quarta-feira, agosto 02, 2006

Estratégia ecumênica

VOCÊ SABIA QUE...

O ecumenismo é uma estratégia para devolver à Igreja Romana a supremacia política perdida na Idade Média?

“Então vi uma de suas cabeças como golpeada de morte, mas essa ferida mortal foi curada; e toda a terra se maravilhou, seguindo a besta.” Apocalipse 13:3

OS FATOS:

1. Entre os dias 3 e 5 de julho, aconteceu em Moscou uma reunião ecumênica inédita. Mais de 200 líderes religiosos, de diferentes crenças, como católicos, ortodoxos, muçulmanos, hinduístas, xintoístas, budistas, judeus e protestantes reuniram-se para discutir soluções para os problemas que afetam a sociedade contemporânea. De acordo com a agência de notícias católica Zenit, o objetivo da reunião era “influenciar de forma favorável as decisões dos políticos e propiciar uma mudança geral no papel que a religião desempenha em tempos de globalização”. Durante a reunião, o rabino chefe de Israel, Yonah Metzger, fez um convite revelador aos demais líderes: “Formar uma organização internacional, do tipo Nações Unidas, para as comunidades religiosas.” (Leia mais clicando aqui.)

2. Aconteceu também, entre os dias 14 e 20 de julho, um Simpósio ecumênico em Manaus, com o tema “Amazonas, fonte de vida”. O ponto alto do encontro foi no dia 17, quando o Patriarca Bartolomeu I, da Igreja Ortodoxa Grega, juntamente com líderes católicos, luteranos, anglicanos e de mais três etnias indígenas, abençoaram “as águas amazônicas, em celebração ecumênica pela natureza”. (Confira aqui.)

3. A Conferência Metodista Mundial, reunida em Seul, entre os dias 20 e 24 de julho, decidiu aderir à Declaração Conjunta Sobre a Doutrina da Justificação, documento assinado entre a Igreja Católica e a Federação Luterana Mundial, em 1999. De acordo com o reverendo George H. Freeman, secretario do Conselho Metodista Mundial, o acordo “abre as portas à novas relações ecumênicas”. (Confira.)

Um comentário:

IGREJA METODISTA EM GUARAPARI disse...

A Igreja Metodista no Brasil reunida no mês de julho em Aracruz, decidiu a saida dos órgãos ecumênicos que tem como membro a Igreja Católica. É resposta as nossas orações!