domingo, abril 20, 2008

Bento XVI nos EUA - Parte 4


[ONU]: O Papa Bento XVI afirmou nesta sexta-feira [18], em discurso proferido à Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas, em Nova York, ... que o respeito aos direitos humanos é a chave para se resolver muitos dos problemas do mundo e ressaltou que a cooperação internacional está sendo ameaçada pelas "decisões de poucos".

"O consenso multilateral continua em crise porque está subordinado à decisão de um pequeno número", declarou. Depois de tocar na ferida dos casos de pedofilia na Igreja americana, durante encontros em Washington , Bento XVI assumiu mais a postura de estadista ao desembarcar em Nova York. (O Globo Online)

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, vinculou hoje a missão secular realizada pelas Nações Unidas no mundo com a mensagem pregada pelo Papa Bento XVI em favor da paz, do desenvolvimento e do diálogo entre culturas. Ban ofereceu, com estas palavras, suas boas-vindas ao Papa perante a Assembléia Geral das Nações Unidas, alguns minutos antes de o pontífice se dirigir às delegações dos países que integram o órgão legislativo multilateral.

"Sua Santidade, de muitas formas, sua missão é a nossa", afirmou o principal responsável das Nações Unidas. (Terra)

"Os direitos humanos são apresentados cada vez mais como a linguagem comum e o substrato ético das relações internacionais. Ao mesmo tempo, a universalidade, a indivisibilidade e a interdependência dos direitos humanos servem como garantia para a salvaguarda da dignidade humana... Estes direitos se baseiam na lei natural inscrita no coração do homem e presente nas diferentes culturas e civilizações", afirmou Bento XVI. (Zenit)

[Sinagoga]: Uma sinagoga de Nova York deu ao papa Bento 16 uma calorosa acolhida nesta sexta-feira [18], quando o rabino chefe elogiou seu trabalho de diálogo inter-religioso e por ele reduzir as recentes tensões entre católicos e judeus.

"Um caloroso shalom. Willkommen", disse Arthur Schneier, rabino chefe da Sinagoga de Park East Synagogue, usando a palavra em hebraico para "paz" e a palavra em alemão para "bem-vindo".

A visita na véspera da Páscoa Judaica, que marca a Hégira do Egito, foi a terceira de um papa num templo judaico. O pontífice visitou uma em Colônia, na Alemanha, em 2005, e o antecessor dele, papa João Paulo 2o, foi a uma sinagoga de Roma em 1986. (O Globo Online)

[Igreja São José]: No encontro ecumênico de ontem [18] na igreja de São José, em Nova York, Bento XVI se encontrou com a filha de Martin Luther King... "aquilo que nós falamos é uma coisa particular". Ela é uma expoente da Igreja Batista Missionária do Novo Nascimento em Lithonia, na Geórgia. (Rádio Vaticano)

[Catedral St Patrick]: Bento XVI realizou neste sábado (19) na catedral de St. Patrick, em Nova York, a primeira missa de um papa neste templo, enquanto do lado de fora milhares de fiéis esperavam sua saída sob a vigilância de helicópteros que trabalhavam na segurança. O ato religioso é considerado um momento histórico, já que, apesar de Paulo VI e João Paulo II terem ido à catedral durante suas respectivas visitas a Manhattam, ambos não celebraram uma missa como fez hoje seu sucessor. (Portal G1).

[Marco Zero]: O papa Bento XVI visitou neste domingo (20) o Marco Zero em Nova York, local onde ficavam as Torres Gêmeas antes dos atentados de 11 de Setembro de 2001, e rezou para que a paz chegue a um "mundo violento". No cenário do pior atentado terrorista ocorrido em território americano, Bento XVI encontrou 24 pessoas, que representavam as cerca de 3.000 vítimas do atentado, entre elas parentes de vítimas, sobreviventes, policiais, bombeiros e membros da Defesa Civil. (Portal G1)

Em tempo: O papa Bento XVI afirmou neste domingo (20) que qualquer decisão da vida política não pode prescindir da fé, durante sua homilia no estádio do time de beisebol New York Yankees no último dia de sua visita aos Estados Unidos. O líder da Igreja Católica celebrou uma missa para 57 mil pessoas no local.

"É necessário rejeitar a falsa dicotomia entre fé e vida política", declarou o papa, que afirmou que "nenhuma atividade humana, nem sequer nos assuntos temporários, pode descartar a soberania de Deus". (Portal G1)

Galeria de fotos: USA Today, New York Times St. Patrick, New York Times Ground Zero, New York Times Yankee Stadium, Chicago Tribune.

2 comentários:

Anônimo disse...

http://br.noticias.yahoo.com/s/20042008/40/entretenimento-papa-afirma-vida-politica-nao-prescindir-da-fe.html

jonathas disse...

20/04/2008 - 17h45

Na última missa nos EUA, Papa afirma que vida política precisa de fé

http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL419151-5602,00-NA+ULTIMA+MISSA+NOS+EUA+PAPA+AFIRMA+QUE+VIDA+POLITICA+PRECISA+DE+FE.html