sexta-feira, agosto 07, 2009

Juíza hispânica é confirmada para a Suprema Corte

A juíza Sonia Sotomayor se tornou, nesta quinta-feira, a primeira hispânica a ser aprovada pelo Congresso dos Estados Unidos para ocupar uma vaga na Suprema Corte do país. O nome da juíza de 55 anos foi aprovado pelo Senado americano por 68 votos contra 31. Ela será a terceira mulher a alcançar um posto na instância máxima do Judiciário americano.

A maior parte dos republicanos no Senado votou contra a indicação por julgá-la excessivamente à esquerda em temas como questões raciais e porte de armas. Muitos dos ataques dos republicanos a ela se basearam nos comentários do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, de que ele buscava para a Suprema Corte um nome que tivesse "empatia". Tal critério foi considerado pelos oposicionistas superficial demais para determinar a escolha de uma juíza para a Suprema Corte.

Também gerou críticas uma afirmação feita no passado pela própria Sotomayor de que "uma latina de sabedoria" poderia ser uma melhor juíza do que um homem branco. Durante a sabatina no Congresso para confirmar sua indicação para o posto, a juíza disse ter feito, na ocasião, "um jogo de palavras" que "não deu certo".

Sotomayor é uma nova-iorquina filha de porto-riquenhos. Ela cresceu em um conjunto habitacional numa região pobre do bairro do Bronx, no norte de Nova York, mas conseguiu êxito profissional como advogada e juíza. A juíza foi a primeira indicação de Barack Obama para a Suprema Corte do país.

"Com este voto histórico, o Senado afirmou que a juíza Sotomayor possui o intelecto, o temperamento, a história, a integridade e a independência de espírito para servir de forma apta a corte máxima de nosso país", disse o presidente americano.

Sotomayor irá substituir o juiz David Souter, também considerado um liberal, que decidiu se aposentar. Os juízes da Suprema Corte exercem mandatos vitalícios e só podem se afastar do cargo por vontade própria. O juramento de Sotomayor está marcado para neste sábado.

Fonte: BBC Brasil

Saiba mais: "A Suprema Corte Americana e o domingo". "O Vaticano tem a faca e o queijo".

Nenhum comentário: