sábado, novembro 17, 2007

Igreja Católica, liberdade e Estado laico

Segundo o escritor e teólogo católico, George Weigel, "a existência de Cristo e de sua Ressurreição é o que a Igreja pede aos políticos que levem em consideração" (por trás dessa ênfase na Ressurreição está a doutrina da santificação do domingo, sinal de autoridade da Igreja Romana que a maioria dos protestantes aceita sem questionar).

Três conceitos (e práticas) da teologia católica deveriam ser motivo de preocupação para toda a sociedade. Todas os três foram imortalizados pelo papa Gregório XVI (1831-1846), na Encíclica Mirari Vos:

1- O desprezo pela liberdade de consciência (veja item nº 10).

2- O ódio à liberdade de expressão (item nº 11).

3- A defesa da união entre a Igreja e o Estado (item nº 16).

Digno de nota também é a semelhança dos pronunciamentos daqueles tempos com os atuais: o que Gregório XVI chamava de "indiferentismo", o atual papa chama de "relativismo". Além disso, se alguém acha que essa Encíclica é antiga e que a ICAR mudou seu modo de pensar está redondamente enganado. Em algum momento, quando é forçada a se pronunciar, a ICAR bem que tenta dissimular suas intenções, mas a verdade é que, desde então, nenhum outro documento de importância igual (ou superior) a esse foi publicado que viesse a modificá-lo.

"E, convém lembrar, Roma jacta-se de que nunca muda. Os princípios de Gregório VII e Inocêncio III ainda são os princípios da Igreja Católica Romana. E tivesse ela tão-somente o poder, os colocaria em prática com tanto vigor agora como nos séculos passados. Pouco sabem os protestantes do que estão fazendo ao se proporem aceitar o auxílio de Roma na obra da exaltação do domingo. Enquanto se aplicam à realização de seu propósito, Roma está visando a restabelecer o seu poder, para recuperar a supremacia perdida". O Grande Conflito, p. 581.

"A Igreja de Roma apresenta hoje ao mundo uma fronte serena, cobrindo de justificações o registro de suas horríveis crueldades. Vestiu-se com roupagens de aspecto cristão; não mudou, porém. Todos os princípios formulados pelo papado em épocas passadas, existem ainda hoje. As doutrinas inventadas nas tenebrosas eras ainda são mantidas. Ninguém se deve iludir. O papado que os protestantes hoje se acham tão prontos para honrar é o mesmo que governou o mundo nos dias da Reforma, quando homens de Deus se levantavam, com perigo de vida, a fim de denunciar sua iniqüidade. Possui o mesmo orgulho e arrogante presunção que dele fizeram senhor sobre reis e príncipes, e reclamaram as prerrogativas de Deus. Seu espírito não é menos cruel e despótico hoje do que quando arruinou a liberdade humana e matou os santos do Altíssimo". Ibidem, p. 571.

Um fato, porém, muito deve nos alegrar - a misericórdia (e paciência) de Deus ao tratar com os seres humanos pecadores: "E hoje existem verdadeiros cristãos em todas as igrejas, não excetuando a comunhão católica romana, que crêem sinceramente ser o domingo o dia de repouso divinamente instituído. Deus aceita a sinceridade de propósito de tais pessoas e sua integridade. Quando, porém, a observância do domingo for imposta por lei, e o mundo for esclarecido relativamente à obrigação do verdadeiro sábado, quem então transgredir o mandamento de Deus para obedecer a um preceito que não tem maior autoridade que a de Roma, honrará desta maneira ao papado mais do que a Deus. Prestará homenagem a Roma, e ao poder que impõe a instituição que Roma ordenou. Adorará a besta e a sua imagem". Ibidem, p.449.

"Retirai-vos dela, povo meu, para não serdes cúmplices em seus pecados e para não participardes dos seus flagelos". (Ap 18:4).

3 comentários:

Anônimo disse...

CARO AMIGO! PORQUÊ SEU ARGUMENTO SE BASEIA SÓ SOBRE O DIA DE SABADO? COMO SE FOSSE A UNICA COISA IMPORTENTE? LUCAS - 6:5 O FINHO DO HOMEM É SENHOR DO SABADO.
- LUCAS 6:9 É CORRETO FAZER O BEM OU O MAL NO DIA DE SABADO?.
AMIGO! A IGREJA CATÓLICA NÃO ENSINA A FAZER O MAL NO SABADO NEN EM DIA ALGUM!. QUANTOS TRABALHOS SÃO REALIZADOS P/ A SALVAÇÃO OU POR MELHORIAS DE VIDAS, QUE É RALIZADA TODOS OS DIAS INCLUSIVE SABADO! SEU ALGUMENTO NÃO TEM FUNDAMENTO.

Pr. Sérgio Santeli ssanteli@br.inter.net disse...

Caro amigo:

"Lembra-te do dia de sábado para o santificar. Seis dias trabalharás, mas no sétimo dia descansarás..." Êx 20:8-11.

O princípio da guarda do sábado é simples: Não fazer nada que seja desnecessário para a sobrevivência e dedicar o dia a atividades espirituais.

Você pode salvar vidas e fazer o bem que quiser no dia de sábado desde que seja uma ação voluntária, sem benefício de salário. E também deve deixar de lado todas as demais atividades relacionadas aos outros seis dias da semana.

Quanto à Igreja Católica, ela não guarda o sábado porque mudou para o domingo sem autorização bíblica o dia de guarda.

O verdadeiro cristão obedece a Bíblia...

Anônimo disse...

Interessante saber que existe católicos apostólicos romanos (natural de Roma – Itália), sem total instrução quer seja relacionada ao dia que Deus concedeu para que todo realize suas obras. A meu ver, hoje, a Igreja Católica funciona mais como um órgão político como um órgão religioso, há muito tempo perdeu o foco. Isso diz tudo. Quanto ao verdadeiro cristão, não só é aquele que obedece o que está escrito na bíblia, pois existe diversas coisas ali escrita que no mundo atual estão fora de contexto(como exemplo podemos citar a situação das mulheres que se fossemos seguir o que está escrito, as mulheres continuariam submissas ao homens como a bíblia mostra),. Deve-se respeitar a bíblia mas, não se deve eleger tal livro como forma única de se chegar a toda verdade.


Pastor, muito bom o seu blog.
Rairon Murada
Estudante do 6º semestre do curso de Ciência Política da UDF- Brasília
Email: raironmurada@hotmail.com