quarta-feira, setembro 02, 2009

É a ciência onipotente?

Trecho de um debate entre o apologista cristão William Lane Craig, e Peter Atkins, apologista ateu.

2 comentários:

Lagrange disse...

Willian Craig tem uma baita de uma língua afiada!

Elyson Scafati disse...

O Sr. Craig cometeu muitas impropriedades em sua argumentação. Vejamos:

Teoria da relatividade não supõe a luz com velocidade constante. A luz tem essa velocidade constante, pois esta já foi medida por Albert Michelson.

Matemática se prova via teoremas e estes se baseiam em:

Axiomas - hipótese inicial de qual outros enunciados são logicamente derivados que permite a construção de um sistema formal. São estados que são verdadeiros em algum possível universo, para alguma possível interpretação e com alguma tarefa de valor. São utilizados para um mínimo conjunto de tautologias, suficientes para provar demais tautologias na linguagem. Na lógica de primeira ordem o axioma lógico é necessário para provar verdades lógicas que não são tautologias no sentido rígido.

Postulados - hipóteses adicionais que são aceitas sem demonstração, sendo que sua validade tem que ser estabelecida por meio de experiências reais, visando capturar o que é especial sobre uma estrutura particular, assim não se tratam de tautologias.

Tanto axiomas como postulados variam conforme onde vc está trabalhando (ex. superfícies com curvatura negativa, zero ou positiva; álgebra ou álgebra linear, grupos, nós e aneis).

A Lógica Formal parte de três axiomas (tautológicos – expressão da mesma idéia sob formas diferentes), ou seja, também são observados e evidentes. Mas, dependendo de que tipo de lógica vc está se valendo, as coisas não são tão evidentes e verdadeiras assim, a ponto de serem axiomatizadas. É o que ocorre com a lógica dialética, de onde partimos de dogmas. É esta a forma de lógica que sustenta as crenças, ideologias e valores.

Assim como os axiomas e postulados, os dogmas possuem sua carga de verdade dependendo de onde nos encontramos. Um dogma do direito brasileiro é diferente de um do direito inglês, assim como uma ideologia japonesa é diferente de uma canadense e como uma crença africana é diferente de uma polinésia.

Os princípios, nas ciências em geral, se tratam de observações evidentes e não há necessidade de se prová-los. Ou seja, são meramente práticos.

Questões como independência de mentes ou a consciência para a espécie humana, nada têm de metafísico, pois existem de fato.Aliás, segundo o Dr. Freud, consciência (ego) é nossa instância cerebral mais superficial. Está sempre buscando satisfazer nosso id (formado por instintos, impulsos orgânicos e desejos inconscientes e regido pelo princípio do prazer, que exige satisfação imediata) sem transgredir o superego (é a censura das pulsões que a sociedade e a cultura impõem ao id). Hoje vem sendo muito estudada pela filosofia da mente, psicologia cognitiva e neurologia. Estranho né?! Mas são todas ciências baseadas no método científico...