quarta-feira, julho 01, 2009

Documento único no Brasil

Depois de longas discussões internas sobre privacidade e segurança, está praticamente pronto na Casa Civil projeto que prevê a criação da nova carteira de identidade baseada num número de âmbito nacional, e não mais estadual, como acontece hoje.

Pela proposta, a atual carteira será substituída por um cartão magnético com chip em que poderão constar outros documentos como habilitação de motorista, título de eleitor, CPF, dados do INSS e, se o titular quiser, dados bancários. Com apenas um cartão, o titular do documento pode passar por uma blitz policial, votar e até fazer saques em contas bancárias.

"Até cartão de torcedor pode ser incluído no chip. O projeto está na Casa Civil quase pronto para ser enviado ao Congresso", disse um delegado da cúpula da Polícia Federal.

A implementação do projeto está orçada em US$ 800 milhões. Os recursos são necessários principalmente para a instalação da rede de informações e a compra das máquinas de leitura dos cartões. As máquinas deverão ser distribuídas pelos órgãos de segurança em todo o país. Pela proposta do governo, caberá à PF fornecer aos institutos de identificação estaduais os números das futuras identidades. Com base nesses números, as polícias estaduais continuarão com o poder de emitir os futuros cartões.

Fonte: O Globo

NOTA: Sem dúvida o documento único pode facilitar a vida em muitos sentidos. Por outro lado, também é verdade que vai ficar mais fácil o governo controlar a vida das pessoas...

Um comentário:

Unknown disse...

Jesus está as portas!!! Fico imensamente feliz com essas notícias de quão perto estamos do lar eterno. Amém! Ora vem Senhor Jesus!!!