segunda-feira, dezembro 18, 2006

A questão básica na crise final – Parte 4

O sábado é a resposta ideal ao evangelho porque se fundamenta sobre o princípio do descanso após uma obra concluída. Como na primeira criação Deus agiu, depois descansou, também na nova criação Jesus realizou Sua perfeita obra de justiça: morreu na cruz (declarando “Está consumado”), e descansou na tumba no dia de sábado. Quando os indivíduos descobrem o evangelho, o sábado pode ser um constante lembrete de descansar da infindável luta. É tão natural e humano tentar conquistar nossa salvação. Precisamos de um lembrete de que a primeira obra do cristão é repousar no que Cristo já realizou.

“Portanto resta ainda um repouso sabático para o povo de Deus. Pois aquele que entrou no descanso de Deus, esse também descansou de suas obras, assim como Deus das Suas. Ora, à vista disso, procuremos diligentemente entrar naquele descanso...” Heb. 4:9-11.

Uma segunda razão por que o mandamento do sábado se tornará o centro da atenção no fim é que é uma forma ideal de testar se a pessoa é verdadeiramente leal a Deus. O mandamento do sábado é diferente dos demais nove mandamentos. Todos os outros têm uma certa base na razão e interesse próprio - afinal de contas, os princípios da segunda tábua da lei (como nos relacionamos com outros) são o fundamento do governo na maioria dos países. “Não matarás” é lógico para qualquer pessoa que não deseja ser morta. “Não furtarás” faz sentido para qualquer um que deseje proteger suas posses conquistadas com dificuldade. Se eu revelar um padrão de mentira, isso tornará mais difícil que as pessoas sejam honestas para comigo. Ordens como essa são razoáveis e até contêm certa dose de interesse próprio. O mesmo se aplica aos primeiros três mandamentos concernentes a nosso relacionamento para com Deus. Se Deus é quem reivindica ser, não faz sentido adorar algum outro. Não faz sentido cultuar um ídolo sem vida. Decerto não faz sentido em absoluto blasfemar contra o Seu nome.

A outra parte dos Dez Mandamentos que não tem lógica é o mandamento para observar o sábado, em vez de qualquer outro dia. Tal mandamento é tão destituído de lógica e interesse próprio que as pessoas de mentalidade secular acham fácil ignorá-lo. Afinal de contas, ninguém tem sido capaz de demonstrar cientificamente uma diferença significativa entre o dia de sábado e qualquer outro dia da semana. O sol brilha e a chuva cai do mesmo modo costumeiro. A Terra continua a girar em sua órbita em torno do sol. A única diferença entre o sábado e os demais dias é que o próprio Deus fez uma distinção entre eles. Observar o sábado é tomar a Deus por Sua palavra a despeito do fato de que os cinco sentidos não podem perceber qualquer evidência de que fazê-lo seria razoável.

É exatamente essa “irrelevância” que torna o sábado um teste ideal de lealdade no tempo do Fim. Não pode haver um teste real de lealdade onde não esteja envolvido o interesse próprio. Se eu tivesse que lhe dizer “Desejo ver quão fiel você é para comigo. Coloquei mil reais debaixo de um arbusto fora de sua casa. Se você for de fato leal para comigo, poderá apanhar o dinheiro agora mesmo e gastá-lo com o que quiser”. É esse um bom teste de lealdade? Não me parece. A maioria alegremente iria fazer o que eu sugeri, mesmo sem gostar de mim! Por quê? Porque é de seu próprio interesse fazê-lo.

O real teste de lealdade ocorre quando não há interesse próprio envolvido. Deus simplesmente diz: “Faça isso porque Eu lhe pedi para fazê-lo.” O teste do sábado nos faz lembrar o teste original no Jardim do Éden. Um pedaço de fruta que estou certo ter sido muito saborosa. Provavelmente era também nutritiva. A única razão para não comê-la estava no fato de que Deus assim havia ordenado.

No fim, o sábado torna-se o teste ideal para ver se servimos a Deus por causa do que Ele é, ou se O servimos somente pelo que podemos dEle obter. Quando a guarda do sábado se apresenta às expensas de emprego, família ou mesmo da própria vida, o Universo saberá que o povo de Deus O serve de todo o coração. E o povo de Deus conhecerá o preço integral da lealdade.

