quarta-feira, março 12, 2008

O Israel de Deus na profecia

Cristo anunciou várias vezes que Sua ressurreição aconteceria "depois de três dias" (Mc 8:31; 9:31; 10:34), ou "ao terceiro dia" (Mt 16:21; 17:23; 20:19; Lc 9:22; 18:33; 24:7, 46). Afirmou que não apenas Seu sofrimento e morte, mas também Sua ressurreição "ao terceiro dia" fora predita no Velho Testamento (Lc 18:31-33; 24:46).

Contudo, quais passagens do Velho Testamento sugerem essa predição messiânica particular? Enquanto os apóstolos apelavam para três Salmos (2:7; 16:10; 118:22) a fim de substanciar as suas convicções de que as promessas de Deus aos pais haviam sido cumpridas na ressurreição de Jesus (Sl 2:2 em At 13:33; Sl 16:10 em At 2:31 e 13:35; Sl 118:22 em At 4:11), nenhuma destas citações sugerem qualquer ressurreição "depois de três dias" e por isso não podem ser consideradas como a fonte particular do elemento de tempo predito por Jesus. Contudo, duas outras passagens do Velho Testamento podem ser reconhecidas como a fonte específica do anúncio de Jesus: Jonas 1:17 e Oséias 6:2.

É evidente que Jesus via na experiência de aprisionamento de Jonas dentro do peixe por "três dias e três noites" um tipo messiânico de Sua própria permanência na sepultura. A notável predição de Oséias - feita antes de 722 a.C. - de que Israel como o povo do concerto de Deus seria reavivado e restaurado depois do cativeiro assírio, é extremamente instrutiva para compreender a aplicação messiânica de Criso da profecia de Israel. Dentro do contexto do iminente julgamento divino da nação de Dez Tibos por meio do exílio assírio, Oséias retrata um Israel arrependido que mostrará uma mudança de coração real, ao dizer:

"Vinde, e tornemos para o Senhor, porque ele nos despedaçou e nos sarará; fez a ferida e a ligará. Depois de dois dias, nos revigorará; ao terceiro dia, nos levantará, e viveremos diante dele" (Os 6:1 e 2).

Um erudito faz uma observação com respeito a Oséias 6:2, "verbalmente, este verso é o paralelo mais próximo que o Velho Testamento oferece às predições de Jesus de Sua ressurreição, e sua influência sobre elas é amplamente aceita" (R. T. France, Jesus and the Old Testament, p. 54). Outro chama Oséias 6:2 de texto "fundamental" para a ressurreição de Cristo (H. E. Tödt, The Son of Man in the Synoptic Tradition, p. 185). Aplicada a Israel no exílio assírio, a promessa de Oséias de reavivamento e restauração de um povo arrependido "depois de dois dias" e "ao terceiro dia", poderia apenas significar o restabelecimento deste no futuro próximo. A profecia de Oséias concernente aos "dois dias" e ao "terceiro dia" claramente se referia ao retorno de Israel do exílio assírio. Este começou em 722 a.C. e não terminou até depois da queda de Babilônia em 539 a.C. Depois do exílio, os rabis aplicavam a promessa de Oséias de uma nova forma, de maneira escatológica à ressurreição dos israelitas, um fato que levou Matthews Black a observar: "Porém, a interpretação de ressurreição em Oséias 6:2 não é uma invenção cristã. É uma exegese judaica tradicional bastante antiga de Oséias 6:2" (M. Black, The Christological use of the Old Testament in the New Testament, p. 6). A exegese judaica também combinava Oséias 6:2 com Jonas 1:17, a fim de fortalecer a esperança israelense na ressurreição (J. W. Doeve, Jewish Hermeneutics in the Synoptic Gospels and Acts, p. 149). Assim, concluímos que a fonte escriturística de Jesus para a Sua convicção de que seria ressuscitado dos mortos "ao terceiro dia" era a combinação da passagem de Oséias 6:2 com Jonas 1:17 (R. T. France, Jesus and the Old Testament, p. 55).

Jesus aplicou literalmente a expressão simbólica da profecia de Oséias concernente à restauração de Israel, depois de "dois dias " e no "terceiro dia", a Si mesmo, à Sua morte substitutiva e à Sua ressurreição. Em outras palavras, Ele aplicou uma profecia que originariamente pertencia à restauração nacional de um remanescente fiel israelense a Si mesmo como o Messias de Israel e à Sua própria ressurreição [Grifo acrescentado]. Enquanto os rabis faziam uma aplicação escatológica da profecia de Oséias 6:2, referindo-se à ressurreição de Israel, Jesus fez uma nova e singular aplicação messiânica da restauração de Israel à Sua própria ressurreição. Este era o sentido mais profundo da profecia de Oséias na visão de Jesus. A implicação de Seu princípio de interpretação profética é reveladora: Jesus é Israel, e em Sua ressurreição a restauração deste é realizada [Grifo acrescentado]. Até mesmo C. H. Dodd diz, "A ressurreição de Cristo é a ressurreição de Israel da qual falou o profeta" (Dodd, According to the Scripture, p. 103).

Se a ressurreição de Jesus é o sentido mais profeundo e o cumprimento da profecia de Oséias 6:2, então os termos "Israel" e sua "restauração" deveriam sempre ser compreendidos sob a perspectiva messiânica - isto é, cristologicamente - em sua aplicação escatológica. O cumprimento profético literal na escatologia passa pela cruz de Cristo e é transformado em Sua ressurreição. Nela, a esperança de restauração israelense tem sido consumada. Este estilo messiânico de interpretar a profecia de Oséias em relação à restauração de Israel tem implicações profundas e de longo alcance para a compreensão cristã da profecia do Velho Testamento. É refletido em muitas aplicações neotestamentárias a Cristo Jesus dos eventos do Velho Testamento que pertencem a Israel ou aos representantes israelitas.

Dr. Hans K. LaRondelle

Fonte: O Israel de Deus na Profecia, p. 76-78, Ed. Unaspress.



NOTA: Esse é um dos argumentos bíblicos que demonstram que as profecias escatológicas do A.T. sobre Israel encontram seu cumprimento em Cristo e por extensão em Sua Igreja (historicismo) e não no Estado de Israel literal (dispensacionalismo). Além dos adventistas, há outros cristãos que também não aceitam o dispensacionalismo.

3 comentários:

Felipe Sabino disse...

Onde compro este livro espetacular? No site da Unaspress não tem.

Pr. Sérgio Santeli ssanteli@br.inter.net disse...

Já tentou contato telefônico?

É a única editora que oferece este material...

Pr. Sérgio Santeli ssanteli@br.inter.net disse...

Felipe:

Mande um email para:

ssanteli@terra.com.br