quinta-feira, julho 02, 2009

Fifa repreende comemoração religiosa da seleção brasileira

A comemoração da seleção pelo título da Copa das Confederações e o comportamento dos jogadores brasileiros após a vitória sobre os Estados Unidos causam polêmica na Europa. A queixa é de que o time brasileiro estaria usando o futebol como palco para a religião.

A Fifa confirmou ao Estado que mandou um alerta à CBF pedindo moderação na atitude dos jogadores mais religiosos, mas indicou que por enquanto não puniria os atletas, já que a manifestação ocorreu após o apito final.

Ao final do jogo contra os EUA, os jogadores da seleção fizeram uma roda no centro do campo e rezaram. A Associação Dinamarquesa de Futebol é uma das que não estão satisfeitas com a Fifa e quer posição mais firme. Pede punições para evitar que isso volte a ocorrer.

Com centenas de jogadores africanos, vários países europeus temem que a falta de uma punição por parte da Fifa abra caminho para extremismos religiosos e que o comportamento dos brasileiros seja repetido por muçulmanos que estão em vários clubes europeus hoje.

Tanto a Fifa quanto os europeus concordam que não querem que o futebol se transforme em um palco para disputas religiosas, um tema sensível em várias partes do mundo. Mas, por enquanto, a Fifa não ousa punir a seleção brasileira.

"A religião não tem lugar no futebol", afirmou Jim Stjerne Hansen, diretor da Associação Dinamarquesa. Para ele, a oração promovida pelos brasileiros em campo foi "exagerada". "Misturar religião e esporte daquela maneira foi quase criar um evento religioso em si. Da mesma forma que não podemos deixar a política entrar no futebol, a religião também precisa ficar fora", disse o dirigente ao jornal Politiken, da Dinamarca.

Ao Estado, a entidade confirmou que espera que a Fifa tome "providências" e que busca apoio de outras associações.

As regras da Fifa de fato impedem mensagens políticas ou religiosas em campo. A entidade prevê punições em casos de descumprimento. Por enquanto, a Fifa não tomou nenhuma decisão e insiste que a manifestação religiosa apenas ocorreu após a partida. Essa não é a primeira vez que o tema causa polêmica. Ao fim da Copa de 2002, a comemoração do pentacampeonato brasileiro foi repleta de mensagens religiosas.

A Fifa mostrou seu desagrado na época. Mas disse que não teria como impedir a equipe que acabara de se sagrar campeã do mundo de comemorar à sua maneira. A entidade diz que está "monitorando" a situação. E confirma que "alertou a CBF sobre os procedimentos relevantes sobre o assunto". A Fifa alega que, no caso da final da Copa das Confederações, o ato dos brasileiros de se reunir para rezar ocorreu só após o apito final. E as leis apenas falam da situação em jogo.

Fonte: Estadão Online

NOTA: Querer silenciar as pessoas quanto à sua fé ou sua ideologia política é violar um direito humano básico: a liberdade. Todos têm uma ideologia política e uma religião ainda que inconscientemente. A preocupação legítima e até necessária do Estado (e de entidades particulares) deve ser não misturar política e religião. Mas proibir a expressão religiosa em si é uma violação da liberdade. De mais a mais não custa perguntar: será que eles estariam preocupados se alguns jogadores estivessem defendendo o homossexualismo, o aborto ou a legalização das drogas? Tenho minhas dúvidas... A matéria acima parece mais refletir o perigoso espírito antireligioso moderno...

17 comentários:

Douglas Beronildo Oliveira disse...

Concordo com a fifa, futebol e religião são totalmente antagônicos. Deus não atua no meio do futebol, é claro, que esta opinião não é a da fifa, pois ela alegra extremismos. Neste caso pode até ser que seja sensura religiosa. Gostei porque acho constrangedor esse tipo de associação pelos jogadores.

Elyson Scafati disse...

Sérgio, não é espírito anti-religioso. Não seja um extremista ao alcunhar cristãos como "coitadinhos vítimas do mundo cruel secularizado".

Lugar para expressar a fé de cada um é dentro do seu respectivo templo, não no campo de futebol, na praça, no trabalho, no trem, na escola, etc.

Muitas vezes, tais manifestações podem levar a conflitos por parte dos mais sectários de determinadas crenças.

