quarta-feira, março 12, 2008

EUA: Convenção Batista do Sul assina compromisso ecológico

Essa notícia foi destaque na mídia mundial ontem:

"Igreja intensifica combate climático" (BBC).

"Líderes Batistas do Sul alteram posição sobre mudanças climáticas" (CNN).

"Batistas votam aumentar ação ambiental" (The Washington Post).

"Batistas do Sul apoiam alteração sobre mudanças climáticas" (The New York Times).


Numa mudança de atitude de monta, um grupo de líderes batistas do sul disseram que a sua denominação tem sido "por demais tímida" em questões ambientais e tem um dever bíblico de deter o aquecimento global.

A declaração, assinada pelo presidente da Convenção Batista do Sul (dos EUA), entre outras, e divulgada na segunda-feira, mostra uma crescente urgência a respeito de mudança climática, mesmo dentro de grupos que outrora descartavam as alegações de um planeta super-aquecido como sendo exagero de liberais. A denominação, de 16,3 milhões de membros, de uma linha conservadora, é o maior grupo protestante dos EUA.

Os assinantes do documento "Declaração dos Batistas do Sul Sobre Meio-Ambiente e Mudança Climática" reconheceram que nem todos os cristãos aceitam os dados da ciência por detrás do aquecimento global. Disseram que que não esperam que os crentes apoiem qualquer solução proposta que viole as Escrituras, como os que advogam controle de crescimento populacional mediante aborto.

Contudo, os líderes disseram que a evidência atual de aquecimento global é "substantiva", e que a ameaça é por demais grave para esperar por conhecimento perfeito sobre se, ou quanto, as pessoas contribuem para a tendência.

"Cremos que nossas resoluções denominacionais atuais e comprometimento com essas questões têm muitas vezes sido por demais tímidas", segundo consta da declaração. "Nossa resposta cautelosa a essas questões, em face da crescente evidência, pode ser vista pelo mundo como negligência, descuido e desinformação. Podemos fazer melhor".

Várias entidades ligadas à Igreja Batista, como a Universidade Samford, de Birmingham, Alabama, apoiam o documento com participação de seus líderes entre os 35 signatários do documento, que deverá ainda receber novas adesões e assinaturas na denominação.

Em 1993 a "Declaração Evangélica Sobre Cuidado da Criação" tornou-se um documento modelar para a Evangelical Environmental Network (Rede Ambiental Evangélica). O Rev. Rich Cizik, diretor da Associação Nacional de Evangélicos, com base em Washington, tornou-se um destacado advogado do ambientalismo, tentando persuadir os cristãos conservadores de que o aquecimento global é real. Pesquisas entre evangélicos mais jovens apontam que consideram a proteção ambiental como item prioritário.

Jonathan Merritt, estudante de um seminário batista, disse que uma aula do curso que fazia ohaviam inspirado a tornar-se um militante da causa ambiental. O seu professor havia comparado a destruição da natureza de Deus a "arrancar uma página da Bíblia". Diz ele que isso o atingiu fortemente "e foi o ímpeto que iniciou uma mudança de vida, uma nova perspectiva para mim".

Fonte: Fórum Adventista

(Colaboração: Blog Diário da Profecia)

NOTA: A maior e mais influente Igreja protestante dos EUA acaba de aderir oficialmente ao ECOmenismo. Isso apenas um dia depois do Vaticano ter declarado ser pecado a poluição da Terra (você ainda acredita em coincidência de datas?). Pelo caráter conservador da Convenção Batista do Sul, isso significa dizer que, a partir de agora, o combate às mudanças climáticas estará no mesmo pé de igualdade da luta contra o aborto, e da luta contra o homossexualismo. Conseqüentemente, se o candidato republicano (apoiado pela Direita Cristã) vencer as eleições para presidente no próximo mês de novembro, certamente terá de colocar esse tema na sua agenda de governo. Quanto àqueles líderes Batistas que ainda não se convenceram da importância "moral" desse assunto, logo serão convencidos quando for feito a devida ligação com o descanso dominical. E a profecia se cumprirá mais uma vez. Quem viver verá...

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Santeli,

Gostei bastante dessa matéria e recomendo tb q vc comente essa outra, principalmente a parte "fundar uma nova ética, uma ética universal, uma ética mínima assimilável por toda a humanidade".

http://br.noticias.yahoo.com/s/afp/080312/mundo/crica_brasil_religi__o_1

Realmente estão dando as mão conforme a profecia. Ela não falha!

J Freire