sábado, maio 03, 2008

Ciência e mediunidade

De repente, coisas estranhas ocorrem. A pessoa vê vultos inexplicáveis, ouve vozes de gente que não aparece ou faz previsões que, de tão acertadas, não parecem ser apenas coincidência. Depois dos momentos de susto, chega a hora de deixar de negar o fenômeno e tentar conviver com ele.

Os brasileiros que acreditam ter dons mediúnicos geralmente procuram centros espíritas – há 14 mil deles no país – e acabam conhecendo gente com histórias parecidas. "Mas, quando a mediunidade é exuberante, você não pode evitá-la" , diz Marta Antunes, diretora da Federação Espírita Brasileira.

As imagens de espíritos ou a inspiração para escrever uma carta costumam aparecer do nada, como um déjà vu, na hora em que a pessoa menos espera. É como dizia o médium Chico Xavier: "O telefone toca sempre de lá para cá".

Na tentativa de ligar daqui para lá, muitas religiões do planeta criam rituais e provocam um momento de êxtase: o transe. Para os médiuns, o transe é o ponto alto de sua habilidade, quando conseguem incorporar um espírito.

Já para os psiquiatras, é um estado alterado de consciência, assim como a hipnose, que se atinge após um longo processo de concentração. Rituais com danças frenéticas, mantras, estímulos luminosos, jejum prolongado e até plantas alucinógenas fariam o participante sair de si.

Uma boa forma de desvendar a mediunidade é entender como rituais levam ao transe e como o transe resulta nos relatos de contato com os espíritos. Por isso, os cientistas tentam estudar o que acontece no cérebro durante esse momento único.

A busca tem duas frentes. Numa delas há espíritas que tentam explicar e comprovar cientificamente a mediunidade. É o caso do psiquiatra Sérgio Felipe Oliveira, professor de medicina e espiritualidade da USP e membro da Associação Médico-Espírita de São Paulo.

Segundo ele, a glândula pineal é a responsável pela interatividade com o mundo dos espíritos. Do tamanho de uma ervilha, a pineal fica no centro do cérebro e produz a melatonina, hormônio que regula o sono. "É um órgão sensorial capaz de converter ondas eletromagnéticas em estímulos neuroquímicos", diz. Oliveira acredita que as pessoas que dizem sofrer possessões têm na pineal uma quantidade maior de cristais de apatita, um mineral parecido com o esmalte dentário. Quanto mais cristais, maior seria a sensibilidade espiritual.

Na outra frente estão neuropsicólogos que usam exames de ressonância magnética e tomografias para tentar entender que mecanismos o cérebro aciona durante os rituais religiosos.

O neurocientista Mario Beauregard, da Universidade de Montreal, no Canadá, estudou o cérebro de 15 freiras carmelitas enquanto elas rezavam. Achou uma dezena de pontos ativados, especialmente nas áreas relacionadas à emoção, orientação corporal e consciência de si próprio.

Já o radiologista Andrew Newberg, da Universidade da Pensilvânia, nos EUA, mapeou a ativação cerebral de monges budistas. Analisando tomografias dos religiosos durante a meditação, Newberg notou que a área relacionada à orientação corporal é quase toda desativada, o que pode justificar a sensação relatada de desligamento do corpo.

Ele também estudou freiras franciscanas durante longas preces. Descobriu que o fluxo sanguíneo do lóbulo parietal esquerdo, parte responsável pela orientação, caía bruscamente. Para Newberg, as irmãs franciscanas experimentavam a sensação de união com Deus porque o cérebro delas deixava de fazer a separação do próprio corpo com o mundo.

Mas nenhuma das duas frentes de pesquisa tem explicações definitivas para os efeitos do transe. Por isso, as origens fisiológicas da mediunidade seguem sendo um mistério. "A grande pergunta é: há uma base única para todos os transes? O que a neuropsicologia tem indicado é que não", afirma Paulo Dalgalarrondo.

Fonte: Super Interessante, maio de 2008.

NOTA: A mediunidade realmente acontece. Afirmar o contrário seria perigoso: "Muitos serão enredados pela crença de que o espiritismo seja meramente impostura humana; quando postos em face de manifestações que não podem senão considerar como sobrenaturais, serão enganados e levados a aceitá-las como o grande poder de Deus". EGW, O Grande Conflito, p. 553. A grande questão, então, não é provar que a mediunidade seja uma farsa, mas identificar que poder sobrenatural está por trás desse fenômeno. E essa resposta a ciência não pode dar sozinha. Há necessidade de se recorrer à Revelação. Considerando que imediatamente antes da Volta de Jesus ocorrerá a manifestação do Anticristo "com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira, e com todo o engano da injustiça" (2Ts 2:9, 10). "Faz grandes sinais, de maneira que até fogo faz descer à Terra, à vista dos homens. E seduz os que habitam sobre a Terra com sinais que lhe foi dado executar" (Ap 13:13, 14). É lógico concluir que há uma fonte que usará (e sempre usou) o engano e a mentira como estratégia para dominar e destruir a humanidade. Sobre essa fonte Jesus mesmo alertou: "Ele [Diabo] foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira" (Jo 8:44). E o apóstolo Paulo acrescentou: "E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz" (2Co 11:14). Leia mais aqui.

3 comentários:

ERICK KASMIROSKI disse...

Pasto santeli volto a deixar um comentario...Obrigado pelas postagens que tem nos ajudados a perceber quão proxima esta a vinda de Jesus...peço que leia o livro ""O OITAVO"" de Jairo Pablo Alvez de carvalho e descreva sua opinião aqui no seu Blog...Obrigado

O link abaixo e onde esta o dowlaod do livro..

http://www.adventistas.com/downloads/O_Oitavo_eh_a_besta.doc

Anônimo disse...

Caro Erick,
muito obrigado pelo link que deixasse postado.
Adicionalmente, se tens interesse no tema, leia também a seguinte matéria (principalmente as páginas 2, 3 e 4 em subtitulo "Antecedentes Históricos"):
http://www.centrowhite.org.br/textos.pdf/03/resenha_a_divindade.pdf
Um abraço!

Elyson Scafati disse...

Transes dependem de como vc quer que seu cérebro aja. Quem determina que transe vc vai ter e vc mesmo.

Uns apelam para psicotrópicos como santo daime, ayahuasca, kaht, alcoól, epadu (cocaína natural), tihuana, cogumelos, entre outras.

Outros procuram a concentração ativando ou desativando centros cerebrais que, muitas vezes são inundados pelas endorfinas (drogas naturais de nosso corpo que nos poupam de sentir dor e nos dão sensação de bem estar físico) e serotonina (droga natural do prazer que nos dá a sensação de bem estar emocional).

Respondam uma pergunta: O que sentem antes, durante e após aquele momento de oração e fervor de vossa crença?

Deve gerar uma forte sensação de prazer e alívio, principalmente naquele momento de louvor.

A isso se denomina hipnose induzida.

Mediunidade e conexões com o além não existem, como não existem poderes sobrenaturais sobre seres humanos ou qq outra coisa existente.

Há regiões do planeta com fortes campos magnéticos (acúmulo de metais ferrosos sob a superfície da terra) que podem nos causar visões e audições estranhas, mal estar, euforia,agressividade, passividade etc.

Tal magnetismo causa transtornos cerebrais e físicos aos seres humanos e animais, podendo mesmo gerar a alucinação coletiva.

Não é diabo, mau espírito, genios, ou coisa que o valha.

É simplesmente sua mente trabalhando para servi-lo e obedecê-lo.