Imagine se um adepto do candomblé resolvesse manifestar sua "liberdade de expressão" no campo de futebol ou na praça o que vc acharia disso?

Fazer apologia a drogas, Sérgio, é crime, ou seja, dá cadeia.

Homossexualidade (não "ismo") é opção de cada um. O que interessa é que o sujeito cumpra com as metas que lhes foram impostas. Ninguém em sã consciência sairia por ai com uma camisa "SOU GAY VENHA PARA O MEU MUNDO", principalmente em um campo de futebol.

Aborto: existem os meios para se evitar filhos. Mas caso aconteça e uma mulher queira ser mãe ela irá até o fim e, caso contrário, também.
As vezes penso que é melhor que se libere o aborto, pois evitaria a morte e a esterilidade de muitas mulheres que se entregam a enfermeiras, parteiras, curandeiros e leigos em geral.

Muitas vezes, Sérgio, cristãos se excedem, são sectários, se acham os senhores da verdade, só a crença deles é a certa, só eles serão salvos, so o deus deles é o bom, só eles podem tudo, dentre outras manifestações extremamente desagradáveis.

Por isso, é bom que os limites sejam estabelecidos. Sua liberdade e direito terminam onde a do outro começa. Estou com a FIFA.

Ruy Silveira disse...

Parei no

"As vezes penso que é melhor que se libere o aborto..."

Que absurdo! Como pode isso de não poder orar! Caro Elyson, respeito sua opinião, mas sou totalmente contra.

Tocar samba alto pode, mas orar não. Bagunça de carnaval público pode, mas expressar religiosidade não.

Espero que você não se chame de Cristão, pois está tomando o nome de Deus em vão.

E ainda vem defender o aborto!
Aonde esse mundo vai parar.

Pr. Sérgio Santeli ssanteli@br.inter.net disse...

Por favor amigos leitores: comentários anônimos não serão liberados mesmo quando expressem o pensamento deste blog!!


“É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato” Artigo 5o - Constituição Brasileira.

Anônimo disse...

Minha resposta entre colchetes:

"As vezes penso que é melhor que se libere o aborto..."

Que absurdo! Como pode isso de não poder orar! Caro Elyson, respeito sua opinião, mas sou totalmente contra.

[Pense apenas nas mulheres que morrem ou que ficam estéreis, bem como nas crianças que são largadas por ai.]

Tocar samba alto pode, mas orar não. Bagunça de carnaval público pode, mas expressar religiosidade não.

[Não pode não. Se tiver alguém tocando samba alto ligue para o psiu ou comunique a direção do meio de transporte.

Quanto ao carnaval, existe o dia marcado para tal, assim como a marcha para Jesus e a parada Gay ou qq outro evento de tal magnitude.

Lugar de expressar religião é no templo, não na rua. Imagine alguém na esquina da sua casa fazendo um despacho para o orixá X; vc iria achar legal ou apoiar tal atitude?

Ide e pregai o evangelho a toda criatura deveria ter o seguinte complemento: "somente se a criatura estiver disposta a lhe dar ouvidos".]

Espero que você não se chame de Cristão, pois está tomando o nome de Deus em vão.

[Não sou , não fui e jamais serei cristão. Sempre fui judeu. Além do mais, o deus que conheci certamente não é o mesmo que o seu. Assim, se falo do seu deus não tomo nome de nada em vão.

Seu deus é um arremedo mal formado do deus hebreu, ou seja, ao longo de 2 mil anos de cristianismo tomou uma identidade diversa do verdadeiro deus de Israel, o qual é sanguinário, ciumento, violento, racista e exclusivista.

Quanto ao seu, é o paizão gente boa que se vc faz o que ele manda (ser cristão) beleza, do contrário a fogueira do inferno.]

E ainda vem defender o aborto!
Aonde esse mundo vai parar.

[Não defendo aborto, defendo as mulheres. Está certo termos meios contraceptivos e planejamento familiar, bem como aborto, seja para etupro, para males orgãnicos do feto ou para filhos indesejados.]

“É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato” Artigo 5o - Constituição Brasileira.

[Valeu Sérgio]

Elyson

Anônimo disse...

