segunda-feira, junho 08, 2009

Liberdade religiosa: o desafio do século XXI

Ontem [07] pela manhã assisti ao Congresso "Liberdade Religiosa: desafio do século XXI", realizado no Colégio Adventista da Liberdade, em São Paulo. O orador principal foi o Dr. John Graz (foto), secretário Geral da IRLA.
Entre outras coisas, o Dr. Graz destacou que a IASD não é membro do Conselho Mundial de Igrejas (maior órgão ecumênico mundial), embora a Igreja participe de algumas de suas reuniões como observador. Para tornar-se membro haveria necessidade de voto em várias comissões da Igreja Adventista, uma das quais ele mesmo é o secretário. Como pessoalmente ele não apóia essa idéia, deixou claro que não tem interesse nenhum em favorecer a entrada da IASD neste Conselho Ecumênico mundial.

Destacou também que a liberdade religiosa não é a mesma coisa que o ecumenismo, pois, defender a liberdade de alguém crer em algo não é a mesma coisa que defender suas crenças. Quando defendemos a liberdade religiosa de todos, defendemos também a nossa liberdade de crer. Citou como exemplo a proibição do véu na França pelos muçulmanos. O véu é um símbolo religioso, e seu uso precisa ser respeitado, caso contrário, outros símbolos religiosos também poderão ser atacados (como o sábado).

Sobre a Lei Dominical, o Dr Graz afirmou que, atualmente, não há nada de concreto que indique o estabelecimento de uma Lei Dominical nos EUA. Porém, isso não significa que não possa surgir repentinamente. Na sua opinião, a Lei Dominical surgirá em um momento de crise sócio-econômica, onde as circunstâncias poderão pressionar a sociedade e as autoridades a estabelecer uma Lei Dominical. Ele afirmou ainda que somente em um contexto de crise sócio-econômica, o mundo islâmico poderia aderir também à bandeira do descanso dominical, o que não aconteceria de outra forma.

O apelo do Dr. Graz aos ouvintes foi para levantarem a bandeira da liberdade religiosa com coragem e prudência. A verdade e a liberdade devem andar de mãos dadas.

4 comentários:

Yano disse...

Pr. Santeli, eu assisti o seminário também. Só que notei que como a fala do Dr. Graz foi pré direcionado através de 3 perguntas feitas a ele antecipadamente, creio que vários assuntos de interesse maior ficou de fora. Na minha opinião parece que a igreja está "gostando do poder" de ficar se relacionando com autoridades. Não nego a sua importância. Em nenhum momento foi feita a menção aos movimentos da Besta e da Imagem da Besta pelo mundo e de forma cabal como se está dando a união da tríplice aliança demoníaca e o processo ecumênico em todos os sentidos da vida global. O livro Grande Conflito é o nosso manual de Liberdade Religiosa, basta estudar o capítulo "O Futuro dos Estados Unidos". Será que mais uma vez nós vamos minimizar a nossa mensagem? Estamos com medo de ser presos? O tolhimento das liberdades virão, quer queira ou não. Somos Atalaias ou não? Pelo que vejo, aqueles que defendem o cristianismo puro e simples, vão ser acusados de ser perfeccionistas, aliás já estão sendo acusados. Cumpre-se a profecia e Jesus logo logo voltará!

Yano

Pr. Sérgio Santeli ssanteli@br.inter.net disse...

Yano:

Como o seminário foi sobre Liberdade Religiosa e não especificamente sobre profecias creio que atingiu o objetivo esperado. Se fosse só sobre profecias, aí sim poderiam ser abordados outros tópicos. Apesar disso, uma das três perguntas à qual você se referiu acima foi sobre a relação de apocalipse 13 e 14 com os eventos finais.

É claro que as liberdades um dia vão acabar. Isso é profético. Porém, as profecias que trazem consequências negativas (fim da liberdade/perseguição, por exemplo) nunca deveriam se cumprir por causa da nossa omissão, por conta de sermos considerados responsáveis diante de Deus:

"É nosso dever, ao vermos os sinais do perigo que se aproxima, despertar-os para a ação. Que ninguém se assente em calma expectiva do mal, confortando-se com a crença de que esta obra terá de prosseguir porque a profecia o predisse, e que o Senhor guardará o Seu povo. Não estamos cumprindo a vontade de Deus se nos deixarmos ficar em quietude, nada fazendo para preservar a liberdade de consciência... Haja as mais fervorosas orações, e então trabalhemos em harmonia com as nossas orações". Testemunhos para a Igreja, v. 5, p. 713.

Quanto ao perfeccionismo, sugiro a leitura da revista PAROUSIA (SALT)que acabou de ser lançada sobre o movimento perfeccionista na Igreja Adventista.

Yano disse...

A questão da Liberdade Religiosa e as profecias estão intimamente ligadas, eu vejo que não tem como desvincular uma da outra, como os fatos demonstram no mundo inteiro.
É... vejo que nós precisamos promover mais seminários como essa, pelo menos duas vezes ao ano em tempo integral. Vamos trabalhar para isso!
Obrigado.

fabioprada7@gmail.com disse...

...ainda bem que a pessoas equilibradas na IASD...como por exemplo o secretario geral da IRLA...que nao vê coisas onde nao existem....e nao olha para os acontecimentos isoladamente...parabens.