terça-feira, março 11, 2008

Vaticano inclui poluição na lista de pecados sociais

Não poluirás a Terra. Temerás a manipulação genética.

Novos tempos trazem novos pecados. Por isso, o Vaticano disse aos fiéis que eles devem estar atentos a "novos" pecados, como os danos ambientais. A orientação foi divulgada no fim de semana pelo arcebispo Gianfranco Girotti, número 2 do Vaticano na, às vezes, turva área dos pecados e da penitência.

Questionado durante entrevista ao L'Osservatore Romano (órgão oficial do Vaticano) sobre quais seriam os "novos pecados", Girotti disse que a zona de maior perigo para a alma moderna é o mundo ainda quase inexplorado da bioética.

"(Dentro da bioética) há áreas onde devemos absolutamente denunciar algumas violações dos direitos fundamentais da natureza humana, por meio de experiências e da manipulação genética, cujos resultados são difíceis de prever e controlar", afirmou. O Vaticano é contra pesquisas com células-tronco embrionárias e alerta contra a possibilidade da clonagem humana. Na entrevista, intitulada "Novas formas de pecado social", Girotti cita ainda ofensas "ecológicas".

Nos últimos meses, o papa Bento 16 fez vários apelos enfáticos pela proteção do meio ambiente, dizendo que questões como a mudança climática se tornaram muito importantes para toda a humanidade. O Vaticano está cada vez mais "ambientalmente correto" desde o pontificado de João Paulo 2o, antecessor de Bento 16.

A Santa Sé já instalou células fotovoltaicas em seus prédios para gerar eletricidade e promoveu uma conferência científica para discutir as ramificações do aquecimento global e da mudança climática, que muitos cientistas atribuem principalmente ao uso de combustíveis fósseis...

Fonte: Yahoo Brasil

Leia também: BBC Brasil

NOTA: A transgressão do ecologicamente correto agora virou pecado para a Igreja Católica. Essa "novidade" coletivista (e outras mais que virão) já era esperada, dado o interesse do Vaticano em promover o descanso dominical como panacéia para todos os males ecológicos (traduzindo: é uma jogada política para reconquistar a supremacia mundial perdida em 1798).

Em tempo: "Segundo Antônio Flávio Pierucci, professor do Departamento de Sociologia da USP, historicamente o pecado é ligado ao indivíduo: a religião busca salvar o indivíduo, não o coletivo - assim, o pecado é individual... O professor da USP diz ainda que a noção do pecado social pode ser vista como integrante de um movimento das religiões contemporâneas rumo ao que classifica de 'cultura da inocência', na qual há uma 'desculpabilização' do indivíduo. 'O pecado social não vincula o indivíduo, portanto fica muito difícil que ele seja operacional', diz Pierucci. Assim, segue, evita-se o mais eficaz da noção de pecado do cristianismo, que é fazer com que o indivíduo se sinta responsável pelo ato que praticou. Noção essa que, completa, tem eficácia social". Folha de São Paulo, 11 de março de 2008.

4 comentários:

Anônimo disse...

Olá irmão, eu me chamo jeferson nunes gomes e achei a reportagem sobre os novos pecados segundo o vaticano muito importante...
Com respeito a não poluirás o ambiente foi uma tacada muito esperta pois como sabemos segundo as profecias da irmã White eles vão nos julgar os causadores dos desastres ecológicos, os desastres da natureza... antes eu me perguntava... como?. Parecia que atrair a ira de Deus com suas pragas era meio estranho... pois como pode uma explicação tão sem fundamento?. Parecia que os intelectuais chegariam ao nivel indigena tribal a ponto de achar uma coisa tão anti-lógica... ex: eles são os culpados destes inumeros terremotos e tornados, são eles que causaram a raiva de Deus em obedecer o santo Papa por não adorarem no domingo... devem morrer...morte a eles...!. Então raciocinei, nada vem como a gente imagina... João viu o futuro simbolicamente... Ellen White viu um pouco mais detalhado... Nós vemos mais nitidamente que os dois... Por isso somos os profetas modernos. Deixo uma pergunta irmão para resposta sincera... Quanto tempo mais deverá faltar para um decreto nos estados unidos?( digo isto porque embora não hajam profecias de tempo sobre o assunto nós podemos ver os sinais e interpretar a proximidade do fim).
E mais ainda... isso me deixa encafifado. Como será o poder da chuva serôdia?. Haverá dom de profecia?. Haverá dom de curas?. Haverá dom de expulsar demônios?. Qual a diferença em poder da temporã para a serõdia?. Será que esse poder é somente de ter fé e conhecimentos biblicos e que vistos por ellen white eram grandes mas em verdade eram grandes por serem muitas pessoas ao redor do mundo?. Estou sem noção e acho muito mal explicado.

Pr. Sérgio Santeli ssanteli@br.inter.net disse...

Olá Jeferson:

Quanto à primeira pergunta (decreto dominical) não sabemos a data exata, mas pelos acontecimentos (principalmente esse movimento mundial para "salvar o planeta") podemos dizir que já estamos na reta final.

Sobre a chuva serôdia, creio que o poder do Espírito capacitará os fiéis a pregar a Palavra com poder. Se necessário também farão milagres. Porém, os milagres serão sempre para confirmar a Palavra de Deus, nunca para contradizê-la.

Anônimo disse...

gostei da resposta

Anônimo disse...

O vaticano agora ja esta fazendo novos mandamentos, em outras palavras esta dizendo que os que Deus fez nao sao suficientes, Deus errou. O vaticano inventa novos mandamentos mas nao segue os que Deus deu, por exemplo, nao adorar imagens, alem de nao seguirem esse mandamento ainda incentivam seus adeptos a transgredirem-no, com pode o papa ser de Deus se manda pecar? Pois a transgressao de qualquer dos 10 mandamentos e pecado, e se ele e de Deus por-que nao faz curas com Jesus fazia? jose ricardo dobson de souza