Na minha opiniao algumas pessoas nao gostaram da manifestacao religiosa porque Kaka estava com uma camisa dizendo eu pertenco a Jesus, em ingles, se fosse algo falando do Dalai-Lama, Buda ou do Papa, penso que a fifa nao reclamaria. Por isso e que Jesus disse: " SEREIS ODIADOS de todas as nacoes POR CAUSA DO MEU NOME.' Mateus 24:09

Novelas, filmes, seriados e desenhos animados falarem quase o tempo todo de espiritismo e catolicismo pode. Mas uma manifestacao de alguns minutos em nome de Jesus nao pode. Penso que futebol nao tem nada a ver com Cristo, mas nao podemos julgar ou proibir uma manifestacao pacifica como a que foi feita pelos jogadores brasileiros, nao foi uma manifestacao extremista nao nao, foi pacifica. Repito que na opiniao a seleuma toda e porque o nome de Jesus apareceu. Jose Ricardo

Frederico Cabral disse...

Eu realmente não entendo o Elyson.

Diz com toda certeza do mundo que nunca será cristão(Eu tb, já disse isso Elyson), porém, está sempre comentando no blog onde 99% dos posts são referentes a Jesus Cristo. E me lembro perfeitamente, que fazia a mesma coisa do Blog do Michelson.

Dá para entender ?

Ruy Silveira disse...

Elyson

Bom, agora compreendo o porquê de vc expressar tal opinião, vc disse:

[Não sou , não fui e jamais serei cristão. Sempre fui judeu. Além do mais, o deus que conheci certamente não é o mesmo que o seu. Assim, se falo do seu deus não tomo nome de nada em vão.

Eu particularmente conheço alguns judeus, e por parte de pai (o que não me torna um) tenho decendência.

Muitos dos que conhecí eram pessoas muito gentís e boas. Mas infelizmente os que são orgulhosos e arrogantes, são as piores pessoas com quem já lidei.

Acham que são os melhores e que todos os outros são inferiores. Sem contar a zombaria com respeito a religião.

Esses são os que não seguem a torá, pois está escrito:

"... mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor." (Lv 19:18 - Em portuga mesmo pois não falo hebraico)

Veja como a sua idéia sobre o aborto entra em contradição com o que vc acredita (se é que é um judeu praticante mesmo)

Vc escreveu:

[Pense apenas nas mulheres que morrem ou que ficam estéreis, bem como nas crianças que são largadas por ai.]

Quanto ao aborto por causa do risco de vida, eu sou a favor. Sim, não acho que devemos sacrificar a vida da mulher que corre riscos. (Apesar de que Raquel deu sua vida por Benjamim. Mas talvez porque não houvesse quem soubesse fazer aborto naquele tempo)

Agora abortar porque é uma gravides indesejada é anti-torá (eu chamaria de anti-biblico pois a palavra biblia significa coleção de livros, e a torá é uma coleção de livros inspirados, mas sei que alguns judeus se ofendem)

A torá diz:

"Não matarás" e "Não adulterarás" (Vc sabe onde)

A maioria dos abortos é por causa de fornicação, principalmente por parte de jovens que não tem experiência e não sabem se proteger, e também por causa de adultério.
Há um resultado natural de nossas ações. A pobre alma que não pode se defender (o bebe), é assassinada pelos próprios pais, porque náo querem arcar com as consequências de suas ações.

O profeta Ezequiel escreveu:

" A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniqüidade do pai, nem o pai, a iniqüidade do filho; a justiça do justo ficará sobre ele, e a perversidade do perverso cairá sobre este." (Ez 18:20).

Bom, aí está claríssimo. Se a mãe, fornica, que seja responsável e cuide da criança. Se o pai é um estuprador, é claro que a mãe não tem culpa, mas a criança também não tem. Não podemos sacrificar uma alma inocente pelo pecado de outra pessoa.

Dentro do contexto espiritual, vc não pode defender o aborto, agora é claro, vc pode defender o aborto com esses argumentos ai, que podem até ser lógicos, mas que vão contra a vontade do seu Deus (pois como vc disse é diferente do meu)

Ruy Silveira disse...

Quanto a expressar religiosidade, vc disse:

[Não pode não (tocar samba). Se tiver alguém tocando samba alto ligue para o psiu ou comunique a direção do meio de transporte.

