segunda-feira, março 09, 2009

Bento XVI e a alma de Roma

O Papa Bento XVI se dirigiu hoje às autoridades civis da cidade de Roma, e as animou a voltar a "encontrar a alma desta cidade, berço da civilização", de seu passado imperial e cristão, para poder responder aos desafios atuais.

"Na época pós-moderna, Roma deve voltar a apropriar-se de sua alma mais profunda, de suas raízes civis e cristãs, se quiser tornar-se promotora de um novo humanismo que coloque no centro a questão do homem reconhecido em sua realidade plena", afirmou...

"A eliminação de Deus e de sua lei, como condição da realização da felicidade do homem, não alcançou de fato seu objetivo; ao contrário, priva o homem das certezas espirituais e da esperança necessárias para enfrentar as dificuldades e os desafios cotidianos", acrescentou.

Diante do "enfraquecimento preocupante dos ideais humanos e espirituais" que fizeram de Roma o "modelo" de civilização para o mundo inteiro, o Papa propôs a colaboração da Igreja, através das paróquias e instâncias educativas.

"O cristianismo é portador de uma mensagem luminosa sobre a verdade do homem, e a Igreja, que é depositária desta mensagem, é consciente de sua própria responsabilidade para com a cultura contemporânea", afirmou...

Fonte: Zenit

NOTA: De volta ao passado! É isso mesmo que o papa está defendendo em alto e bom som. De volta a Roma imperial e cristã, com tudo que isso significa. Política e religião de mãos dadas. Será que ninguém percebe o absurdo do remédio que o papa pretende receitar para curar a doença do mundo?

Leia também: "O passado está chegando".

Nenhum comentário: