terça-feira, março 10, 2009

Al Gore não aceita discutir a tese oficial do aquecimento global

O ex-vice-presidente Al Gore repetiu sua mensagem de que a mudança climática é uma emergência planetária na Conferência Eco:nômica do Wall Street Journal na Califórnia. O vencedor do prêmio Nobel recusou responder quaisquer perguntas dos jornalistas, mas recebeu vários desafios dos participantes, incluindo Bjørn Lomborg. Mas não espere o Sr. Gore debater o mérito de qual a melhor maneira de combater as mudanças climáticas logo a qualquer momento.

O Sr. Gore preso ao seu script pronto sobre a urgência de tomar medidas para reduzir as emissões globais de gases estufa, até frases gastas pelo uso ele apresenta em conferências por todo o país: a América é "um lugar de política de ponta" sobre mudanças climáticas, e mesmo se Washington não conseguiu resolver o desafio energético nos últimos 35 anos "a vontade política é um recurso renovável".

Mas ele foi desafiado pelo Sr. Lomborg, o cético ambientalista dinamarquês que acha que o mundo seria melhor gastando mais dinheiro na saúde e em questões de educação do que reduzindo as emissões de carbono.

"Não significa que quero encurralar você, ou talvez eu queira realmente encurralar você, mas você estaria disposto a ter um debate comigo sobre esse ponto?" perguntou vestido de camisa pólo dinamarquesa.

"Eu quero ser educado com você," respondeu o Sr. Gore. Mas, não. “A comunidade científica já passou por este capítulo e versículo. Passamos há muito o tempo de fingir que isto é uma questão ‘de um lado, ou de outro lado’”, ele disse. "Não é uma questão de teoria ou conjectura, pelo amor de Deus", ele acrescentou.

Como exemplo, ele apontou para um novo aditamento ao orçamento para a nação insular das Maldivas: "Os fundos para comprar uma nova nação."

Fonte: Blog Wall Street Journal

Leia também: "Os dissidentes do aquecimento global".

Nenhum comentário: