quarta-feira, junho 06, 2007

Cientistas encontram cocaína no ar de Roma

Um grupo de cientistas descobriu partículas de cocaína e maconha, além de cafeína e tabaco, no ar da capital italiana. A concentração das drogas no ar foi mais alta em volta da universidade de Roma Sapienza, mas o médico Angelo Cecinato, do Conselho de Pesquisa Nacional, disse que ainda é precipitado tirar conclusões sobre os hábitos dos alunos.

Os pesquisadores, que divulgaram o estudo no dia 31 de maio, caracterizaram seu estudo como "o primeiro do mundo a mostrar a presença de partículas de cocaína suspensas na atmosfera da cidade", e disseram que utilizaram amostras de Roma, da cidade de Taranto, no sul da Itália, e da capital argelina Argel.

Nicotina e cafeína foram detectadas em todas as três, "mostrando como está difundido o consumo dessas substâncias e como elas permanecem na atmosfera", disseram os cientistas em comunicado.

A concentração de cocaína na atmosfera de Roma foi de no máximo apenas 0,1 nanograma por metro cúbico (1 nanograma é um bilionésimo de grama) durante os meses de inverno, disseram os pesquisadores. Mas as conclusões são preocupantes para a saúde pública. [grifo acrescentado].

"É bem documentado que mesmo pequenas concentrações desses poluentes no ar podem prejudicar seriamente a saúde", disse o médico Ivo Allegrini, do Instituto para Poluição Atmosférica do CNR. [grifo acrescentado].

Fonte: Portal G1


NOTA: Já que a simples presença de partículas de cocaína e maconha no ar oferece “preocupação para a saúde pública”, que razões alguns ativistas ainda encontram para pressionar a sociedade a fim de alcançarem a legalização dessas drogas? Todo o tipo de intemperança (uso de substâncias que causam qualquer tipo de dano ao corpo e/ou à mente) deve ser repudiado pela sociedade para o próprio bem dessa geração e das gerações futuras. Isso é um dever social e religioso: “Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo” (1 Coríntios 6:19 e 20).

Nenhum comentário: