segunda-feira, janeiro 18, 2010

Bento XVI visita sinagoga em Roma

"Durante cerca de duas horas, o papa Bento 16 realizou neste domingo a sua primeira visita à sinagoga de Roma – gesto que o Vaticano espera ser visto como um marco nas relações entre as religiões católica e judaica. Essa foi a terceira visita do papa a um templo judaico desde que assumiu a Santa Sé em 2005. No entanto, as relações com os judeus não atravessam uma crise. O pontífice católico insiste em levar adiante planos de canonizar o papa Pio 12, que dirigiu a igreja católica durante a Segunda Guerra Mundial, contra protestos judeus." (BBC Brasil)

"A visita do Papa poderá ajudar a desbloquear um outro tema: o das conversações entre a Igreja Católica e Israel para definir o estatuto das instituições católicas neste país. E surge na véspera da IX reunião da Comissão para o Diálogo entre Judeus e Católicos, que irá debater a abordagem teológica das questões ambientais." (Público)

"Mas sua visita à sinagoga romana é importante porque as relações entre o Vaticano e a comunidade judaica de Roma - a mais antiga da diáspora - frequentemente são vistas como indicativo das relações entre católicos e judeus em todo o mundo." (123achei)

NOTA: A verdadeira razão da "visita histórica" de Bento XVI à sinagoga de Roma não é por ele nunca ter estado lá, mas sim porque a visita ocorreu num domingo. É a primeira vez que Bento XVI visita uma sinagoga em dia de domingo - as outras duas visitas que fez a uma sinagoga ocorreram numa sexta-feira (19/08/2005 na Alemanha, e 18/04/2008 em Nova York, EUA).

Um comentário:

Jefferson Salvatore disse...

Genio

Creio que o Papa já está preparando o caminho para uma aliança muito polêmica e por muitas eras até duvidosa por parte de ceticos em profecias adventistas.
O domingo apoiado pels Judeus poderia ser comparado a varios rompimentos de tradições humanas que vivenciamos com o passar dos seculos. Estão removendo os marcos antigos...
Se isso se concretizar será mais facil para alguns acreditar no tão discutido e infalivel decreto dominical.
Querido irmão Sérgio Santeli gostaria muito que você me desse a honra de visitar o meu blog e postar um comentário alêm de suas opiniões de como aperfeiçoa-lo.
www.genio-sentinela.blogspot.com