Finalmente, creio que o sábado é importante no fim porque é uma parcela de seguir a Jesus de modo integral. Quando Jesus esteve sobre este planeta, nunca observou o domingo. Ele observava o sábado. Ele estabeleceu um exemplo de observância do sábado. Se desejarmos seguir a Jesus integralmente, nós O seguiremos também em Sua observância do sábado. E podemos saber que a perfeita observância do Seu sábado cobre nossas honestas falhas de alcançar o ideal de repousar em Sua obra concluída.

A Bíblia nos diz, portanto, que o mandamento do sábado em Apocalipse 14:7 é a contradição aos enganos dos últimos tempos que são tão severos que a plena evidência dos sentidos indica que a trindade iníqua está correta e que o povo de Deus está errado. Numa época de grandes enganos, um teste de lealdade aparentemente arbitrário como nos é oferecido no Apocalipse tem particular força. Somente aqueles que são inteiramente dedicados a Deus e a Seus mandamentos O obedeceriam a despeito da evidência de seus sentidos.

Quando o mundo está caindo aos pedaços e todo vento de doutrina está soprando, plena lealdade a Deus se demonstrará a única alternativa sensata pela qual viver.

John Paulien, Ph. D., Chefe do Departamento de Novo Testamento do Seminário Teológico da Universidade Andrews, em Michigan, EUA.
Tradução: Azenilto Brito.


Fonte: Foro Adventista

6 comentários:

Anônimo disse...

Continue publicando esses artigos, principalmente do principais fatores (ecumenismo, domingo e etc.) que mostram o findar deste mundo.

Um abraço,
Daniel S. Lima. Que o Senhor dos Exércitos, que derramou Seu sangue por ti e por mim, seja contigo.

Jose Wilson disse...

Pastor Sérgio Santeli, encontrei seu site a pouco tempo, mas já li todos os textos e gostei muito, pois gosto muito de ler artigos que sei que foram inspirados por Deus e os seus com certezas foram. Gostaria de saber se posso reproduzir alguns de seus artigos para usar na Igreja, pois quero começar um grupo com jovens para discutirmos esse assuntos, pois muitos não tem internet e acho que que esse tipo de leitura é essencial para qualquer cristão que queirar saber a verdade.

Que o Espirito Santo continue lhe inspirando sempre.

Pr. Sérgio Santeli ssanteli@br.inter.net disse...

Prezado José Wilson:

Sinta-se livre para reproduzir os textos do Minuto Profético. Lembre-se apenas de mencionar a fonte.

Maranata

Anônimo disse...

Caro Sérgio..

Suas informações e estudos mostrados neste blog são de uma importância extrema e que devem ser lidos,relidos e estudados.Porém estão neste blog.Poderia até imprimi-los,como já fiz com alguns textos.

Minha solicitação é que você coloque isto tudo e um livro com o título(sugestivo,é claro), A NOVA ORDEM MUDIAL.Seria muito importante para nós leitores de seu blog.

Pense nisso e veja a possibilidade deste projeto.

Saudações

Claudio Almeida
Vila dos Cabanos
Pará

Anônimo disse...

O Sábado e o seu estabelecimento como dia de guarda se baseia exclusivamente na autoridade de DEUS,nos poderosos conselhos de Sua vontade,no Seu alto direito de governar,em Sua natureza que é amor,no fundamento de Seu govêrno, enfim em todos os Seus caminhos.E enfadonho enumerar.Fisicamente não há diferença do Sábado para qualquer dia,mas para quem quer ser obediente deve guardar/observar o dia que ELE determinou,poderia ser até o primeiro dia da semana,mas não foi.Santificação nada é mais que a obediência aos reclamos da lei de DEUS.

Vanessa disse...

Olá Pastor Santeli tudo bém?
Eu sempre acompanho o seu blog
E acho muito bom, que o senhor comente esses assuntos proféticos, que mostram realmente que estamos no tempo do fim.E gostaria de fazer uma pergunta.È O Que o senhor achou da visita de Bento 16 aos EUA??
Eu creio que é profético mesmo.
Porque Ele conseguiu comquistar o país disse o jonal eccLesia......
Meu email pra vc me mandar a resposta é priscila2910@hotmail.com
Um abraço......