Óooo, sim sim, isso porque vc não mora perto de uma rua com 3 clubes noturnos. Acho que os moradores da minha rua já enjoaram de reclamar e fazer ocorrência, MORAMOS NO BRASIL, ESQUECEU?

Eu nao acho certo que igrejas atormentem seus vizinhos a noite. Mas de dia somos livres pra cantar, distribuir folhetos, arrecadar alimentos, etc...

Quanto ao carnaval, existe o dia marcado para tal, assim como a marcha para Jesus e a parada Gay ou qq outro evento de tal magnitude.

Bom, vc se esquece de que a televisão é um constante carnaval ensinando tudo o que é de ruim, violência, vingança, ódio, traição, sexo.
As crianças desta geração são muuito diferentes das crianças da minha.

Lugar de expressar religião é no templo, não na rua. Imagine alguém na esquina da sua casa fazendo um despacho para o orixá X; vc iria achar legal ou apoiar tal atitude?

Primeiro que nosso país é um país livre, então, os macumbeiros fazem a macumba deles, os pentecostais vão lá na praça da Sé pregar, os católicos fazem as procissões deles, e eu gosto de distribuir os meus folhetinhos. Se vc não gosta, não pegue o folheto, pode até me chingar, vc é livre.

Ide e pregai o evangelho a toda criatura deveria ter o seguinte complemento: "somente se a criatura estiver disposta a lhe dar ouvidos".]

MAS NÃO TEM... ;)

Seu deus é um arremedo mal formado do deus hebreu, ou seja, ao longo de 2 mil anos de cristianismo tomou uma identidade diversa do verdadeiro deus de Israel, o qual é sanguinário, ciumento, violento, racista e exclusivista.
Quanto ao seu, é o paizão gente boa que se vc faz o que ele manda (ser cristão) beleza, do contrário a fogueira do inferno.]

Vc nem conhece o seu Deus, muito menos o meu.

Passar bem.

Elyson Scafati disse...

Eu realmente não entendo o Elyson.

Diz com toda certeza do mundo que nunca será cristão(Eu tb, já disse isso Elyson), porém, está sempre comentando no blog onde 99% dos posts são referentes a Jesus Cristo. E me lembro perfeitamente, que fazia a mesma coisa do Blog do Michelson.

Dá para entender ?

[Por que meu caro é proibido postar em blogs cristãos? Se o Sérgio não me veta como às vezes faz, posso expressar minha opinião à vontade.

Quanto ao Michelson, embora não o conheço pessoalmente, ele é uma pessoa a quem estimo muito, mas suas opiniões a respeito de biologia evolutiva e física muitas vezes são errôneas e o que fazia era corrigi-las.

Quanto a ser judeu, nasci como tal e judaísmo com cristianismo estão separados há 2000 anos, bem como preceitos cristão para mim são retrógrados, cristãos muitas vezes se metem onde não são chamados (querer que o mundo e a ciência se adapte aos seus ideais) e se excedem em suas atitudes.]

Elyson Scafati disse...

"... mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor." (Lv 19:18 - Em portuga mesmo pois não falo hebraico)

{Se perceber bem Ruy não matarás e o próximo era para dentro do povo hebreu e não para quem era de fora. Aos cananeus a espada.... muito interessante!!! Quem ampliou o conceito do não mataras e amarás ao próximo foi o cristianismo, pois seu intuito foi transformar a humanidade em uma grande irmandade.}

{Não sou um praticante ferrenho, apenas faço o que tenho de fazer em dias “sagrados” por conta de meus familiares. Meu lance com o judaísmo, a partir de meus 18 anos se tornou meramente cultural e não religioso.}

Elyson Scafati disse...

{O mundo mudou meu caro. Não estamos mais em 1800 ou há 3000 anos. Sexo começa rolar cedo, essa é a realidade. O que fazer, obrigar o sujeito a se submeter às leis bíblicas e apedrejar as infratoras?

