quarta-feira, abril 30, 2008

Cristãos teocratas usam seu megafone para promover a Comissão dos Dez Mandamentos

Durante os últimos dois anos, o Congresso designou o primeiro fim de semana de maio como "Fim de semana dos Dez Mandamentos". Pergunto por que? A maioria de nós presta pouca atenção a resoluções do Congresso. Todos os tipos de resoluções são propostas; algumas são aprovadas, outras são colocadas sobre a mesa, outras ainda são retiradas.

Nestes dias, duas resoluções relativas aos Dez Mandamentos estão sendo consideradas pelo Congresso, uma estabelecerá novamente o primeiro fim de semana de maio como "Fim de semana dos Dez Mandamentos", enquanto a outra tem por objetivo celebrar a Comissão dos Dez Mandamentos (TCC), uma organização liderada por um ex-veterano das Forças Armadas Israelense, e composta por líderes cristãos evangélicos conservadores de longa data.

Durante meses, Chris Rodda, Diretor de Pesquisa Sênior da Fundação de Liberdade Religiosa Militar (MRFF), tem acompanhado o desenvolvimento em torno das duas resoluções dos Dez Mandamentos - Resolução nº 483 do Senado e Resolução nº 598 do Congresso.

A Resolução do Senado, apresentada pelo senador republicano de Kansas, Sam Brownback - com o senador independente de Connecticut, Joseph Lieberman, como o seu co-patrocinador - visa reconhecer mais uma vez o primeiro fim de semana de maio como "Fim de semana dos Dez Mandamentos".

Segundo Rodda, autor de "Mentirosos por Jesus: A Versão Alternativa da História Americana pela Direita Religiosa", vol. I, a resolução de Brownback vem embalada com 10 considerandos iniciais:

"Considerando que os Dez Mandamentos são preceitos fundamentais para a fé dos milhões de americanos"; "Considerando que os Dez Mandamentos são uma declaração de princípios fundamentais para uma sociedade justa e eqüitativa"; e "Considerando que, desde a fundação dos Estados Unidos, os Dez Mandamentos têm sido parte do tecido cultural fundamental da América", seguido por citações dos presidentes George Washington, John Quincy Adams, e Harry Truman.

A resolução afirma que o Senado:

(1) Reconhece o primeiro fim de semana de Maio de 2008 como "Fim de semana dos Dez Mandamentos;

(2) Celebra os Dez Mandamentos como um aspecto significativo da vida nacional dos Estados Unidos; e

(3) Incentiva os cidadãos norte-americanos a refletir sobre o papel essencial que os Dez Mandamentos têm desempenhado na vida da Nação.

Em um texto no Talk2Action, Rodda, salientou que a Resolução nº 598 do Congresso, intitulada "Apoiando os objetivos da Comissão dos Dez Mandamentos e parabenizando tal Comissão e seus apoiadores pelo papel fundamental na promoção e garantia do reconhecimento dos Dez Mandamentos como a pedra angular do direito ocidental", foi apresentado no Congresso pelo republicano Todd Akin, em agosto último, e foi submetido à apreciação do Comitê de Vigilância e Reforma do Governo.

Rodda destaca que tanto a Resolução nº 483 do Senado quanto a Resolução nº 598 do Congresso "procuram promover" o terceiro fim de semana anual dos Dez Mandamentos, "um evento instituído pela Comissão dos Dez Mandamentos (TCC) localizada em Boca Raton, Flórida – ‘Vigias Unidos sobre o Muro’ - organização formada em 2005 em resposta à sentença da Suprema Corte contrária à exposição dos Dez Mandamentos em prédios públicos".

A respeito da Comissão dos Dez Mandamentos, Ron Wexler, um judeu ortodoxo e co-fundador, e o Dr. Myles Monroe, dos Ministérios de Fé Internacional de Bahamas, declararam: "Nós não estabelecemos a organização por qualquer outra razão que não seja a de honrar a Palavra de Deus e compartilhar Sua mensagem". "Agradecemos o reconhecimento dos vários congressistas e esperamos ansiosamente trabalhar com eles a fim de educar os cidadãos sobre a importância dos Dez Mandamentos para o futuro bem-estar dos Estados Unidos".

Ron Wexler e a Comissão dos Dez Mandamentos

A Comissão dos Dez Mandamentos (TCC) de Wexler declara que seu "principal objetivo era criar um grupo catalisador de idéias [think thank] com os líderes mundiais que já reconhecem o poder por trás da TCC". O seu objetivo pretendido "é ter cinco milhões de membros/apoiadores vigorosos e trazer a mensagem dos Dez Mandamentos - Vigias Unidos sobre o Muro - para cada Igreja e ministério na nação".

De acordo com a biografia encontrada no site da TCC, Wexler "nasceu e foi educado em Israel e serviu na Força de Defesa Israelense durante a Guerra dos Seis Dias de 1967 e da Guerra do Yom Kippur de 1973. Ele também é o principal proprietário da organização educacional ‘Heritage Study Programs’ (Programas de Estudo da Herança)".

Wexler é o presidente do Conselho do Milênio "uma coalizão estratégica interdenominacional, multi-cultural, de influentes líderes cristãos", que ele ajudou reunir. Ele é "também o fundador e presidente do futuro Jardim das Bem-aventuranças às margens do Mar da Galiléia [que] será um centro multi-cultural, espiritual e de aprendizagem facilitada [com] um jardim devocional, um teatro, salas de aula e dormitórios, um centro público de conferência artística e um hotel".

[...]

"Barrar o Islã radical e trazer de volta a Palavra de Deus, a base para o muro de Jerusalém"

Em um vídeo no GodTube, Wexler afirmou que a TCC é "um movimento de base para barrar o Islã radical e trazer de volta a Palavra de Deus, a base para o muro de Jerusalém."

Ele pretende mobilizar cinco milhões de pessoas para sua causa, porque, então, poderão "mudar essa tendência que vai destruir a América."

Em setembro de 2007, Wexler, juntamente com uma série de líderes da Direita Religiosa, assinaram uma declaração divulgada por um grupo chamado Forgotten American Coalition (Coalizão Americana Esquecida) que apelava para manter o curso no Iraque e avisava da horrível conseqüência caso os EUA se retirassem:

"Como líderes do movimento conservador e como cidadãos preocupados, desejamos abaixo assinados tornar os nossos colegas americanos conscientes das trágicas conseqüências de uma retirada precipitada por parte dos EUA do Iraque. A guerra do Iraque tem de ser vista no contexto mais amplo da guerra Islâmico-fascista contra a América e o Ocidente. Trata-se de uma frente no conflito global disputado desde a Europa e o Oriente Médio até a África, os Balcãs, o subcontinente indiano, e finalmente, as ruas de nossas cidades. O 11 de setembro foi, em parte, precipitado pela percepção da fraqueza e falta de determinação americanas. Uma retirada do Iraque antes de completar nossa missão, irá convencer os terroristas e seus patrocinadores que nós, na verdade, somos o proverbial tigre de papel [NOTA: Que aparenta força e poder, mas, na verdade, é fraco]".

Rob Boston destacou uma parte do texto publicado em agosto último, no site da Americans United for Separation of Church and State (Americanos Unidos pela Separação da Igreja e do Estado) - "Após os furacões da Costa do Golfo em 2005, um escritor fundamentalista [citado como Wexler] disse: ‘Foi-me mostrado que, na numerologia, o valor numérico das letras hebraicas que formam o nome ‘Rita + Deus’ é igual a 620. O número de todas as letras hebraicas que formam a expressão ‘Dez Mandamentos’ é... 620! Existe uma ligação? Poderia ser este agora o Espírito de Deus acima das águas? ‘Rita + Deus’ equivale a 620 assim como em ‘Dez Mandamentos’? Poderia ser este o convite para despertar a nação? Agora, quando os Dez Mandamentos estão sendo retirados das escolas e dos tribunais, poderia haver uma ligação? Basta pensar só um instante [e você conclui] que existe uma correlação’".

Boston, que é Diretor-Adjunto das comunicações dos Americanos Unidos pela Separação da Igreja e do Estado, também observou que Wexler alegou ter localizado "uma inscrição dos Dez Mandamentos, em hebraico antigo, que foi datado em mais de quinhentos anos de idade" em uma remota montanha no Estado do Novo México.

O site informou que, segundo Wexler, "esta misteriosa e antiga inscrição da Lei Básica de Deus para toda a humanidade, encontrada na selva americana, faz com que as pessoas pensantes se perguntem se Deus, na verdade, colocou Sua poderosa mão sobre os Estados Unidos da América centenas de anos antes mesmo da nação ser fundada".

"Em resumo", Boston concluiu, "a Comissão dos Dez Mandamentos é mais uma coleção de teocratas que são limitados em bom senso e em argumentos sólidos, mas de longo alcance na retórica inflamada. Eles também parecem de preferência ingênuos se levam a sério as reivindicações de Wexler, um homem cujas idéias parecem vir diretamente de um tablóide de supermercado".

Fonte: ALTERNET

3 comentários:

Unknown disse...

http://www.agencia.ecclesia.pt/noticia_all.asp?noticiaid=59589&seccaoid=4&tipoid=217

Do encontro com George W. Bush, o Papa destacou a “feliz conjugação entre princípios religiosos, éticos e políticos” nos EUA, que considerou “um exemplo válido de sã laicidade”, que valoriza a dimensão religiosa.

veja

Unknown disse...

http://www.agencia.ecclesia.pt/noticia_all.asp?noticiaid=59553&seccaoid=4&tipoid=32

Unknown disse...

http://apolo11.com/invencoes_descobertas.php?posic=dat_20080430-091301.inc

Os cientistas querem ver como surge a matéria. Provavelmente aparecerão partículas jamais vistas, como a Higgs, hoje conhecida apenas na teoria e que alguns chamam de "Partícula de Deus".