quinta-feira, outubro 27, 2011

Halloween e o culto aos mortos





A origem do Halloween remonta ao druidismo, uma religião de mistério baseada no culto ao sol, e no culto aos mortos. Pode-se constatar que a primeira mentira contada neste mundo, "certamente não morrereis" (Gn 3:4), continua sendo propagada atualmente como verdade absoluta, infelizmente não só entre os pagãos mas também entre os cristãos.


A IMORTALIDADE NATURAL tão popular hoje em dia (influência do espiritismo), já foi muito menos aceita no passado. Na verdade, a teologia bíblica da IMORTALIDADE CONDICIONAL fazia muito mais adeptos no passado do que atualmente. Prova disso é que em 15 de maio de 1876 foi realizado a grande Conferência de Londres sobre a Imortalidade Condicional, cujo relatório final apontava:


"A Bíblia em parte alguma ensina a imortalidade inerente; ensina, porém, que é objetivo da redenção comunicá-la. [...] Essa comunicação requer que o homem se regenere, pelo Espírito Santo, e que haja a ressurreição dos mortos", p. 28. [grifo acrescentado]


Base Bíblica


Como foi o homem formado por Deus?


"Então, formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente" (Gn 2:7).


Pó da Terra + Fôlego de Vida = Alma Vivente


O homem É uma alma e não TEM uma alma. A palavra hebraica usada para "fôlego" é NESHAMAH. É a mesma palavra usada para representar o princípio de vida (fôlego) que também foi dado aos animais:


"Pereceu toda carne que se movia sobre a terra, tanto de ave como de animais domésticos e animais selváticos, e de todos os enxames de criaturas que povoam a terra, e todo homem. Tudo que tinha fôlego de vida em suas narinas, tudo que havia em terra seca, morreu" (Gn 7:21, 22).


A posse do "fôlego de vida" não confere em si mesmo imortalidade, porque, por ocasião da morte, o fôlego de vida retorna para Deus, e o pó volta à terra:


"E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu" (Ec 12:7).


"Sai-lhes o espírito, e eles tornam ao pó; nesse mesmo dia perecem todos os seus desígnios" (Sl 146:4).


Note que a palavra hebraica para "espírito" - RUAH - também é usada de forma paralela a NESHAMAH para representar o mesmo princípio (dom) de vida que vem de Deus:


"Assim diz Deus, o Senhor, que criou os céus e os estendeu, formou a terra e a tudo quanto produz; que dá fôlego [NESHAMAH] de vida ao povo que nela está e o espírito [RUAH] aos que andam nela" (Is 42:5).


Por isso que, por ocasião da morte tanto os homens quanto os animais deixam de existir:


"Porque o que sucede aos filhos dos homens sucede aos animais; o mesmo lhes sucede; como morre um, assim morre o outro, todos têm o mesmo fôlego de vida... Todos vão para o mesmo lugar; todos procedem do pó e ao pó tornarão" (Ec 3:19, 20).


Um dos textos bíblicos mais explícitos sobre o estado de total inconsciência após a morte é:


"Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, porque a sua memória jaz no esquecimento. Amor, ódio e inveja para eles já pereceram; para sempre não têm eles parte em coisa alguma do que se faz debaixo do sol" (Ec 9:5, 6).


Mas, e os fiéis? Não vão eles diretamente para o céu, para louvar a Deus?


"Os mortos não louvam ao Senhor, nem os que descem à região do silêncio" (Sl 115:17).


E o que ensina o Novo Testamento?


O Novo Testamento compara a morte ao SONO para ilustrar o estado de total inconsciência, e para demonstrar que haverá um despertar deste sono por ocasião da ressurreição:


"Nosso amigo Lázaro adormeceu, mas vou para despertá-lo... Jesus, porém, falara com respeito à morte de Lázaro; mas eles supunham que tivesse falado do repouso do sono. Então, Jesus lhes disse claramente: Lázaro morreu" (Jo 11:11, 13-14).


"Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais que não têm esperança. Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, em sua companhia, os que dormem... Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro" (1Ts 4:13-14, 16)


Sendo assim, a imortalidade e as demais recompensas divinas só serão alcançadas por alguém mediante as seguintes CONDIÇÕES:


QUANDO Cristo voltar (1Co 15:51-53; Mt 16:27; 2Tm 4:8; Is 40:10).


SE aceitar pela fé a Cristo Jesus e perseverar até o fim (Jo 11:25, 26; 1Jo 5:11, 12; Mt 24:13).

Nenhum comentário: