quarta-feira, março 25, 2009

Conferências proféticas de Albury Park (1826-1830)

Na Grã-Bretanha [no início do século XIX] um notável evento teve lugar em conexão com nomes como Hans Wood, Lewis Way, Archibald Mason, James Hatley Frere, Edward Irving, Joseph Wolff, Henry Drummond, Robert Chalmers, James Begg, Matthew Habershon, McNeil, Pym, Hutchinson, Bayford, Frye, Noel, Vaughan e Cuninghame. Mais de uma conta de religiosos, homens eruditos – a maioria ministros de diversas igrejas - começaram a estudar e escrever sobre as profecias de Daniel e do Apocalipse. Sentindo a necessidade de trocar idéias sobre estes temas de interesse comum, e de buscar aconselhamento para seus problemas comuns, uma conferência profética foi convocada para reunir-se em 1826, na casa de Henry Drummond, em Albury Park, Surrey - Inglaterra.

Mais de vinte desses expositores de profecia estavam reunidos lá. Eles passaram oito dias em estudo sério. As suas conclusões foram personificadas em um notável relatório de três volumes. Eles estavam unidos na expectativa do Senhor voltar dentro de apenas alguns anos. Representando, como eles estavam, pontos de vista denominacionais diferentes em tópicos sob estudo, o conjunto de conclusões chegadas sobre a iminência do segundo advento é nada menos que incrível.

Seguindo o princípio de interpretação estabelecido por Hans Wood de Rossmead, Irlanda, em 1787, eles concluíram que as "setenta semanas" de Daniel 9:24 foram de fato "cortadas" a partir do início dos 2300 dias de Daniel 8:14. Em outras palavras, eles compreenderam que ambos períodos proféticos começaram simultaneamente, as "setenta semanas", ou 490 anos literais, constituindo a primeira seção de todo o período, que eles entenderam encerrar entre 1843 e 1847. Além disso, eles compreenderam que o meio da septuagésima semana - o “dar fim” do Messias para os pecados do povo – selou com divina certeza para sempre o início, e conseqüentemente, o fim de todo o período profético, o mais longo registrado na Bíblia.

Este princípio de interpretação foi aceito e proclamado por uma conta ou mais de consideráveis estudantes de profecia britânicos durante as três primeiras décadas do século XIX.

Fonte: White Estate

NOTA: Um grande reavivamento profético-religioso conhecido como Movimento do Advento (que enfatizava a Volta de Cristo e o juízo) surgiu nas primeiras décadas do século XIX, do qual as Conferências Proféticas de Albury Park fazem parte. Uma série de acontecimentos desde o final do século XVIII contribuiram para este despertamento entre os estudiosos das profecias:

01 de novembro de 1755 - Terremoto de Lisboa (Ap 6:12).
19 de maio de 1780 - Escurecimento do sol e a lua como sangue (Ap 6:12).
1789 - Revolução Francesa (Ap 11:7-12).
13 de novembro de 1833 - Queda das estrelas (Ap 6:13).

Outros estudiosos que participaram do Movimento do Advento ao redor do mundo foram:
Joseph Wolff, Manuel de Lacunza e Guilherme Miller.

Leia também: "1844: coincidência ou providência?" e
"Francisco Ramos Mexia".

Nenhum comentário: