terça-feira, janeiro 20, 2009

A liberdade de imprensa nos EUA

O que está acontecendo na grande mídia americana é aterrorizante, para quem percebe. Exagero? Teoria da conspiração? Um exemplo recente permitirá que você julgue e tire suas próprias conclusões.

(Continua aqui)

Um comentário:

joêzer disse...

caro santeli,
olavo de carvalho acerta no varejo e erra no atacado. Acerta quando fala que a mídia adotou uma "cumplicidade voluntária" e erra quando diz que isso é uma novidade. Nos anos 30, a imprensa não noticiava que franklin roosevelt usava cadeira de rodas e que a primeira-dama, eleanor, tinha casos com outras mulheres. A mídia respeitava a vida íntima dos moradores da Casa Branca, pelo menos até o mandato Clinton.

A mídia calou-se nas investigações da morte de Kennedy (e seus casos amorosos), mas foi a imprensa que motivou investigações no caso Watergate.

Olavo acerta de novo quando fala de uma cumplicidade do "tipo sistêmico, não conspiratório, exatamente como previsto por Antonio Gramsci". Mas erra novamente quando diz que as profecias do marxista Gramsci dão conta das invariáveis do sistema de relações políticas do capitalismo. Hoje Obama é a esperança. Caso não resolva os problemas logo, será a esperança para a retomada de poder do belicosos e religiosos republicanos, e aí toda a conversa de diversidade, união e tolerância vai por água abaixo.

torço por Obama, afinal, não é todo dia que um presidente americano fala em conciliação e tolerância (valores que como cristãos devemos apoiar e incentivar).

mas também sei que a mesma mídia que beija a mão de obama é a mesma que silenciou sobre a vigilância e as prisões arbitrárias do governo bush.

um abraço