quinta-feira, janeiro 14, 2010

Dia de reflexão judaico-cristã em Roma

"Lembra-te do dia de sábado para santificá-lo". Este é o tema da reunião agendada para iniciar hoje, quinta-feira, dia 14, e que se estenderá até dia 18, domingo, na Pontifícia Universidade do Latrão, na Cidade do Vaticano.

A reunião será guiada Dom Marco Gnavi, diretor do escritório diocesano para o diálogo ecumênico e inter-religioso em uma mesa redonda que terá como palestrantes o Rabino-Chefe Riccardo Di Segni e o Bispo Vincenzo Paglia.

Antecedendo em três dias a visita de Bento XVI à sinagoga de Roma, a reunião se insere em um caminho que, desde 2005, discute ponto a ponto o Decálogo. Este ano, o ponto é o quarto mandamento: "Lembra-te do dia de sábado para santificá-lo".

Para o Bispo Benedetto Tuzia, presidente da Comissão Diocesana para o Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso, o objetivo é "encontrar um terreno comum entre cristãos e judeus, por meio da ética dos mandamentos, onde o homem encontra a sua liberdade".

Sobre esta questão, falará o rabino chefe da comunidade judaica de Roma, Riccardo Di Segni e do bispo de Terni-Narni-Amelia Vincenzo Paglia, ex-presidente da Comissão para o Ecumenismo e Diálogo inter-religioso da Conferência Episcopal Italiana.

Dom Tuzia ainda falou que, "para nós será a oportunidade para reiterar o desejo da Igreja italiana de encontrar a comunidade judaica, parando primeiro sobre esta forte raiz comum que são as Escrituras dos mandamentos."

Fonte: Rádio Vaticana

NOTA: O compromisso da Santa Sé é com a Tradição acima das Escrituras. Dois mandamentos da Bíblia foram alterados pela Igreja Católica - o que proibe a adoração de imagens, e o que prescreve a guarda do sábado bíblico. A astúcia de Roma está agindo no sentido de convencer todos da observância do domingo, sinal de sua autoridade. A crise final conforme profetizado em Apocalipse 13:15-17 está se aproximando onde cada habitante deste planeta teá que fazer sua escolha: servir a Deus e obedecer Sua Palavra, ou servir as tradições dos homens...

Nenhum comentário: