domingo, março 29, 2009

O Vaticano e a Hora da Terra

O Vaticano vai participar neste sábado da iniciativa proposta pela ONG (organização não governamental) WWF contra os efeitos da mudança climática, e apagará durante uma hora as luzes da cúpula de São Pedro, informou à agência de notícias Efe o escritório de comunicação da Santa Sé.

Assim, o Vaticano se une a 100 cidades de toda a Itália que, entre 20h30 e 21h30 (16h30 e 17h30 em Brasília), ficarão às escuras na ação, intitulada "Hora do Planeta".

Entre os monumentos emblemáticos italianos que apagarão as luzes estão o Coliseu, em Roma, a ponte de Rialto, em Veneza, a Torre de Pisa, a Arena de Verona, o Palácio Real de Caserta, o Vale dos Templos de Agrigento, na Sicília, e o Maschio Angioino, em Nápoles.

A expectativa é de que cerca de 1.800 cidades em todo o mundo participem da ação. Em São Paulo, alguns dos cartões postais da cidade também devem ficar com as luzes apagadas das 20h30 às 21h30. É a primeira vez que a cidade participa da campanha.

As atrações de São Paulo que ficarão "apagadas" neste sábado são: a ponte Octavio Frias de Oliveira; o Monumento às Bandeiras; o viaduto do Chá; o Teatro Municipal, o estádio do Pacaembu, o Obelisco e o Parque do Ibirapuera. Além disso, alguns prédios também aderiram à ação, como o edifício Copan e o Museu de Arte Moderna.

Em fevereiro, o Rio também oficializou sua participação na campanha. Na cidade, serão desligadas as luzes do Cristo Redentor, do Pão de Açúcar, do Parque do Flamengo e da orla de Copacabana.

A "Hora do Planeta" - conhecida internacionalmente como "Earth Hour" - foi lançada em 2007 em Sidney, na Austrália. Em 2009, a expectativa é que a campanha atinja um bilhão de pessoas no mundo.

Fonte: Folha Online

NOTA: Cuidar do meio-ambiente como fiéis mordomos do Criador é uma mensagem que combina com o cristianismo. O que não significa necessariamente que o cristão deve aceitar tudo o que se diz por aí em nome do ambientalismo. É o caso da tese oficial sobre o aquecimento global (o "consenso" diz que a causa é a ação do homem, apesar de muitos cientistas discordarem). Esse projeto Hora do Planeta serve mais para condicionar a população mundial [engenharia social] do que para "salvar o planeta".

Leia mais: "O mundo apagou as luzes". "Hora da Terra". "O Planeta Terra, o Vaticano e a Lei Dominical".

Um comentário:

Jonathas disse...

Esta análise de Miguel Mora, do El Pais, fala sobre as dificuldades de Ratzinger em orientar a igreja, e as discórdias em torno dele, até mesmo da parte da Igreja Católica. Falam até de "demissão" e "substituto". http://noticias.uol.com.br/midiaglobal/elpais/2009/03/31/ult581u3137.jhtm