sexta-feira, maio 08, 2009

Bento XVI na Terra Santa - Parte 1

"Não somos um poder político, mas uma força espiritual, e essa força espiritual é uma realidade que pode contribuir com o progresso no processo de paz", disse a jornalistas a bordo do avião. (Portal G1)

O papa Bento XVI chegou hoje a Amã, primeira etapa de sua viagem à Terra Santa, que o levará também a Israel e a territórios palestinos. O avião que levou o pontífice de Roma para Amã, um Airbus 321 da Alitalia, aterrissou no aeroporto da capital da Jordânia às 14h25 (8h25, Brasília).

Na pista, Bento XVI era esperado pelo rei Abdullah II da Jordânia, acompanhado por sua esposa, a rainha Raina, assim como por patriarcas católicos da Terra Santa, bispos, corpo diplomático e alguns fiéis. Após saudar os soberanos, o papa e Abdullah II escutaram os hinos do Vaticano e da Jordânia e receberam honras militares.

Bento XVI fez seu primeiro discurso, dos 28 previstos durante sua estadia na Terra Santa, e defendeu "a liberdade religiosa e o respeito aos direitos inalienáveis e a dignidade do homem, assim como uma paz duradoura, verdadeira e justa para todos os que vivem no Oriente Médio".

O papa expressou seu respeito à comunidade muçulmana e lembrou a iniciativa "Mensagem de Amã", dirigida ao mundo muçulmano para encontrar um consenso que afaste o extremismo violento, e também a "Mensagem Inter-religiosa de Amã", que é dirigida a cristãos e judeus para promover a paz e os valores compartilhado entre o Islã e as demais religiões.

O papa disse que as iniciativas deram bons resultados favorecendo uma aliança de civilizações entre o mundo ocidental e o muçulmano, desmentindo os prognósticos daqueles que consideram inevitável a violência ou o conflito.

"A Jordânia está em primeira linha na promoção da paz no Oriente Médio e no mundo, encoraja o diálogo inter-religioso e apoia os esforços para encontrar uma solução justa para o conflito israelense-palestino, acolhendo os refugiados do Iraque e tentando frear o extremismo", afirmou o pontífice.

Do aeroporto, o papa se dirigiu ao Centro Regina Pacis, para a reabilitação de incapacitados e sua integração na sociedade. Depois irá ao Palácio Real para uma visita de cortesia ao Rei da Jordânia e sua família. Essa é a 12ª viagem internacional de Bento XVI, o terceiro papa a pisar na Terra Santa após Paulo VI, em 1964, e João Paulo I, em 2000.

Fonte: Portal G1

No seu primeiro compromisso na Terra Santa, em um centro de atendimento a pessoas com deficiência física e mental fundado pelo Patriarcado Católico da Jordânia, o papa Bento XVI afirmou que sua visita ao Oriente Médio tem um único objetivo: "rezar pelo precioso valor da unidade". (Terra)

O ponto mais emocionante foi quando, ao final do rápido encontro, todas as pessoas reunidas na igreja rezaram o Pai Nosso em árabe e cantando. Um belíssimo som ritmado tomou conta da área de forma impressionante, fazendo algumas pessoas chorarem. (Portal G1).

Galeria de Fotos: Portal G1. Washington Post. New York Times. BBC

Vídeos: EWTN

Um comentário:

André Reis disse...
Este comentário foi removido pelo autor.