá a conhecer.

A comunidade budista entregará a Bento XVI um sino de bronze fundido na Coréia. Várias culturas budistas crêem que o som do sino, que marca os tempos da meditação, conduzirá à paz interior e a iluminação.

Fonte: Zenit

NOTA: Todas essas honras ecumênicas ao papa em pleno solo norte-americano (protestante), dá para acreditar? Buscar e incentivar a paz deve ser algo natural para os cristãos, os quais, sob a influência do Espírito Santo, são chamados a ser pacificadores (Mt 5:9). No aspecto social, a paz só poderá ser alcançada quando, individualmente, as pessoas receberem a graça e a verdade no coração. A paz verdadeira não é possível quando alimentada por conceitos e práticas pagãs: "Que paz, enquanto perduram as prostituições de tua mãe Jezabel e as suas muitas feitiçarias?" (2Rs 9:22). Por isso, ao mesmo tempo em que o cristão deve ser um agente pacificador, ele também deve ser um agente propagador da verdade: "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará" (Jo 8:32). Jesus também alertou para o fato de que a propagação da verdade pode causar divisão e não paz: "Não penseis que vim trazer paz à Terra; não vim trazer paz, mas espada" (Mt 10:34).

4 comentários:

Anônimo disse...

Querido irmão... pensei que esta reunião do papa. seria com george busch e pensei que o assunto a ser tratado seria o decreto dominical... por favor me diga, será tratado o assunto da liberdade religiosa ( decreto dominical)?. Não quero ser alarmista e sim compreender... Aliás gostei muito do comentario sobre a figura esculpida na suprema corte americana... foi forte.

Pr. Sérgio Santeli ssanteli@br.inter.net disse...

Prezado anônimo:

A visita de Bento XVI aos EUA ocorrerá durante cinco dias (15-20 de abril). Durante esses dias o papa participará de vários eventos, incluindo também um encontro com George Bush. No entanto, não há confirmação sobre que assuntos eles irão tratar. Esperemos para ver...

Anônimo disse...

Um amigo que tem a filha estudando nos EUA disse neste Sábado que os adventistas locais estão "apavorados" com estes encontros do papa em solo americano. Iniciaram por lá uma especulação sobre o teor destas conversas se alinharem à esta questão do decreto dominical. Pessoalmente penso que não seria necessária uma viagem para este fim.

Anônimo disse...

http://www.jcnet.com.br/editorias/detalhe_geral.php?codigo=125642