sexta-feira, abril 18, 2008

Vestimentas de época: As linhas filosóficas tecidas nas vestes papais


Com todos os especialistas analisando as opiniões de Bento XVI sobre a política externa americana e as mazelas da Igreja Católica, nós sabemos que há aqueles de vocês que levantam um simples pedido: Pode alguém dizer-me quando os papas começaram a usar renda e colares de arminho?

Há muito tempo atrás, na verdade. E este é o ponto.

Para aqueles que prestam atenção na moda vaticana, Bento XVI tem causado barulho desde que entrou no escritório, por reviver os mais ornamentados estilos clericais que remontam, em alguns casos, aos séculos XV e XVI. Chapéus mais altos (ou mitras). Gorros vermelhos de veludo. Capas pesadamente bordadas.

Isso pode passar pela cabeça do espectador comum ao mudar os canais hoje [17] e assistir Bento XVI celebrar a missa no Nationals Park. Mas para aqueles preocupados com a direção da Igreja Católica Apostólica Romana, isso é objeto de preocupação. Será que isso significa que Bento XVI pretende levar a igreja de volta ao passado e, em caso afirmativo, por quais caminhos? Ou será que isto significa simplesmente que este culto, pianista e teólogo alemão tem uma apreciação pelo drama e teatro da religião?

Católicos tradicionais têm se sentido nas nuvens desde que Bento XVI foi eleito e começou a reviver antigos aspectos da vida da igreja, como a missa latina, o canto gregoriano e a música renascentista para a adoração, em oposição a gêneros espirituais contemporâneos como o jazz e o gospel. Eles vêem em suas roupas uma poderosa mensagem simbólica que diz algo ao mundo contemporâneo: A Igreja Católica não está mudando, não naquilo que seja um fracasso certo, e certamente não no aborto ou o casamento entre homossexuais ou celibato sacerdotal.

Notando que Bento XVI está escolhendo estilos de décadas, mesmo de séculos anteriores ao Vaticano II, alguns reformadores demonstram preocupação com o que as escolhas de vestuário do pontífice possa indicar.

Eles "se preocupam que este estilo retrô venha acompanhado do também antigo autoritarismo", escreveu David Gibson, um biógrafo de Bento XVI e bem conhecido blogueiro Católico, em um recente ensaio publicado pela Religion News Service.

O porquê do papa estar vestindo pele e renda é objeto de alguma sensibilidade. Em 25 anos à frente da Congregação para a Doutrina da Fé, Bento XVI desenvolveu uma reputação de rigidez, mesmo que isso significasse prejudicar a carreira de teólogos católicos que desafiaram o pensamento convencional da igreja.

Na semana passada, o "mestre de cerimônias" papal colocou abaixo o comentário de que o papa estaria tentando trazer a igreja novamente para a "idade das trevas". O mesmo afirmou que Bento XVI quer simplesmente que os católicos vejam a gama completa de adoração tradicional. "Essas não são coisas novas", afirmou.

Sobre o apontamento de que Bento XVI estaria inclusive utilizando-se de calçados Prada, uma gerente de loja que serve o mesmo disse: "Isso é blasfêmia!" Este quadro contrasta com JPII que era muito simples neste quesito.

Por outro lado, o Rev. Keith Pecklers, um jesuíta professor de liturgia na Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma advertido que este movimento do papa não pode ser substimado e afirmou que "Bento XVI tem um grande e aguçado interesse por liturgia", o que não se percebia em JPII e, que ouviu com estupefação de um bispo ortodoxo o grande significado de vê-lo vestindo certos adereços que indicam, segundo este bispo, a intenção de Bento XVI em unir a igreja oriental à ocidental.

"Em sua opinião é muito clara a preocupação com o crescimento do secularismo no mundo desenvolvido, a perda da fé, a perda de convicção religiosa", disse Pecklers. "Portanto, existe claramente um sentimento de regresso às suas bases fundamentais, ajudando o seu rebanho a voltar ao que é fundamental"...

Link

Tradução: Diário da Profecia

Em tempo: Por que Bento XVI usa sapatos vermelhos? Segundo o professor de teologia da Universidade de Notre Dame, Lawrence Cunningham, "os sapatos vermelhos do papa simbolizam o sangue do martírio. Tradicionalmente, na Igreja Católica, a cor vermelha celebra o sangue do martírio... Fogo e vermelho são identificados com o Espírito Santo". (Philippine Daily Inquirer)

Um comentário:

Jeferson Costa disse...

Os sapatos vermelhos significa o martírio, a entrega de si mesmo a Jesus, não é estética é tradição. As veste papais, inclusive que em pleno século XXI o papa está usando muita renda, é um pouco esquisito renda neste século era para o século XVI na corte de Luis XV, mas significa que o papa está simplesmente usando veste de papas antecessores, não somente de João Paulo II, mas de Pio XII, de Joao XXIII, então é necessário que até mesmo que até os que os circudam utiliem tmb para manter um padrão, seu cerimoniario Monsenhor Guido usa tmb as veste rendadas, mas tudo isso para mostrar que após o concílio a igreja é a mesma, não mudou nada somos a mesma igreja desde o tempo de Jesus, não são as veste que nos dizem quem somos, mas o coração. Mas eu ´particularmente sou a favor de um belo panom, liso e bem passado, mas gosto é gosto e não se discute!!!