segunda-feira, julho 06, 2009

Açúcar é consumido em excesso

Mais de um terço dos adultos e idosos e 70% dos adolescentes consomem açúcar além do limite estabelecido pela OMS e pelo Ministério da Saúde, revela um estudo feito pela USP (Universidade de São Paulo) com mais de 2.000 moradores da cidade de São Paulo.
Além de não ter valor nutricional, o açúcar em excesso foi associado ao déficit de nutrientes. Segundo as autoras, apesar de o Brasil ser um dos principais produtores mundiais de açúcar proveniente da cana, não há estudos populacionais que investiguem esse consumo entre os brasileiros.

Os resultados são fruto de duas pesquisas feitas a partir de um mesmo banco de dados. Uma delas focou na análise dos adultos e idosos e a outra, no consumo dos adolescentes. Os trabalhos investigaram a ingestão do açúcar presente nos alimentos industrializados e do de adição (aquele que é acrescentado aos preparados).
Entre as pessoas com consumo excessivo, o açúcar representa, em média, 12% das calorias ingeridas diariamente, contra os 10% recomendados. Em alguns casos, esse valor chegou a 25%. Embora o valor não seja tão alto, ele causa preocupação.
"O valor de 10% já é o limite. Além disso, o maior consumo de açúcar associou-se à menor ingestão de alguns nutrientes, como proteína, fibras, zinco, ferro, magnésio, potássio, vitamina B6 e folato", diz a nutricionista Milena Bueno, uma das autoras da pesquisa.

Além de causar cáries, os alimentos açucarados levam facilmente ao ganho de peso -fator agravado porque normalmente esses produtos contêm gorduras. E a obesidade está relacionada a várias doenças. Alguns estudos também sugerem que os doces despertem uma espécie de vício. "A pessoa passa a querer mais", afirma Luciana Bruno, nutricionista da Sociedade Brasileira de Diabetes.

A maior prevalência do consumo exagerado ocorre nos adolescentes. Mas a pesquisa revelou que, em média, 37% dos adultos e idosos abusam do doce. Entre as mulheres adultas, 40% ultrapassam os limites, contra 35% dos homens. Nos idosos, as taxas são 30% e 23%, respectivamente.

Os refrigerantes foram os maiores responsáveis pelo excesso de açúcar consumido por adolescentes e adultos. Nos mais jovens, a bebida responde por 34,2% do açúcar ingerido pelos meninos e 32% do açúcar ingerido pelas meninas. Já os alimentos achocolatados em pó representam 11% do consumo. Entre os idosos, a principal fonte foi o açúcar de adição. "Provavelmente pelo consumo em cafés e chás", acredita a nutricionista Milena Bueno. Mas itens como bolachas recheadas, bolos prontos, sucos industrializados e cereais matinais também contribuíram.

A pesquisa ouviu 793 adolescentes, 689 adultos e 622 idosos. Os voluntários, todos residentes em São Paulo, foram selecionados a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, do IBGE, e responderam a um questionário detalhado sobre a consumo de alimentos no dia anterior. "É uma amostra que pode ser considerada representativa do município de São Paulo", diz a nutricionista Ana Carolina Colucci, também autora do trabalho.

"Podemos extrapolar os dados para regiões com as mesmas características, ou seja, a população urbana de grandes cidades brasileiras", acrescenta Milena Bueno.
Outras conclusões do estudo revelaram que mulheres consomem mais açúcar do que os homens e que não há diferenças significativas em função do nível socioeconômico.
"Não esperávamos encontrar essa alta prevalência de adolescentes com consumo acima do limite máximo", diz Ana Carolina Colucci.

"Isso é preocupante principalmente se considerarmos que o açúcar de adição não são componentes essenciais à dieta, devendo ser inseridos de maneira restrita tanto em relação à frequência quanto à quantidade em uma alimentação saudável", lembra ela.
Para diminuir a dose diária de açúcar, é possível mudar alguns hábitos, como evitar acrescentar o alimento a sucos e vitaminas e diminuir as colheradas em bebidas como café e chás. "Também vale substituir o açúcar branco pelo demerara ou pelo mascavo, que têm a mesma quantidade de calorias, mas menos aditivos químicos", recomenda a nutricionista Luciana Bruno.

Fonte: Folha de São Paulo, 06 de julho de 2009.

NOTA: "Segundo a luz que me foi dada, o açúcar, quando usado abundantemente, é mais prejudicial que a carne. Estas mudanças devem ser feitas com prudência, e o assunto deve ser tratado de tal maneira a não desgostar e suscitar preconceito por parte das pessoas a quem queremos ensinar e ajudar". Conselhos Sobre Regime Alimentar, p. 328.

Um comentário:

Anônimo disse...

O que uma materia sobre acucar faz num blog sobre profecias?
Vamos aos fatos, os livros SAUDE NOVO ESTILO DE VIDA (CPB), CONSELHOS SOBRE O REGIME ALIMENTAR (CPB) e SUGAR BLUES (editora Ground) falam que o acucar aumenta a sensacao de calor. Bom estamos vendo que os acontecimentos no mundo se encaminham para que o domingo seja guardado atraves de lei obrigatoria por varios motivos, um deles e por causa das tragedias ambientais que tem causado o aumento da temperatura segundo dizem. Mas na verdade o que tem acontecido e um aumento de calor, um efeito estufa interno, de dentro do corpo para fora, causado principalmente pelo uso de acucar, mas tambem de cereais refinados e gordura animal. Alem do calor interno causam tambem um enfraquecimento da pele que naturalmente passa a nao aguentar muito sol. Eles estao colocando medo nas pessoas de que o mundo ira acabar se algo nao for feito para "salvar" o planeta. Veja o que o acucar refinado causa:depressao, medo, ansiedade, desconforto fisico, melancolia". Isto esta escrito na capa do livro sugar blues. Por incrivel que possa parecer a alimentacao errada esta sendo usada para criar um estado de medo nas pessoas para que entreguem suas liberades, e aquilo que chamamos de efeito rebanho. Sempre foi assim.
1-PODEMOS MUDAR OS HABITOS DE UMA PESSOA OU UM POVO PELOS SEUS HABITOS ALIMENTARES;
2- ISSO FOI FEITO POR TODOS OS TIRANOS, POR TODOS OS REGIMES TOTALITARIOS;
3- A COMIDA E UMA ARMA NA MAO DOS PODEROSOS;
4- A CRENCA DE QUE SOMOS O QUE COMEMOS SE APLICA AS PESSOAS, SENDO ASSIM TEM DIMENSAO POLITICA;
5- E POSSIVEL E NECESSARIO CONTROLAR O QUE SE COME PARA SE CONTROLAR A IDENTIDADE, A PERSONALIDAE, O CARATER;
6- NAO SABEMOS MAIS O QUE COMEMOS;
7- E SIMPLES: SE SOU O QUE COMO E NAO SEI O QUE COMO, LOGO NAO SEI QUEM SOU,
8- ISSO E ALGO QUE AFETA NOSSO MAIS PROFUNDO SENSO DE IDENTIDADE.

Tirei essas oito frases de um programa sobre politica da tv educativa.
A aplicacao disso no contexto profetico de uma nova ordem mundial e decreto dominical e simples, nos adventistas temos pregado que isso partiria dos E.U.A., os americanos sao o povo que come pior no mundo, 70 kilos de acucar por ano em media para cada cidadao, sentem muito mais calor que o normal, sera que e coincidencia? Ou tem pessoas com interesse de que os americanos sejam controlados, viciados por comida para que se tornem presa facil de uma "solucao" para seus problemas criados pelos proprios que trasem a "solucao"?
"Acucar nao e bom para o estomago. Causa fermentacao, e isto OBSCURECE O CEREBRO e ocasiona mau humor". CONS. SOBRE oreg. ALIM. P.327
Pessoas com cerebro obscurecido sao mais facilmente enganadas pelas mentiras da nova ordem mundial. No inicio do mundo o diabo enganou Adao e Eva (oferecendo uma nova ordem mundial) usando a comida errada, hoje no fim do mundo ele esta usando a mesma estrategia. E como disse Salomao: NADA SE FAZ NOVO DEBAIXO DO SOL, ou numa frase mais moderninha: JA VI ESSE FILME ANTES. Jose Ricardo