Vc acha que uma menina de 15 anos, que não tem a menor idéia de quem é o pai de seu filho, tem responsabilidade para cuidar de uma criança? Isso é comum na periferia. É um mundo cão e não um mar de rosas. Muitas se prostituem ou se tornam traficantes para ter o que comer, pois não tem padre, governo ou pastor que coloque o que comida na boca dessas pessoas dirá na dos filhos.
Isso é um círculo vicioso que nós alimentamos com nossa hipocrisia e omissão. Fingimos que resolvemos e que nos importamos com os problemas, eles fingem que acreditam em nós e todos fingem que está tudo bem.

Muitas mães jovens jogam seus bebês no lixo... é isso sentido literal da palavra LIXO ou os abandonam no hospital ou, na melhor hipótese, dão para alguém ou os vendem sei lá para que.

Os que ficam no hospital ou vão para a adoção (os mais clarinhos e com menos traços indígenas ou negróides) ou para um orfanato (os demais). Sei disso, pois minha esposa é farmacêutica em um hospital e me põe a par de toda essa droga.

Então por que sermos hipócritas em dizer não ao aborto sócio-economico? É fácil quando ocorre o problema com os outros, ou seja, “vc fez besteira agora segure” pois adulterou. Mas qual realidade está por trás dessa besteira cometida?
É a realidade da miséria, da ignorância e do descaso de nossos governantes, não da ausência de deus aqui ou acolá.

Não me importo com o que deus pensa ou deixa de pensar se é que ele existe ou que seja capaz de realizar tal atividade. Se ele próprio mandou chacinar os cananeus e demais estrangeiros que, pelo pressuposto bíblico eram filhos dele, mas se tornaram indesejáveis (embora há indícios de que essa incursão não passe de mito) quem é ele para reprovar uma mãe que comete o aborto por não desejar ter um filho?

E mais, quem tem dinheiro e não quer ter filhos procura uma clinica especializada e faz aborto do mesmo jeito, tenha lei penal que proíba ou tenha lei divina que pese a consciência.}

Elyson Scafati disse...

Óooo, sim sim, isso porque vc não mora perto de uma rua com 3 clubes noturnos. Acho que os moradores da minha rua já enjoaram de reclamar e fazer ocorrência, MORAMOS NO BRASIL, ESQUECEU?

{Aprenda a fazer seus direitos valerem. Mais uma vez, a nossa omissão é que alimenta os erros e torna nosso país um lixo. Existe MP e corregedoria de órgãos públicos para quê? Além deles terem um salário polpudo e para resolverem problemas.}

Eu nao acho certo que igrejas atormentem seus vizinhos a noite. Mas de dia somos livres pra cantar, distribuir folhetos, arrecadar alimentos, etc...

{A atividade é louvável desde que não incomodem os outros. Não gostaria de ter sob a janela de meu escritório um sujeito berrando em nome de uma religião qualquer e nem de ser vizinho de uma igreja evangélica Se deus existir tenha certeza, ele não é surdo.}

Bom, vc se esquece de que a televisão é um constante carnaval ensinando tudo o que é de ruim, violência, vingança, ódio, traição, sexo.
As crianças desta geração são muuito diferentes das crianças da minha.

[Faça como eu faço: não assista a programação trash da TV. Istale uma TV a cabo e procure a programação que mais lhe agradar.]

Elyson Scafati disse...

Primeiro que nosso país é um país livre, então, os macumbeiros fazem a macumba deles, os pentecostais vão lá na praça da Sé pregar, os católicos fazem as procissões deles, e eu gosto de distribuir os meus folhetinhos. Se vc não gosta, não pegue o folheto, pode até me chingar, vc é livre.

{sim, mas seu direito acaba onde o do outro começa. Não me agradaria nem um pouco achar uma refeição para um orixá na porta e minha casa, como também é um saco os caras tocarem minha campainha no domingo de manha para me falar de deus e Jesus.}

Ide e pregai o evangelho a toda criatura deveria ter o seguinte complemento: "somente se a criatura estiver disposta a lhe dar ouvidos".]

MAS NÃO TEM... ;)

{pois deveria ter, ou seja, respeitar o direito do outro é essencial e está acima de qualquer prática proselitista.}

Vc nem conhece o seu Deus, muito menos o meu.

{Conheço ambos mais do que vc imagina, pois fiz rabinato dos 8 aos 18 anos e tive contato e aprendi com muitas crenças (budismo, islã, cristianismo, induísmo, espiritismo e outros “ismos”). Só faltavam mais 10 anos para me tornar um rabi (estudaria o misticismo hebraico Zohar, Caballah e me aprofundaria na lei e seus comentários Talmud e Mishnah), mas felizmente minha vocação era outra.
Livre arbítrio não existe com o deus de Israel nem com o deus cristão. Este tem a imagem de bonzinho desde que vc o obedeça, aquele, se vc o obedece, ele deixa de ser cruel.}

Sam Mendes, S. P. disse...

Voltando ao assunto do futebol, não acho que a idéia de Deus como partidário ou torcedor seja legal. Agradecer a Deus pela vitória é o mesmo que torná-lo torcedor ou cartola do mundo celeste. Como pode um Deus imparcial tornar-se parcial, interferir num resultado de futebol que é uma disputa as vezes até violenta, onde o juiz é chamado de filho da ...., o adversario é mandado tomar no ... inumeras vezes, torcedores são mortos ou espancados, uma fumaceira de maconha e outros intorpecentes na arquibancada e muitas outras ações desagradáveis, onde homens movidos por dinheiro, apostas, lavagem,corrupção,contratos milionários mala preta,como foi o caso sa seleção brsileira contra a frança e que um dia, jurou Edmundo, vai escrever a verdadeira história daquela copa, futebol tambem onde jogadores ganham 25 milhoes por temporada diante de pessoas passando fome em muitos lugares do mundo, onde muitos jogadores semi analfabetos que viram na rua e na malandragem sua oportunidade de se tornar um jogador jogador, jogadores ligados a seitas podres e corruptas ( voce sabe quantos casacos e sapatos a dona da igreja do Kaká tem? voce sabe quantos Armani tem o dono dessa igreja o seu marido dela, o tal de Hernandes? Tudo as custas de comércio cristão e do é dando que se recebe. Se Deus age nessa igreja, no futebol, na corrupção de deputados representantes de igrejas como bispo rodrigues da universal, dono da recor, uma emissora ddele e do macedo que passa promiscuidade, homossexualismo, prostituição, roubo, assassinato e as madrugadas lavam dinheiro com o tal do fala ( paga) que eu te escuto, no futebol sujo que é o brsileiro e em muitas outras instituições sujas que se escondem sob a pele de cristãos enão não sei no que Deus se transformou o no que o transformaram. Deus não participa dessas coisas, acho que ele tem coisas mais importantes para fazer do que humilhar adversários de partidas de futebol. Façam me um favor....

Filipe Reis disse...

Pr. Sérgio,

Já viu a posição católica romana? http://www.zenit.org/article-22146?l=portuguese

Abraço.

Elyson Scafati disse...

Aproveitando o coment. do Felipe extrído do artigo:

{Diante disso, o presidente da Fundação João Paulo II para o Esporte quis defender a expressão dos gestos religiosos no futebol.}

Deus não é objeto para se colocar em cometições como futebol, basquete ou carteado. Isso leva a um conceito de deus parcial, pois para um ganhar o outro teve de perder.

E se o resultado fosse a derrota, teria a comemoração religiosa? Acho que não.

{“O desaparecimento progressivo dos valores éticos e religiosos é responsável pela desorientação moral da qual o futebol e o esporte em geral são agora vítimas”, assinala no comunicado.

“Violência, dopping e racismo são os efeitos derivados do esporte ‘laicista’”, acrescenta Costantini.}

Besteira!!! dopping se dá em virtude das exigências e cobranças por vitória, feitas aos atletas.

Violência e racismo ocorrem em virtude da má educação das pessoas e das bebedeiras antes de ir para o estádio.

Imoralidade, principalmente aquelas por parte dos cartolas, é porque está envolvido muito dinheiro nesse esporte e todos querem ganhar o máximo que puderem.

Quanto a muitos jogadores vale o provérbio: quem nunca comeu melado quando come se lambuza.

{Nascida em 2008, a Fundação João Paulo II para o Esporte colabora com a “Seção Igreja e esporte”, do Conselho Pontifício para os Leigos, e com a Conferência Episcopal Italiana, para educar em valores evangélicos através do esporte.}

É um grande negócio se valer do esporte para dar oportunidades a jovens de baixa renda e afastá-los do mundo do crime e das drogas.